É bom dormir de meias?

Perguntado por: ldantas . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Na verdade, as meias podem melhorar o sono e a qualidade do sono se usadas antes de dormir, de acordo com este neurologista, que aconselha a calçar meias "30 a 90 minutos antes de ir para a cama".

É aconselhável usar meias feitas de fibras naturais tais como algodão, lã, fio… Desta forma, manteremos uma temperatura corporal correcta e reduziremos a sensação de frio, mas também favoreceremos uma transpiração adequada da pele..

Assim, com o uso das meias, é possível aliviar as dores e a sensação de pernas pesadas que costumam surgir após longos períodos em pé. Isso porque elas são capazes de diminuir o diâmetro das veias, aumentando a velocidade de deslocamento do sangue.

Desde pequenos que ouvimos que nos devemos deitar antes da meia-noite, porque essas horas são as mais regenerativas para o corpo. Para além disso, adormecer antes da meia-noite assegura energia para o próximo dia.

Olá! Não há problema em dormir com meias elásticas, mas não é necessário já que o retorno do sangue ao coração é muito mais fácil quando deitado. O uso muito prolongado das meias a noite sem trocar e sem deixar a pele respirar pode trazer o inconveniente das brotoejas.

Na prática, a meia é usada por um período que varia entre 8 e 12 horas por dia. Cabe ressaltar, no entanto, que a meia não precisa ser utilizada durante o sono. Isso porque durante esse período, a perna já esta para cima, não havendo efeito da gravidade.

E conclui: "Em condições normais, reutilizar meias não é boa ideia". Segue a VICE Portugal no Facebook, no Twitter e no Instagram.

A razão é simples de explicar: as meias mantêm os pés mais quentes. Ninguém questiona este facto, certo? Isso promove a dilatação dos vasos sanguíneos — o processo que indica ao nosso cérebro que está na hora de descansar — e o calor é redistribuído pelo corpo.

Ajudam a adormecer
Cobertores criam um microclima: uma barreira na qual a temperatura não muda muito. Colaboram para que a pele e os fatores circundantes que esfriam nosso corpo não nos afetem tanto. Assim, adormecemos mais rapidamente e temos um sono melhor e menos perturbado.

Tirar um "cochilo" à tarde, não é só prazeroso, como também traz diversos benefícios para nossa vida! Uma boa soneca faz o corpo relaxar, recuperar o ânimo e disposição, nos deixa mais criativos e produtivos, reforça o sistema imunológico e ainda pode reverter o impacto hormonal de uma noite de sono ruim.

As meias massageiam os músculos e os vasos sanguíneos das pernas e facilitam o retorno do sangue para o coração. Outra forma eficaz de auxiliar esse retorno é exercitar sempre as pernas, principalmente a panturrilha.

Embora o uso das meias seja um tratamento sintomático, elas ajudam bastante na redução dos sintomas e no controle dos desconfortos causados pelas varizes. Além disso, são utilizadas como ferramentas auxiliares após procedimentos para melhorar os resultados obtidos com eles. Mas, afinal, como elas funcionam?

Alpargatas, loafers e drivers são perfeitos para situações casuais que, de fato, dispensam as meias. Mas estar sem elas não quer dizer que você não precisa se preocupar: para evitar problemas, invista em talcos e desodorantes especiais para os pés, que barram as bactérias e ajudam a prevenir problemas.

Se necessita de acordar às 6h
Neste caso deverá recolher-se às 20h46, 22h16 ou às 23h46 – e se quiser mesmo adiar a hora do descanso então a última chamada é à 1h16.

Nerina Ramlakhan, pesquisadora e especialista em sono, explica que isso alinha as várias fases do sono – e que é importante dormir antes da meia-noite e acordar próximo do mesmo horário toda manhã, entre 7h e 8h. Ela alerta ainda que dormir demais, acima de 10 horas, traz prejuízos para a saúde mental a longo prazo.

Pesquisa sugere que melhor horário para ir dormir é entre 22h e 23h - 15/06/2022 - UOL VivaBem.

É por esse motivo que na hora de dormir deve-se usar roupas confortáveis, sejam elas pijamas ou não. Há quem prefira dormir com roupas mais antigas ou até sem elas. O importante é que a pessoa se sinta à vontade e dê liberdade para que o corpo possa se mexer durante a noite.