É bom estudar 3 horas por dia?

Perguntado por: dalves . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

O descanso é fundamental para alcançar suas metas. Estudar esgotado faz seu rendimento cair muito. Se você pode destinar apenas três horas diárias para o estudo, faça com que essas três horas tenham o melhor rendimento possível. Caso você possa estudar quatro horas, com qualidade, estude.

Para quem não trabalha, eu indico, no mínimo, seis horas diárias e oito horas, no máximo. Mais que isso, para mim, é insano, ou seja, quando você ultrapassa esse tempo, seu cérebro já não consegue absorver mais nada. Isso mesmo, então não tente fazer algo em vão.

Ler, pesquisar e aprender obsessivamente pode fornecer uma falsa sensação de realização, sem que o conhecimento seja realmente incorporado e resulte em mais produtividade. Além disso, também pode causar estresse, ansiedade, nervosismo, tristeza, insônia, enxaqueca, insegurança e até depressão.

Quantas horas seguidas de estudo o cérebro aguenta? Como já dito, o cérebro precisa de intervalos de estudo. Nós absorvemos bem o conteúdo durante, aproximadamente, uma hora seguida. Se for estudar um tempo maior, é necessário fazer pequenos intervalos de 15 até 20 minutos antes de voltar aos estudos.

Contudo, estudos revelam, com base em uma amostra da população, que os melhores horários são: das 10h às 14h e das 16h às 22h.

Faça uma pausa a cada hora para não cansar muito.
Durante os intervalos, evite quaisquer distrações. Por exemplo, não ligue a TV, pois você pode ficar interessado no que estiver passando e não voltar a estudar. Da mesma forma, evite as redes sociais caso tenha a tendência de passar muito tempo nelas.

O período de estudo deve variar entre 2 e 4 horas diárias, a depender de sua disponibilidade. Reserve intervalos de 15 minutos de descanso a cada hora estudada. Este tempo também deve ser calculado, portanto observe sua rotina.

A legislação brasileira determina uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em no mínimo 200 dias letivos.

A explicação está, de acordo com a teoria que balizou o estudo, na percepção de que o cérebro tem uma capacidade limitada de tomar decisões. E essa capacidade vai sendo reduzida ao longo do dia até um momento em que o a mente precisa parar, descansar, para depois recuperar a capacidade original de operar.

Normalmente, o período da noite é o mais silencioso, o que o torna um grande candidato ao melhor horário para estudar. Por outro lado, dependendo da hora que você acordou e as atividades realizadas ao longo do dia, pode ser que você se sinta mais cansado.

Estudar é muito importante e sem este hábito você não conseguirá alcançar seu objetivo final. Porém, só estudar também não é saudável. É bom ter um tempo de lazer. Depois que você passou estudando, vá descansar.

7 etapas práticas para estudar longas horas sem ficar cansado

  1. Organize o seu tempo.
  2. Pratique exercícios físicos.
  3. Descanse bem antes de estudar.
  4. Faça pausas regulares.
  5. Mantenha sua saúde mental.
  6. Se possível, estude à luz do dia.
  7. Cuidado com a alimentação.

Não existe máximo de matérias para estudar por dia, mas de horas de estudo. A resposta para a pergunta “quantas matérias estudar por dia?” é: não existe um máximo! O que você deve fazer é definir um máximo de horas de estudo por dia, não mais que oito.

Quantidade não diz nada. Se você aprende bem lendo 8 páginas por hora, está ótimo. Se você aprende bem lendo 20 páginas por hora também está ótimo. O importante é um bom aprendizado, especialmente nesse primeiro estudo.

Segundo o texto, somente alunos com mais de 18 anos serão admitidos para estudar à noite. Embora todos concordem que a aprendizagem dos estudantes do noturno seja de qualidade inferior, o fim do turno causa polêmica, pois teme-se que a medida possa levar à exclusão de uma parcela ainda maior de jovens.

Entre 10 e 12 horas, o cérebro está no auge do estado de vigília e a memória de curto prazo está mais apurada. É o momento ideal para criar, discutir projetos, estudar e se inspirar.

Estudar de madrugada não é proibido ou deve ser evitado, apenas alguns cuidados devem ser tomados para que outras pessoas que dormem não sejam perturbadas por seus estudos notívagos. Atenção – Se você já está acostumado e seu estudo realmente é proveitoso durante a madrugada, ótimo!

5 bebidas para a concentração nos estudos

  • Chá de alcaçuz. Raiz doce, Pau doce, Salsa… ...
  • Chá verde. Nada melhor nessa vida do que pode variar, não é mesmo? ...
  • Chai. ...
  • Pó de guaraná ...
  • Água com limão.

8 dicas de como memorizar o conteúdo estudado

  1. 1 – Prepare-se para ter um estudo de qualidade. ...
  2. 2 – Leia em voz alta. ...
  3. 3 – Faça resumos. ...
  4. 4 – Faça associações. ...
  5. 5 – Faça desenhos. ...
  6. 6 – Ensine outras pessoas. ...
  7. 7 – Faça exercícios e simulados. ...
  8. 8 – Faça pausas para deixar seu cérebro sempre ativo.

Se você estudar 10 horas por dia e tiver os mesmo 95% de aproveitamento (ou seja, de aprendizado do que foi estudado), então está excelente também. Estudando 2 horas por dia como atenção e com técnica de memorização é melhor do que estudar o dia todo e não memorizar nada.