É bom fazer faculdade semipresencial?

Perguntado por: umello . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Ao contrário dos cursos presenciais, na modalidade semipresencial cada aluno estabelece seu ritmo de estudos. A possibilidade de estudar a qualquer momento e em qualquer lugar faz com que o estudante seja responsável pelos seus horários, e torna-se mais fácil se dedicar à outros afazeres.

O semipresencial é uma modalidade de ensino híbrida, com atividades presenciais e online. Nesse modelo, os alunos frequentam a instituição de ensino em alguns dias ou horários específicos, para atividades que requerem a presença física, como aulas práticas, laboratórios, trabalhos em grupo, entre outras.

Opções de colação de grau EAD
Dependendo da formação do seu curso a distância, seja um tecnólogo EAD ou um bacharelado, você pode tanto fazer uma cerimônia online com o coordenador do curso, professores e os demais estudantes, porém também existem instituições de ensino que celebram esse momento de forma presencial.

A interação entre alunos e professores na modalidade presencial é maior, já que se veem diariamente. O semipresencial também possibilita maior convivência nos encontros semanais. Porém, no EaD, essa interação é menor, pois os compromissos presenciais são mais raros.

O custo com a infraestrutura para aulas presenciais é alto para a instituição de ensino, por isso a graduação semipresencial tendem a ter as mensalidade mais baratas, quando comparadas às graduações presenciais. Além disso, o estudante também economiza nos gastos com o transporte, já que pode estudar em casa.

A maioria das instituições diz que o aluno deve comparecer em 75% das aulas. Ou seja, a porcentagem de falta deve ser até 25%. Então, se uma matéria tem 60 horas, você só pode faltar 15 horas.

A diferença entre eles é que o formato semipresencial (também chamado de ensino híbrido) tem aulas EAD e presenciais. Já o EAD é inteiramente a distância, com conteúdo e vidêo-aulas disponibilizados totalmente pela internet.

Relembrando que a Estácio não permite mais que cinco matérias por semestre para alunos EaD, e a inclusão de matérias não sobe o valor da mensalidade: os cursos nessa modalidade tem mensalidade fixa.

Seja qual for a graduação que estiver cursando, o estudante ocupará, em média, 20 horas semanais com aulas, sem contar o tempo destinado às leituras e resolução de exercícios.

A faculdade EAD é mais fácil que a presencial? Não! Estudar em casa pode ser mais cômodo, mas não significa que é mais fácil. O que acontece é que estas duas modalidades de ensino exigem perfis diferentes de seus alunos.

Portanto, caso o aluno não participe da cerimônia pode ficar impedido de receber o diploma e deverá entrar em contato com a instituição para realizar sua colação de grau.

Vantagens de fazer faculdade a distância
Fazer faculdade a distância permite que você escolha quando e onde estudar. É uma excelente oportunidade para quem não pode se comprometer com um horário fixo de aulas. Assim, você pode conciliar trabalho, família e crescimento profissional.

Ao aluno é necessário apenas um computador e uma conexão com a internet. Esse modelo de ensino é muito indicado àquelas pessoas que tem pouco tempo livre, mas desejam adquirir conhecimento, se especializar, qualificar, possuir uma graduação ou até mesmo uma pós-graduação.

O diploma para uma graduação EAD é exatamente igual ao obtido em uma graduação presencial. Não há nada no documento que diferencie o curso realizado entre presencial ou a distância. Na prática, portanto, tratam-se de diplomas com valores e pesos idênticos.

Flex vs Semipresencial
Enquanto na modalidade flex os conteúdos teóricos são apresentados de maneira digital e os laboratórios podem ou não envolver atividades presenciais. Já na opção semipresencial é necessário que ao menos 30% da carga horária do curso seja preenchida com atividades presenciais.

Diante disso, o ensino semipresencial é a combinação de aulas online e presencial, em que o estudante vai ao campus uma ou duas vezes na semana.

Áreas mais procuradas no EAD

  1. Ciências Sociais, Negócios e Direito ( 575 mil matriculados) Administração. ...
  2. Educação (538 mil matriculados) Artes. ...
  3. Saúde e Bem-Estar Social (105 mil matriculados) Educação Física. ...
  4. Serviços (56 mil matriculados) Estética e Cosmética. ...
  5. Ciências, Matemática e Computação (32 mil matriculados)