É bom dormir com relógio no pulso?

Perguntado por: ualmeida . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Sabemos que boa parte da terapia cognitivo-comportamental para a insônia (TCC-i) está orientada em monitorar seu tempo na cama, seu tempo acordado e seu tempo dormindo. Mas um estudo científico mostra que ficar olhando para o relógio não ajuda a estimar melhor seus números, na verdade piora.

O monitoramento de sono dos smartwatches e smartbands funciona a partir de um sensor de movimentos, o acelerômetro. A partir dos movimentos captados pelo acelerômetro, o smartwatch consegue registrar a duração e intensidade do sono.

Por isso, você não precisa dormir todas as noites com seu smartwatch, mas sim uma vez por semana ou em dias intercalados. Inclusive, seu melhor uso pode ser no momento de atividades físicas.

Historicamente os relógios se usam no braço esquerdo e até hoje a maioria dos relógios são produzidos com os botões para o lado direito, mas não significa que há uma maneira correta de se usar um relógio, devemos usar de acordo com o que nos traz conforto e principalmente o que nos faz bem.

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

Geralmente entre um e cinco anos, dependendo do tipo do relógio, suas dimensões e da quantidade da energia requerida pelas diferentes funções. Por exemplo, um cronógrafo terá um consumo de energia mais elevado do que um relógio que indica as horas e os minutos somente.

As peças do relógio mecânico são de metal e expandem ou contraem ligeiramente com mudanças de temperatura, o que influencia sua precisão. Normalmente, sob temperaturas elevadas, um relógio tende a atrasar, e sob baixas temperaturas, tende a adiantar.

Os relógios tradicionais e analógicos têm baterias que podem durar entre dois a cinco anos, dependendo da peça, suas dimensões e quantidade de energia exigida pelas diferentes funções.

5 – Se programe para acordar todo dia no mesmo horário
Nerina Ramlakhan, pesquisadora e especialista em sono, explica que isso alinha as várias fases do sono – e que é importante dormir antes da meia-noite e acordar próximo do mesmo horário toda manhã, entre 7h e 8h.

O tipo de história escolhido para a leitura antes de dormir também é importante para facilitar a chegada do sono. “Livros de ação, suspense ou que promovam sentimentos ruins devem ser evitados. O conteúdo deve ser mais leve e não provocar tensão no leitor”, explica Yonekura.

É uma lógica simples – e, de fato, o mesmo método geral é usado com frequência em pesquisas clínicas, onde os pacientes usam algo chamado sensor de actimetria para rastrear o movimento do pulso enquanto eles dormem. Os cientistas então usam algoritmos para traduzir esse movimento em padrões básicos de sono/vigília.

Você pode ter ouvido falar em algum momento da vida que o jeito certo é colocar o acessório no braço não-dominante. Ou seja, se você é destro, o acessório vai para o pulso esquerdo, e vice-versa. Essa é uma tática que funciona muito bem com modelos mais pesados, confeccionados em aço.

Em hipótese alguma você pode tomar banho com seu relógio na água quente, independente da resistência do relógio a água. A vedação dos relógios são feitas através da guarnição de borracha, e todos nós sabemos que borracha e temperatura alta não combinam.

A regra de ouro é caber um dedo entre o pulso e o relógio. Não o use apertado demais e evite as marcas e machucados. Deixe-o mais folgado do que isso. Mulheres têm a opção de usá-lo mais largo e próximo da mão (tomando o devido cuidado para ele não escorregar).

Por esses fatores históricos, os relógios foram criados para pessoas destras, sendo o braço esquerdo o jeito certo para usar o relógio. Até hoje, a maioria deles são criados para serem utilizados dessa forma.

Por que os participantes do BBB estão usando relógio? Segundo explicação divulgada nas redes sociais pelo diretor de variedades da Globo e responsável pelo BBB, José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, o uso do relógio pelos participantes nasceu do sucesso da adoção do celular nas edições anteriores.

Boninho, o diretor do reality show da Rede Globo usou seu Instagram para justificar o uso da tecnologia. Segundo o "Big Boss", o brothers estariam usando o relógio para o monitoramento físico. Ainda destacou que o acessório não transmite nenhuma informação para os confinados. "Esse é o relógio do BBB!