É bom dormir depois do treino?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Uma boa noite de sono depois dos exercícios faz seus músculos se regenerarem das microlesões causadas pelo treino e ainda pode ajudar no ajuste de hormônios do apetite, o que é importante para quem busca emagrecimento.

Exercícios longos (com mais de uma hora de duração) demandam um grande gasto energético e esforço do organismo. Depois, pode ser natural bater um cansaço excessivo e nosso organismo "pedir" repouso —e aí você passa o dia se arrastando até chegar a hora de dormir...

Cochilo após o treino: essa soneca também traz benefícios
Tirar uma soneca após o exercício pode auxiliar na recuperação muscular.

De um modo geral, a proporção de 5×2 é a mais recomendada – 5 dias de treino e 2 de descanso por semana – mas isso varia caso a caso e só um profissional de educação pode definir o ideal para você.

Tomar banho depois do treino pode ser muito mais do que tirar a sujeira e o suor. Um bom banho pode ajudar a trazer mais disposição ou a relaxar após um treino intenso.

Alguns exemplos são: macarrão, arroz e pães integrais e tubérculos (batata, cenoura, mandioca e batata-doce), além das frutas. Uma dica que temos para você que quer ganhar massa muscular é fazer o pós-treino em até 45 minutos, para que os músculos consigam se recuperar com mais eficiência.

O que é bom comer depois do treino? Iogurte, leite e ovo podem ser os representantes mais famosos quando falamos de proteínas, mas há uma série de outros alimentos ricos neste macronutriente, sabia? O clássico prato brasileiro arroz com feijão é uma fonte de aminoácidos de cadeia ramificada, o BCAA.

Pesquisa publicada na revista Cronobiologia Internacional descobriu que há maior atividade enzimática e aumento da função muscular durante a tarde. Sendo assim, o desempenho se torna melhor entre 14 e 18 horas. Isso significa que a pessoa tem mais força e disposição, se treinar nesse horário.

Seu corpo reage transpirando na tentativa de equilibrar a temperatura do seu corpo. Se a transpiração não funcionar, seu cérebro estimula um bocejo, o que aumenta o fluxo sanguíneo e a frequência cardíaca e permite a entrada de ar frio, o que pode ajudar a regular a temperatura do corpo. Esforço físico.

Esse sintoma é a sensação de cansaço, fraqueza, dor ou queda de desempenho. Geralmente, o problema costuma surgir após a prática de exercícios físicos intensos, quando não há um tempo de descanso necessário para a recuperação do músculo.

Se o objetivo do treinamento for o desenvolvimento de força máxima por atletas, os intervalos devem ser maiores, geralmente entre três e cinco minutos. Para a maioria dos objetivos da musculação, os intervalos de descanso entre séries devem variar entre um e dois minutos.

Então quanto mais treinado o aluno for, menor será o período neural e mais você poderá trabalhar o ganho de massa muscular para continuar mantendo a ativação e aumento da força. Essas pesquisas concluíram que 6 a 10 semanas é um período muito bom para já garantir a hipertrofia.

Posso treinar com dor ou não? Não, é melhor não treinar com dores DMIT. Você pode intercalar os treinos, por exemplo, se as dores são nas pernas, prefira treinar braços no dia seguinte. Se por um acaso, chegou o dia de treinar novamente o grupo muscular que está se recuperando, prefira descansá-lo.

Frequência mínima
Ou seja, você pode treinar um grupo muscular apenas uma vez por semana desde que o bombardeie de exercícios com mais intensidade. Mas o ideal, de acordo com o especialista, é treinar os músculos 2 vezes por semana.

Uma coisa é certa: “Existe a recomendação de haver uma ingestão de água antes, durante e depois do treino”, garante. O mais aconselhado é “fazer sempre pequenos goles”. Dependendo do que é confortável para a pessoa, pode fazer-se “pequenas ingestões de água”, “de 20 em 20 minutos, ou de 15 em 15 minutos”, por exemplo.

A transpiração refrigera nossa pele ao evaporar. Se você secar a pele a todo instante, não vai aproveitar essa função do suor e ainda induzirá o organismo a produzir cada vez mais e mais suor. Isso fará com que o organismo comece a desidratar, pela perda excessiva de água pela transpiração.