É bom ler ao acordar?

Perguntado por: ecortes9 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Como você pode imaginar, a leitura traz um grande benefício para quem a pratica que é o ato de relaxar. Portanto, quem lê ao acordar, começa o dia com uma sensação de menos tensão, o que é essencial para torinas agitadas.

Ler aumenta as conexões neurais e funciona como uma ginástica para o cérebro. Estudos mostram que hábitos de leitura pode reduzir em até 30% a incidência de doenças como mal de Alzheimer. Também influencia na hora de fazer associações, o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo.

Antes de dormir, a leitura prepara o organismo para dormir, por meio da diminuição dos batimentos cardíacos e dos níveis de atividade cerebral. O resultado dessa combinação é uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Ler também acalma a mente e desvia o foco de quaisquer preocupações que possam mantê-lo acordado. “Para muitas [pessoas], ler pode ser relaxante e agradável, o que pode colocar sua mente e corpo na mentalidade ou humor adequados para ir dormir”, explica Dr.

Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita.

A leitura tem a capacidade de reduzir os níveis de estresse, de tal forma que relaxa os músculos melhorando o seu estado de espírito. A leitura frequente pode colaborar para que se tenha uma saúde melhor, facilitando a realização de atividades cotidianas.

Classe social, nível educacional e gênero não influenciavam no resultado final. Portanto, pelas contas avaliadas pelos estudiosos, ler um livro por apenas meia hora por dia já é capaz de aumentar a longevidade.

Em média as pessoas leem cerca de 25 páginas de livro por hora. Seria bom que se lesse, pelo menos, duas horas por dia. Isso vai dar, em média, um livro por semana.

Quanto mais uma pessoa lê, mais a leitura se torna automática, liberando espaço cognitivo para análises intelectuais mais profundas. Isso quer dizer que nossa mente decodifica as letras e palavras com mais facilidade e rapidez quanto mais prática temos. Ler se torna mais fácil com o passar do tempo!

O excesso de informações pode causar fadiga mental e deixá-lo tão cansado quanto quem se exaure fazendo exercícios físicos.

Regra 1: Nunca deixe de ler 5 páginas todo dia. Se, por algum motivo, não for possível cumprir a meta, esse número dobrará a cada dia não lido. Entretanto, o contrário não acontece: ler 20 páginas hoje não permite que você não leia no dia seguinte. Regra 2: Nunca pare a sua leitura no meio de um tópico ou subcapítulo.

Apoie seus cotovelos na mesa ou coloque uma almofada embaixo dos braços para apoiar os cotovelos (caso não tenha mesa ou travesseiro flexione as pernas para apoiar seus braços na coxa). Nas leituras deitado, de barriga para cima, apoie algumas almofadas atrás das costas e cervical para manter um ângulo inclinado.

É mais comum do que parece: muita gente dorme a quantidade ideal por noite - entre 6h e 9h - e acorda cansado. Alguns fatores podem influenciar essa situação: metabolismo, processos fisiológicos ou nutricionais. O cansaço excessivo pode se manifestar com irritação, sonolência ou desânimo.

A fadiga e o cansaço são dois dos principais sinais da vitamina D baixa no organismo. Se você está se sentindo mais cansado do que o normal, uma das causas pode ser a deficiência desta vitamina.

Isso porque o corpo funciona dentro de uma rotina de sono e está adaptado e acostumado com esta consistência. Ficar mais tempo na cama interrompe justamente este ritmo já estabelecido. As informações são do site The Huffington Post.

Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.

Depende do leitor, do livro e das circunstâncias. Eu costumo ler uma vez, mas pode acontecer de ler duas vezes a mesma obra dependendo da complexidade do texto ou do meu momento.

Estudos apontam que ler pode ser uma forma de proteger a mente contra o surgimento de doenças neurodegenerativas. Segundo a professora Aline, quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral, o que ajuda a “atrasar” sintomas de doenças como demência e Alzheimer.

Mais sabedoria
Na Palavra, está dito que quem acompanha os mandamentos de Deus e faz a leitura da Bíblia obtém mais sabedoria. Isso acontece, claro, porque a Palavra vem carregada de bons ensinamentos e uma maneira profunda e sagrada de enxergar a vida.