É bom fazer faculdade EAD?

Perguntado por: acunha8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Fazer faculdade a distância permite que você escolha quando e onde estudar. É uma excelente oportunidade para quem não pode se comprometer com um horário fixo de aulas. Assim, você pode conciliar trabalho, família e crescimento profissional.

Sim, quem faz faculdade EAD consegue emprego até um ano após a colação de grau, em especial aqueles que cursaram uma graduação na área de tecnologia. A remuneração média é equivalente ao dos egressos dos cursos presenciais quando se exclui os cursos de Medicina e de Engenharia: R$ 3.800,00.

A escolha entre um curso EAD ou presencial deve ser pautada em critérios objetivos. O primeiro deles é o valor do curso, geralmente mais em conta na modalidade EAD. Por outro lado, o ensino presencial tem a vantagem de proporcionar uma vivência maior, fora o fortalecimento do networking.

Cursos a distância tem TCC? O trabalho de conclusão de curso, ou TCC como é chamado pelos estudantes, é um trabalho obrigatório tanto para os alunos que estudam na modalidade presencial como a distância. Esse trabalho é fundamental para a avaliação final e, consequentemente, para a conclusão dos cursos.

Para garantir segurança e qualidade, a portaria reitera que a oferta de cursos EaD requer autorização prévia do MEC para seu funcionamento, exceto para as instituições de ensino superior que possuem autonomia, e que todas as instituições devem manter cursos de graduação em funcionamento, não sendo permitida a oferta ...

Além de ser um formato de ensino com preços acessíveis, também é um modelo mais prático, porém engana-se quem pensa que a modalidade é mais fácil. Ela exige dedicação e força de vontade da parte do estudante para que ele possa concluir sua formação ao final do curso.

Um dos grandes desafios do ensino a distância no Brasil é o de evasão escolar. Esse já é um problema enfrentado há muito tempo no Brasil no ensino presencial que aumentou por conta da pandemia e necessidade de as crianças e adolescentes estarem longe da escola. O Censo mostrou que a evasão aumentou em até 50%.

O que esperar de um curso EAD

  • EAD é um formato novo! ...
  • EAD tem ritmo! ...
  • EAD tem diploma válido no mercado! ...
  • EAD tem tecnologia! ...
  • EAD também tem aula em laboratório! ...
  • EAD tem diferentes tipos de curso! ...
  • EAD tem vantagens insuperáveis! ...
  • Onde fazer cursos a distância.

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

  • Faculdades Anhanguera.
  • Unopar - Universidade Norte do Paraná
  • Universidade Anhembi Morumbi.
  • Estácio - Universidade Estácio de Sá
  • USJT - Universidade São Judas Tadeu.
  • Centro Universitário IBMR.
  • FMU - Centro Universitário.

O diploma para uma graduação EAD é exatamente igual ao obtido em uma graduação presencial. Não há nada no documento que diferencie o curso realizado entre presencial ou a distância. Na prática, portanto, tratam-se de diplomas com valores e pesos idênticos.

É mais barato estudar a distância? Na maioria dos casos, sim! As mensalidades de cursos EaD costumam ser mais baratas que na modalidade presencial. Além disso, quem estuda a distância economiza tempo e dinheiro, pois não precisa se deslocar diariamente até a universidade.

Ter flexibilidade e autonomia são benefícios desse tipo de ensino. Já falta de diálogo e insegurança se aprendeu o conteúdo, pontos negativos. O Ministério da Educação (MEC) autorizou os primeiros cursos na modalidade Ensino a Distância (EaD) no final dos anos 1990.

Sim, quem faz Faculdade EAD pode ter formatura tanto no formato EAD, quanto no formato presencial. Vai depender da turma, da instituição e do tipo de celebração escolhido.

A principal diferença entre o ensino presencial e a distância é em relação aos horários das aulas, já que o presencial exige do aluno um comprometimento com os horários, e o EAD permite a flexibilidade de tempo e espaço ao aluno, que pode assistir às aulas de qualquer lugar e a qualquer momento.

Para alguns, a educação a distância, com as tecnologias de informação e comunicação (TICs), é a panacéia dos problemas educacionais. Outros apresentam grande resistência, vendo-a como forma educacional inferior.

No Brasil, as bases legais para a modalidade de educação a distância foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996), que foi regulamentada pelo Decreto n.º 5.622, publicado no D.O.U. de 20/12/05 (que revogou o Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de ...

Nos cursos EAD, as mensalidades costumam ser mais acessíveis do que as de cursos presenciais. Além disso, o aluno gasta menos com deslocamentos, alimentação fora de casa e até mesmo com materiais, pois boa parte da bibliografia pode ser consultada online.

Em 2021, foram mais de 3,7 milhões de matriculados em cursos a distância. O número representa 41,4% do total.

Os possíveis obstáculos dos cursos EAD

  • Evasão dos alunos. ...
  • Falta de preparação dos alunos. ...
  • Falta de boas práticas para tutoria on-line. ...
  • Custos da produção dos cursos. ...
  • Administração do tempo. ...
  • Dificuldades nas interações dos trabalhos em grupo.

“Certamente a educação a distância continuará crescendo, mas não como uma alternativa ao presencial, e sim combinada com o presencial”, avalia. O diretor-presidente da ABMES ressalta ainda que a separação entre modelo presencial e remoto tende a cair, dando espaço para o surgimento da educação mediada pela tecnologia.

Na pós-graduação em educação ead, por exemplo, é ideal dedicar algumas horas para conseguir desenvolver habilidades que podem ajudar na sua carreira. Por outro lado, o recomendado para a maioria dos cursos é até cinco horas por semana, ou seja, uma hora por dia.