É bom estudar de manhã?

Perguntado por: ibeiramar . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Tal como o Gerson ressaltou, a mente descansada é a maior vantagem da manhã; Após uma boa noite de sono, a energia e o foco geralmente estão em alta. Aqui, o mesmo se aplica à capacidade de absorver conteúdo e se concentrar; Outro benefício do estudo diurno é a iluminação natural.

Não adianta acordar cedo, cansado e com sono e tentar estudar, só vai perder tempo, não terá o foco necessário. Para conseguir aprender com qualidade é preciso foco e energia para estudar. Neste caso recomendo ter uma estratégia para conseguir acordar cedo e garantir o aprendizado.

Os psicólogos também indicam o período da manhã para se dedicar aos estudos, pois, é no primeiro período do dia, que as pessoas tem maior atividade intelectual, apresentando, dessa forma, maior rendimento a absorção de conhecimento.

Entre 10 e 12 horas, o cérebro está no auge do estado de vigília e a memória de curto prazo está mais apurada. É o momento ideal para criar, discutir projetos, estudar e se inspirar.

Refere-se ao período da manhã, ou seja, aquele que começa nas primeiras horas do dia e segue até o intervalo para o almoço. O início das aulas se dá por volta das 7 ou 7:30 horas, e as atividades podem seguir até às 13 horas. Isso não significa que todos os dias você vai estudar das 7 às 13 horas.

Nerina Ramlakhan, pesquisadora e especialista em sono, explica que isso alinha as várias fases do sono – e que é importante dormir antes da meia-noite e acordar próximo do mesmo horário toda manhã, entre 7h e 8h. Ela alerta ainda que dormir demais, acima de 10 horas, traz prejuízos para a saúde mental a longo prazo.

Recomendo, geralmente, cinco horas, para pessoas que têm um tempo mais livre para estudar e com esse tempo diário podem aproveitar ao máximo e ainda conseguir ter excelentes resultados.

Contudo, estudos revelam, com base em uma amostra da população, que os melhores horários são: das 10h às 14h e das 16h às 22h.

Vários estudos comprovaram a eficácia de estudar antes de dormir. Isso porque enquanto você dorme seu cérebro trabalha e as informações que você absorveu serão mais bem fixadas.

Estudo durante o dia
Para que o estudo durante a manhã tenha um bom rendimento, é importante garantir boas noites de sono. Do contrário, você vai se sentir sonolento, desatento e desmotivado, não absorvendo todos os conteúdos necessários.

Temos evidências de que as pessoas que dormem as sete horas, mas acordam mais tarde, têm maior risco de desenvolver um quadro de depressão. Um estudo publicado recentemente pelo periódico JAMA Psychiatry mostrou que basta dormir uma hora mais cedo que esse risco é reduzido em 23%.

Não tome apenas um leite ou um café preto que o seu cérebro não entenderá que você está repondo as energias, pronto para estudar muito. Mastigue bastante, coma com calma e reforce no café da manhã para contar com bastante concentração na hora dos estudos.

Qual a diferença entre matutino e vespertino? O período matutino é a parte da manhã, o vespertino a parte da tarde. Já a noite também é conhecida por período noturno.

Isto talvez seja uma má notícia, mas as pessoas já usam 100% do cérebro que têm. Não 10%, como dizem alguns gurus de autoajuda, promotores do paranormal, escritores mal informados de ficção científica e, mais recentemente, o filme “Lucy”, estrelado por Scarlett Johansson, mas 100%.

Então, se você quer aumentar sua capacidade cerebral, siga as dicas abaixo e se prepare para exercitar a mente:

  1. Exercício aumenta o cérebro. ...
  2. Memória em movimento. ...
  3. Coma os alimentos certos para abastecer o cérebro. ...
  4. 4. ' ...
  5. Encontre novas formas de desafiar a si mesmo. ...
  6. Ouça música. ...
  7. Estude para uma prova na cama. ...
  8. Acorde bem.

O período vespertino pode trazer uma série de vantagens para os alunos. O primeiro deles é que, nesse caso, as crianças dificilmente precisam acordar antes das 7 horas, o que traz inúmeros benefícios para o seu bem-estar e permite uma rotina de sono ainda mais uniforme.

Matutino se refere ao período da manhã, que vai, normalmente, das seis horas até ao meio-dia. É também usado para caracterizar o que acontece nesse horário.

A partir das 18h até as 23h acontecem as aulas do período noturno da faculdade. O horário de início pode variar –– por exemplo, às 19h e seguindo até as 22h. Essas variações também acontecem de acordo com o curso e a grade diária.

Ele é bastante comum entre as pessoas, principalmente com o início da pandemia. No entanto, estar consciente desse ato, desse despertar no meio da madrugada, pode ser um sinal de estresse.