É bom erguer as pernas?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Alivia a sensação de pernas cansadas. Diminui a pressão dentro dos vasos sanguíneos. Reduz a retenção de líquidos nas pernas e nos pés. Proporciona momentos de relaxamento.

Os principais sintomas da má circulação são: Pele fria e seca, coceira, câimbra e manchas vermelhas nas pernas, varizes, inchaços nos pés e tornozelos, ausência de pelos nos membros inferiores, rachaduras nos calcanhares, sensação de formigamento ou dormência e cor pálida ou azulada em locais de má circulação.

A principal causa da má circulação é a doença arterial periférica (DAP), resultado do estreitamento das artérias por placas ateromatosas. Estas são formadas pelo depósito de colesterol, proteínas, cálcio e substâncias inflamatórias na parede dos vasos sanguíneos. Esse processo recebe o nome de aterosclerose.

Um dos principais benefícios de colocar a perna para cima é melhorar a circulação sanguínea nos membros inferiores. A postura favorece o fluxo do sangue no local, evitando não apenas o inchaço mas também o surgimento de varizes e outros problemas venosos.

Logo, dormir com as pernas elevadas não previne varizes. Porém, o hábito costuma trazer benefícios para quem já tem o problema: ele ameniza os sintomas (reduzindo o edema de pés e tornozelos). Isso, claro, deve ser aliado a outros cuidados e ao tratamento cuidadoso para que as dificuldades não piorem com o tempo.

Elevar as pernas ajuda o coração a empurrar o sangue com mais força no sistema vascular, uma vez que diminui a gravidade que “puxa” o sangue para baixo. Dessa forma, o retorno venoso das pernas para o coração é facilitado, garantindo o envio da corrente sanguínea para o tórax e para as outras extremidades.

Um dos exercícios mais completos para fazer o seu corpo trabalhar a favor da circulação sanguínea é a caminhada. O mais indicado são 30 minutos por dia, mas você pode ir começando aos poucos para se acostumar. Alterne os dias, comece com 15 minutos e aos poucos vai aumentando até chegar nesse ponto ideal.

O que fazer para melhorar a circulação sanguínea?

  1. Fazer atividades físicas regulares.
  2. Usar meias de compressão elásticas.
  3. Não ficar muito tempo sentado ou de pé
  4. Ter uma dieta balanceada e evitar ingerir muito sal.
  5. Controlar a pressão arterial e os níveis de glicose e colesterol no sangue.
  6. Não fumar.

Como evitar o aparecimento de varizes:

  1. Tentar não ganhar peso.
  2. Manter uma dieta rica em fibras para evitar problemas intestinais.
  3. Não utilizar roupas apertadas.
  4. Realizar exercícios físicos.
  5. Não fumar.
  6. Usar meias de compressão.
  7. Evitar tomar anticoncepcionais.
  8. Não permanecer muito tempo em pé ou sentado.

Sinais e sintomas de trombose

  • Inchaço na região em que se formou o coágulo;
  • Vermelhidão e calor no local afetado;
  • Dor ou sensação de peso;
  • Rigidez da musculatura.

É um desconforto ou dor no quadril, glúteos, coxas, panturrilha ou pés que limita a distância para caminhar e geralmente é aliviada com o repouso por 2 a 3 minutos. Entre os pacientes com DAOP mais grave há incidência de 60% de doença coronariana.

6 sucos caseiros para má circulação sanguínea

  1. Suco de laranja com salsinha. Ingredientes. ...
  2. Suco de cenoura com aipo. Ingredientes. ...
  3. Suco de abacaxi com gengibre. Ingredientes. ...
  4. Suco de melancia com limão. Ingredientes. ...
  5. Maracujá com couve. Ingredientes. ...
  6. Suco de beterraba com laranja.

Confira 3 exercícios para melhorar a circulação nessa área

  1. Faça caminhadas. A caminhada é um exercício ótimo tanto para a circulação quanto para manter o corpo ativo. ...
  2. Eleve as suas pernas. Essa é uma atividade bastante simples, mas que pode fazer uma grande diferença para as suas pernas. ...
  3. Alongue as suas panturrilhas.

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.