É bom fazer cardio todos os dias?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Sim, é claro que fazer cardio diariamente é muito benéfico e o exercício moderado vários dias por semana é recomendado.

Compartilhe : Se o que falta para você inserir uma rotina de exercícios na sua vida é tempo, uma solução pode ser seguir a orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) de fazer apenas 75 minutos de atividade física por semana, o que equivale a pouco mais de 10 minutos por dia.

Para quem deseja perder peso, a prática de exercícios aeróbicos é recomendada após a hipertrofia. Cerca de 20 ou 30 minutos de duração é o essencial. Isso porque, como o glicogênio já estará desgastado, o corpo começará a utilizar a gordura como combustível para o músculo aguentar a corrida, por exemplo.

7 melhores exercícios aeróbicos para perder a barriga

  1. Pular corda. ...
  2. Jump. ...
  3. Subir e descer escadas. ...
  4. Caminhada ou corrida na esteira. ...
  5. Repetição de movimentos. ...
  6. Dançar. ...
  7. Pedalar.

Corrida. Seja na rua ou na esteira, a corrida é uma das melhores atividades físicas para queimar calorias.

Fazer cardio em jejum é uma ótima maneira de perder calorias. Isso porque quando estamos com o estômago vazio, nosso organismo produz menos glicose e glicogênio. Assim, o corpo utiliza os estoques de gordura para gerar energia, favorecendo a queima de calorias.

Tanto no aeróbio quanto no treino de força, o que faz a diferença no resultado é a intensidade aplicada ao exercício. “Um treino de musculação bem orientado e na intensidade correta pode ser mais intenso e até provocar um gasto calórico maior que um treino aeróbio”, afirma a professora da Competition.

Estimativa da Energia Queimada

5 minutos43 Calorias514 Calorias
10 minutos86 Calorias1029 Calorias
15 minutos129 Calorias1544 Calorias
30 minutos257 Calorias2058 Calorias

Agora se o objetivo for melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, a musculação pode ser feita depois do cardio.

Se você quer perder gordura abdominal, terá que se movimentar e isso significa fazer uma atividade aeróbica, como correr, andar de bicicleta, nadar ou caminhar. É a única maneira de acelerar o metabolismo. Também experimente o pilates e a ioga.

Segundo o estudo, o cardio tem a capacidade de acelerar a recuperação muscular, ou seja, auxilia o ganho de massa muscular. Portanto, se o seu objetivo é ganhar massa muscular e definir os músculos, deve realizar o treino de musculação antes dos cardio.

O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento. Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral.

Algumas dicas para emagrecer 1 kg por semana são:

  1. Tomar chá termogênico. ...
  2. Evitar líquidos durante as refeições. ...
  3. Evitar molhos nas refeições. ...
  4. Mastigar bem os alimentos. ...
  5. Dormir 8 horas por noite. ...
  6. Evitar alimentos industrializados. ...
  7. Tomar suco detox.

Afinar a cintura é um processo que envolve atividades focadas na musculatura abdominal.
...
Existem várias modalidades que ajudam a trabalhar a gordura da barriga, e dentre as que mais se destacam estão:

  1. Exercícios aeróbicos;
  2. Corrida;
  3. Bicicleta;
  4. Pular corda;
  5. Hidroginástica;
  6. Natação.

O cardio em jejum é um tipo de treino de cardio de baixa intensidade enquanto em jejum. O aeróbico em jejum tem como finalidade forçar o organismo a oxidar mais gorduras e aumentar o gasto calórico do dia e tem duração de cerca de 30 a 60 minutos.

Só fazer abdominais chapa a barriga? Não, o ideal é apostar na combinação infalível entre abdominais e exercícios aeróbicos.

A sua frequência cardíaca de repouso é um dos índices para medir o bom condicionamento físico: quanto menor for a frequência cardíaca, mais eficiente será o bombeamento e mais em forma você estará. Outra indicação de um bom treino é o tempo que leva para o seu ritmo cardíaco se recuperar.

Sugestão do que comer após o AEJ:
Deixe o consumo de carboidratos (banana, aveia, batata doce, tapioca) para uma refeição "longe" do AEJ, assim você mantém seus estoques de glicogênio muscular e hepático baixos, tanto quanto a insulina. Isso favorece a queima de gordura corporal.

Pois, quando corremos duas vezes ao dia, a produção de hormônios do crescimento também se multiplicam. Para quem deseja construir músculos, pode ser uma ótima alternativa. Além disso, correr duas vezes leva o indivíduo ao esgotamento, contribuindo para a queima de calorias.