É bom fazer CrossFit todos os dias?

Perguntado por: ujesus . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

O CrossFit pode fazer muito bem para o corpo, a mente e o espírito, mas é preciso ter moderação. E, claro, não existe regra. É preciso entender os limites e necessidades do seu corpo – para uns, treinar três vezes por semana é muito; para outros, pouco.

O crossfit contribui para que os músculos se tornem mais definidos, sendo assim ficam mais visíveis. Além disso, trabalha a tonificação da fibra muscular, o que significa que também ficam mais firmes.

As sessões são de alta intensidade, possuem a duração de 45 minutos a 1 hora de exercícios que ocorrem a cada três ou até cinco dias da semana. E se prepare para surpresas, pois não existe rotina, os treinos variam frequentemente.

Tonificação dos músculos, Ganho de massa magra e perda de gordura; Previne lesões devido ao aumento da massa muscular; Estimula o espírito de equipe, já que os treinos são realizados em grupo, permitindo o estímulo e incentivo entre as pessoas que realizam o mesmo treino.

Além das mudanças em relação à tonificação dos músculos, as sequências de exercícios aplicadas nessa modalidade também auxiliam na perda de peso, pois a intensidade aumenta a capacidade metabólica, levando o corpo a consumir o máximo de oxigênio possível e resultando em um maior gasto energético durante a prática.

De fato, na média, leva-se 19 meses para melhorar do nível 50 para o nível 80. E, para isso, basta comer adequadamente, dormir o suficiente e frequentar o box algumas vezes por semana. Crossfitters avançados demandam, em média, mais 5 a 6 meses para aumentar seu Fitness Level em 10 níveis.

Segundo um estudo publicado na publicação norte-americana The Journal of Strength and Conditioning Research, o cross training é um caminho certo para a perda de peso. Além disso, de acordo com a publicação, em 10 semanas os praticantes podem diminuir uma média de 15,5% de gordura corporal.

A prancha é um dos exercícios de Crossfit para perder barriga, já que ela consiste em contrair o abdômen em uma posição isométrica. A posição é realizada através de uma postura que lembra uma flexão, com os braços apoiados no chão e com o corpo reto.

O crossfit e a musculação são aliados de quem deseja ganhar massa muscular. Porém, é necessário avaliar os objetivos, o condicionamento físico, histórico médico/saúde e experiência esportiva antes de escolher uma das modalidades, já que cada uma tem exigências e práticas que podem não ser adequadas para todo mundo.

Porém os dois tipos de exercícios ajudam na definição muscular. O que diferencia essas duas modalidades é o tempo para se conseguir obter a definição muscular. Pois o crossfit como é um exercício de resistência e maior intensidade, a queima de gordura é maior, o que faz com que os músculos sejam mais visíveis.

O Crossfit é um esporte que estimula todos os drives motivadores fazendo uso de várias técnicas e mecânicas de jogos para engajar seus praticantes pelos mais diversos estímulos. E o mais importante: o atleta está sempre no Estado de Flow.

O Crossfit pode até tornear o corpo e queimar calorias, mas ele deixa a minha cintura mais larga e atrapalha o ganho de volume nas coxas e glúteos. Esse efeito atrapalha o desenvolvimento da silhueta necessária para bons resultados na categoria que tenho competido, a Wellness".

5 esportes eficientes para garantir um corpo definido

  1. Natação. A natação é um esporte bastante completo, pois ajuda tanto no processo de emagrecimento quanto na definição dos músculos. ...
  2. Ciclismo. ...
  3. Corrida. ...
  4. Muay Thai. ...
  5. Tênis.

Sim! Se você busca hipertrofia e estética, é interessante realizar treinos que enfatizem essas musculaturas. Isso porque o objetivo do cross training não é hipertrofiar partes do corpo, mas sim potencializar as principais capacidades físicas.

Apenas 30 minutos por dia da modalidade queima até 4 quilos em 1 mês, além de acelerar seu metabolismo.

Caso você goste de ter uma série própria (em uma linha mais personalizada), por exemplo, a academia se torna a melhor opção. Já para quem curte atividades coletivas e uma atmosfera mais estimulante de treino, o crossfit é bastante indicado.

E não faz mais cardio? A sabedoria convencional sustenta que treinamento monostructural prolongados (correr, andar de bicicleta, nadar, remada, etc.), comumente referido como “cardio”, conferem uma vantagem distinta e poderosa ao condicionamento atlético.