É bom estudar em período integral?

Perguntado por: elopes8 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 17 votos

O período integral contribui para o desenvolvimento intelectual e social e pode, ainda, ajudar a despertar o interesse dos alunos para diferentes áreas.

Em uma escola integral, os estudantes aprendem novas habilidades, praticam esportes, e são incentivados a desenvolverem projetos. Eles são avaliados pelos professores de forma plena, ou seja, pelo desempenho além do currículo básico.

Ensino médio em tempo integral – O ensino em tempo integral do país tem carga horária mínima de 35 horas semanais — do ensino médio regular e não integral é de 20.

A educação em tempo integral visa manter o aluno por mais um período aprendendo dentro da escola e aproveitando esse tempo. Ao invés da criança ou adolescente sair da escola e ir para casa, a escola administra esse tempo livre com práticas esportivas, atividades sociais e outras mais.

Saiba + Mais tempo na escola: como, por que e para quê? O artigo 36 do parecer número sete da Resolução do Conselho Nacional de Educação (2010) aponta que é considerado período integral toda jornada escolar organizada em sete horas diárias, resultando em carga horária anual de 1.400 horas.

Além dos esportes, os alunos de período integral têm supridas suas necessidades de lazer, cultura e tecnologia. Isso porque são oferecidos cursos diferenciados aos alunos, como robótica, artes e música. Assim, tudo o que eles querem e precisam está disponível, com a vantagem de ser pensado pedagogicamente.

A faculdade integral é a modalidade de curso superior em que o(a) estudante frequenta aulas em dois períodos, totalizando cerca de oito horas de aulas diariamente, ou na maior parte da semana, incluindo sábados.

A maior parte das escolas públicas oferece ensino de mediano para fraco. Mas a vantagem da escola pública é que ela faz parte de um sistema que, hoje, está recebendo atenção especial do governo e da sociedade (que paga impostos). Professores estão sendo reciclados e há novos materiais.

Dificilmente você vai conseguir trabalhar enquanto faz um curso integral, porque os horários das aulas serão bem irregulares. A faculdade disponibiliza momentos específicos para os estágios, que são obrigatórios, porém não poder trabalhar pode ser um problema para muitos estudantes.

Quanto a frequência a LDBEN é bem clara, a reprovação ocorre quando o aluno ultrapassar os 25% de faltas das 800horas / aula dadas no ano letivo.

Língua Portuguesa, Educação Física, Arte, Ciências, Estudos Sociais, Matemática, Língua estrangeira, Educação Física, História, Geografia e Filosofia.

O Ensino Integral tem como principal objetivo a formação de jovens autônomos, competentes e solidários. Tendo em vista a manifesta complexidade deste objetivo, o modelo do Ensino Integral dispõe de diversos mecanismos para auxiliar na sua consecução, com destaque para o Protagonismo Juvenil.

A criação do 4º ano do ensino médio também chegou a ser anunciada pelos governos do Rio Grande do Sul e do Maranhão. No RS, foi elaborado um programa de recuperação que pode ser comparado a um 4º ano, voltado para os estudantes que haviam se formado durante a pandemia (2020 e 2021).

Isso significa que as disciplinas tradicionais continuarão no currículo escolar do Ensino Médio: Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Artes, Educação Física, Língua Inglesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia.

A nova estrutura permite que os alunos escolham itinerários formativos alinhados com seus interesses, o que resulta em um aprendizado mais individualizado e engajador. Além disso, o Novo Ensino Médio 2023 tem um forte enfoque em habilidades e competências.

Os cursos de modalidade integral são aqueles em que o aluno tem aulas em mais de um turno. Devido à carga horária maior, esses encontros podem ocorrer pela manhã e tarde, e algumas vezes também à noite. Portanto, esse é o formato de ensino que os estudantes estão na faculdade o dia inteiro.

Não há distinção entre alunos de escola particular ou pública. Todos que concluíram o ensino médio podem fazer o Enem para tentar ingressar no ensino superior e investir na carreira que desejam.

Esta resposta varia muito de acordo com a cidade onde você mora, a infraestrutura das escolas existentes, bem como a qualidade dos professores. Mas, hoje em dia, a rede privada de ensino da Educação Básica ainda se mostra mais vantajosa quando comparada à rede pública.