É bom dormir durante o dia?

Perguntado por: ifernandes4 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 3 votos

Cochilos durante o dia podem ser bons para saúde do cérebro, diz estudo. Tirar cochilos durante o dia pode ajudar a manter a saúde do cérebro à medida que envelhecemos, de acordo com um novo estudo. No entanto, pesquisas anteriores mostraram que cochilar em excesso também pode ser prejudicial.

A duração média do cochilo ideal deve ficar entre 20 ou 30 minutos. Já a duração máxima de uma soneca deve ser de até 90 minutos. Mais do que isso, seu cérebro começa a avançar nas fases do sono.

Além disso, estudos médicos já relacionaram o hábito de dormir muitas horas à tarde, com o desenvolvimento de doenças graves, como, por exemplo, diabete tipo 2 e problemas cardíacos. E se você estiver dormindo à tarde por conta da insônia, corre risco de desenvolver Alzheimer e obesidade.

- Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

Isto permite-lhe baixar ou regular a sua temperatura corporal, como fazem os bebés, que muitas vezes têm um pé ou uma mão lá fora." Logo, dormir com meias está longe de ser benéfico para a nossa temperatura corporal.

Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Os pesquisadores acompanharam dados de sono de 88 mil pessoas entre 43 e 79 anos.

Para descobrir o melhor horário para dormir, você pode considerar a hora em que precisa acordar pela manhã e contar 7 horas para trás (a quantidade mínima recomendada para adultos). Por exemplo, se você precisa acordar às 6h da manhã, deve considerar começar a relaxar antes das 23h.

A orientação é que o sono depois do almoço seja de 15 a 40 minutos. Dessa forma, o descanso é reparador para o organismo e não prejudica a digestão, porque o metabolismo está funcionando normalmente e não dá tempo de entrar em sono profundo.

Um cochilo ajuda o corpo a relaxar e recuperar as energias. Assim, ficamos mais criativos produtivos e dispostos. Ele pode, ainda, reforçar nosso sistema imunológico e amenizar os impactos de uma má noite de sono.

Por que o trabalho na madrugada pode ser prejudicial? Trabalhar à noite e dormir de dia é uma rotina que vai contra uma característica biológica. Nosso corpo é predisposto a dormir quando está escuro, já que a diminuição da luminosidade induz a produção da melatonina, hormônio regulador do início do sono.

Outro estudo, conduzido pela Escola de Medicina de Harvard, na Grécia, com 23.000 adultos, concluiu que pessoas que dormiam no meio da tarde tinham 30% a menos de chance de ter de doenças coronárias. Para aproveitar melhor os benefícios do cochilo à tarde, o tempo de descanso não pode passar de 40 minutos.

Um cochilo de 20 a 30 minutos durante o dia pode restaurar o estado de alerta sem deixá-lo grogue ou atrapalhar o sono noturno.

E para ter atenção, a pessoa precisa estar vigilante. Por isso, nesses casos, a soneca serve para compensar o cansaço e reduzir a pressão de sono”. A especialista também explica que, ao fazer sonecas mais longas, a pessoa restaura mais fases de sono, o que torna a compensação do metabolismo energético mais eficiente.

Dormir cedo é muito mais eficaz para um bom funcionamento do corpo e existe uma explicação científica para isso. Acontece que nosso relógio biológico tem como regulador o ritmo ou ciclo circadiano. Esse funciona com base na percepção da luz do dia que estimula a produção de hormônios importantes para o nosso bem-estar.

Cansaço constante
A ansiedade constante pode levar à exaustão mental, mas também à fadiga física. O paciente tem dificuldade para relaxar e, muitas vezes, já acorda se sentindo cansado. Como não consegue descansar plenamente na hora de dormir, a pessoa sente o corpo e a mente exaustos praticamente o tempo todo.

Entre as principais estão a Vitamina D, B6 e B12. Os problemas ocasionados pela deficiência delas afetam o sono de diversas formas, mas principalmente na duração e na dificuldade de adormecer.

Isso porque o corpo funciona dentro de uma rotina de sono e está adaptado e acostumado com esta consistência. Ficar mais tempo na cama interrompe justamente este ritmo já estabelecido. As informações são do site The Huffington Post.

Em entrevista à revista New York, Natalie Dautovich, professora de psicologia e porta-voz da National Sleep Foundation, dormir com os pés descobertos ajuda a evitar o excesso de calor no corpo, fator que atrapalha o descanso. A explicação, segundo a especialista, estaria na conexão entre o sono e a temperatura.

O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.

Dormir de barriga para cima é totalmente prejudicial? Dormir de barriga para cima não é uma posição ideal, porém, não é totalmente prejudicial para o corpo. Nesta posição, as articulações relaxam, o que impede torções ou dores. Os prejuízos, no entanto, podem ser para a coluna, que não fica ereta perfeitamente.