É bom estudar no dia da prova?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 25 de abril de 2023
3.9 / 5 16 votos

Alguns defendem que descansar é a melhor estratégia às vésperas dos exames, porque assim é possível focar em se tranquilizar. Já outros afirmam que estudar um dia antes da prova ajuda a relembrar os conteúdos e manter a autoconfiança alta, garantindo mais segurança na hora de resolver as questões.

Estudar um dia antes da prova adianta, com organização
Se você tentar estudar indefinidamente por horas e horas, seu cérebro vai se sobrecarregar e você terá que trabalhar para recuperar o foco nos estudos.

Como estudar na véspera da prova

  1. Faça leitura dinâmica. A leitura dinâmica é uma técnica usada para ler mais em menos tempo. ...
  2. Anote tudo em fichas. Apenas ler um texto não é a melhor forma de estudar. ...
  3. “Cante” o conteúdo. ...
  4. Vá dormir!

cinco horas

Mas o período ideal para estudar são quantas horas? Sem muita enrolação, o recomendável é de quatro a cinco horas por dia. Mas atenção, essa indicação não é uma regra e não quer dizer que ela é a “fórmula do sucesso” para qualquer tipo de aprovação.

Se você aprende bem lendo 8 páginas por hora, está ótimo. Se você aprende bem lendo 20 páginas por hora também está ótimo. O importante é um bom aprendizado, especialmente nesse primeiro estudo.

Existem alguns itens que são permitidos levar, mesmo que não seja obrigatório, como: lanche: você pode levar qualquer alimento para comer durante a prova, desde barras de cereal até marmita. No entanto, são recomendados alimentos que dão energia, como chocolates, biscoitos, castanhas, barrinhas de cereal, entre outros.

APARELHOS ELETRÔNICOS Também será eliminado do concurso público o candidato que for surpreendido no estabelecimento de realização das provas portando aparelhos eletrônicos, como bip, telefone celular, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, aparelhos de mp3 ou similares, calculadora, máquina ...

Não existe nenhuma lei que impeça que o candidato adentre o recinto de realização da prova usando bermuda, chinela ou camisa cavada“, comenta Kolbe.

E, se nada do que foi visto nessa revisão focada cair, o concursando tem mais facilidade para esquecer outras matérias. O recomendável é deixar de estudar 1 ou 2 dias antes para facilitar a chamada visão difusa, que é quando há concentração por igual entre todas as matérias.

Em tese, se recomenda 4 horas diárias de estudo. Mas, como isso varia, é importante avaliar alguns pontos antes de escolher seu plano de estudos.

6 hábitos para melhorar as notas escolares

  1. Converse com os professores. ...
  2. Estabeleça frequência dos estudos. ...
  3. Faça anotações. ...
  4. Tenha uma área de estudos em casa. ...
  5. Evite a procrastinação. ...
  6. Controle o uso de smartphone.

Evite estudar deitado, independentemente se está assistindo videoaula ou lendo um resumo. Seu corpo vai intuitivamente lembrar que precisa dormir e você irá cochilar.

Estudar deitado na cama ou no sofá
Hum… péssima ideia. O corpo relaxa, o aprendizado fica comprometido e o sono, provavelmente, vai chegar.

Normalmente, o período da noite é o mais silencioso, o que o torna um grande candidato ao melhor horário para estudar. Por outro lado, dependendo da hora que você acordou e as atividades realizadas ao longo do dia, pode ser que você se sinta mais cansado.

Os estudos ainda não chegaram a uma resposta exata para esta questão. Alguns afirmam que o cérebro aguenta até uma hora sem pausa, enquanto outros sugerem que a concentração dura até 90 minutos.

O lado psicológico também é abalado. Horas seguidas de estudo, sem descanso e com o bônus de toda a pressão por ter um bom desempenho pode gerar transtornos como ansiedade e depressão, chegando a, inclusive, gerar quadros crônicos. Ou seja, não adianta apenas estudar, é preciso fazer de uma maneira saudável.

Separe uns 10 a 20 livros por mês e escolha alguns. Sempre reabasteça sua pilha e utilize sua biblioteca de acordo com a necessidade. Faça o possível para se manter no topo de sua leitura ao ler livros que mais cativam sua atenção. Ler livros traz experiências magníficas.

Quer saber se pode levar comida para o Enem? Sim, claro que pode! Como a prova tem um longo período de duração, é permitido aos estudantes que levem seus próprios lanches de casa. O ideal é levar alimentos leves, como barras de cereais ou sanduíches feitos em casa.