É bom estudar antes de dormir?

Perguntado por: sbarreto . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Vários estudos comprovaram a eficácia de estudar antes de dormir. Isso porque enquanto você dorme seu cérebro trabalha e as informações que você absorveu serão mais bem fixadas. Contudo, não confunda estudar antes de dormir com estudar com sono.

No entanto, algumas pesquisas apontam que estudar antes de dormir contribui para que o cérebro seja capaz de aprender melhor os conteúdos, formando, assim, novas memórias. Para não forçar a visão e o seu rendimento, é preciso adotar algumas táticas para tornar esse horário de estudo adequado.

Pesquisa afirma que uma boa noite de sono após estudos ajuda a reter memórias.

Período que você tem mais concentração
Já para os alunos que têm mais energia no final do dia, a tarde ou a noite pode ser um horário mais eficaz para estudar. Com menos distrações e paz e sossego, aprender e estudar à noite pode ajudar a melhorar a concentração e o foco.

Estudar de manhã, de acordo com especialistas, pode ser ótimo para a memorização porque o cérebro está descansado e pronto para processar informações novas. Por outro lado, existe uma pesquisa que aponta que estudar antes de dormir, à noite, também é vantajoso porque o sono ajuda a criar e fixar novas memórias.

Segundo o texto, somente alunos com mais de 18 anos serão admitidos para estudar à noite. Embora todos concordem que a aprendizagem dos estudantes do noturno seja de qualidade inferior, o fim do turno causa polêmica, pois teme-se que a medida possa levar à exclusão de uma parcela ainda maior de jovens.

Vários estudos mostram que devemos dormir entre seis e oito horas diárias, sendo mais aconselhado de sete a oito horas, pois alguns aspectos da consolidação da memória somente acontecem após seis horas de sono.

Um cochilo de 20 minutos (somente 20 minutos!) pode ajudar, e muito, quem precisa estudar, mas está com sono. Isso porque é tempo suficiente para relaxar o corpo, mas não o bastante que para se transformar em sono profundo.

Assim, um cochilinho ao longo do dia pode te ajudar a ficar mais disposto para estudar à noite.

E uma das formas de buscar esse equilíbrio é justamente padronizando algumas horas específicas de estudo. Mas o período ideal para estudar são quantas horas? Sem muita enrolação, o recomendável é de quatro a cinco horas por dia.

Normalmente eu recomendo quatro a cinco horas de estudo diário. Entenda, isso não é uma lei imutável, e vai depender muito da sua circunstância e rotina.

Porém, quando você está estudando, a ATP é convertida em uma outra enzima, chamada ADP (adenosina bifosfato). E essa conversão faz com que a atividade cerebral fique mais lenta, fazendo com que você sinta sono. Esse é um motivo físico para a sonolência durante os estudos.

O Melhor Horário para Dormir
Idealmente, devemos tentar ir para a cama mais cedo e acordar nas primeiras horas da manhã. Esse padrão está mais alinhado com as nossas tendências biológicas de adaptação ao ritmo do sol. Você pode perceber que naturalmente fica com mais sono após o anoitecer.

Estudando durante o dia
Tal como o Gerson ressaltou, a mente descansada é a maior vantagem da manhã; Após uma boa noite de sono, a energia e o foco geralmente estão em alta. Aqui, o mesmo se aplica à capacidade de absorver conteúdo e se concentrar; Outro benefício do estudo diurno é a iluminação natural.

7 dicas para estudar melhor e alcançar os resultados que você espera

  1. Crie e siga o plano de estudos.
  2. Elimine distrações.
  3. Crie conexões com os temas.
  4. Faça revisões.
  5. Faça pequenas pausas durante os estudos.
  6. Use materiais impressos.
  7. Conte com um ambiente estimulante.