É bom dormir depois do almoço?

Perguntado por: apereira7 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

A famosa “sesta” (ou soneca após o almoço), hábito típico da cultura espanhola e também italiana, pode fazer bem a saúde, melhorar o rendimento no trabalho e nos estudos. O sono possui efeitos reparadores e isso influencia na renovação cerebral.

O ideal é que você espace a ingestão de água em, no mínimo, 30 minutos antes e 30 minutos após cada refeição. E, para diminuir a necessidade de beber líquido ao comer, é importante adotar o hábito de se hidratar durante todo o dia, já que a hora das refeições é o pior momento para matar a sede.

Ajuda na digestão
Ao dormir do lado esquerdo, os resíduos de alimentos são movidos com mais facilidade do intestino grosso para o cólon inferior, facilitando o processo digestivo. Além disso, o organismo também aumenta a produção de enzimas pancreáticas, tornando a digestão ainda melhor.

Isso também ocorre com o sistema digestório e é por isso que se recomenda ingerir alimentos pelo menos duas horas antes de deitar. Dormir de estômago cheio pode causar indisposição, pois em vez de estar descansando, o corpo estará digerindo os alimentos.

Você pode ter má digestão e passar mal!” O medo de tomar banho depois de uma refeição está em nossa cultura há muito tempo. Mas, na grande maioria das vezes, uma ducha depois do almoço é inofensiva!

5 dicas para espantar o sono depois do almoço

  1. Coma menos. A sensação de sono é menor quando não comemos em excesso. ...
  2. Evite o carboidrato. Quando comemos carboidratos simples, sem proteínas ou gorduras adicionadas, sentimos um pico de glicemia no sangue, que logo é seguida de uma baixa. ...
  3. Beba água. ...
  4. Tome sol. ...
  5. Coma chocolate 70%

Conclusão. Beber 500ml de água de uma vez pode causar desconfortos, mas não é prejudicial para a saúde em geral. No entanto, é importante beber água ao longo do dia, em pequenas quantidades, para garantir uma hidratação adequada e evitar sobrecarregar os rins.

Fique Bem

  1. Invista em uma garrafa de água. ...
  2. Estabeleça metas. ...
  3. Beba água ao acordar e ao se deitar. ...
  4. Coma frutas e vegetais que contêm muita água. ...
  5. Considere trocar o refrigerante por água com gás e limão. ...
  6. Faça água aromatizada. ...
  7. Tenha lembretes.

Recomenda-se o consumo de doces depois do almoço e jantar justamente para evitar esses picos causados pela absorção da glicose. “Dependendo do tipo de doce, quando a pessoa ingere após grandes refeições, não há variações de insulina”, esclarece.

O que acontece com o corpo ao dormir de bruços? Quando dormimos de bruços, a coluna fica desalinhada nesta posição, pressionando a musculatura e terminações nervosas. A pessoa pode acordar no dia seguinte com dores, dormência e tensão muscular, dentre outros desconfortos.

Pensando em ajudar você a se sentir mais leve após as refeições, separamos 6 dicas para melhorar a sua digestão.

  1. Mastigue bem, devagar e não fale enquanto se alimenta. ...
  2. Equilibre sua alimentação. ...
  3. Hidrate-se bem. ...
  4. Prepare a sua comida e capriche nos temperos. ...
  5. Respeite seu organismo. ...
  6. Faça exercícios físicos regularmente.

Confira a lista de alimentos perfeitos para comer antes de dormir:

  • Banana;
  • Frutas secas;
  • Leite morno;
  • Iogurte natural com aveia;
  • Chás calmantes, como o de camomila, erva-doce e passiflora;
  • Abacate;
  • Castanhas;
  • Cereja.

Quando beber água – Apesar de não existir uma medida exata, até 30 minutos antes e 30 minutos depois da refeição é possível ingerir líquidos sem que atrapalhem a digestão. Isso significa que a hora da refeição não deve ser o momento para “matar a sede”.

Outro estudo realizado por cientistas chineses mostrou que dormir tarde aumenta as chances de insuficiência cardíaca. Os pesquisadores concluíram que para diminuir esse risco o horário mais adequado para dormir das pessoas cuja duração do sono é de 6 a 8 horas por noite é entre 22h01 e 23h00.

4. Diz a sabedoria popular que, se tomarmos banho até meia-hora depois da refeição, não sofreremos uma indigestão. Mito. Não há qualquer relação entre tempo e digestão.

Se a comida estiver bem moidinha, não demora para ser digerida. Pode-se dizer que o estômago médio comporta de 1 a 1,3 litro. Para os obesos, chega a 1,5 litro.

No entanto, não há contraindicação em tomar banho depois das refeições, pois o banho não requer nenhum esforço físico relevante.

A congestão define-se como um acúmulo de sangue tecidual. Esse acúmulo ocorre através de um processo passivo ocasionado pelo comprometimento de saída do fluxo sanguíneo venoso, ocasionando redução da drenagem venosa e distensão das veias distais, vênulas e capilares.

Mexer no celular depois de comer não faz mal. Na verdade, isto se trata de um mito que pode ter sido transmitido a fim de que as pessoas abandonem um pouco o celular, não tendo, assim, nenhum fundamento científico comprovado.

frutas cítricas

O Band Receitas conversou com a nutricionista Thaisa Leal que explicou que, nutricionalmente, as frutas cítricas são as melhores para este momento do dia. Ricas em vitamina C, as frutas cítricas são boas indicações para depois do almoço por causa da composição nutricional.

Beber água após uma grande refeição vai ajudar na digestão. Isso porque a bebida pode também prevenir a constipação, especialmente se sua refeição incluir alimentos ricos em fibras.