É bom dormir com o celular debaixo do travesseiro?

Perguntado por: rcaldeira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Dormir com o celular ao lado pode parecer uma prática inofensiva. No entanto, ela tende a expor o usuário a algumas situações desfavoráveis, incluindo riscos. A exemplo disso, é possível citar as interferências negativas na qualidade do sono, que podem levar a um cansaço constante e demora para dormir.

O prejuízo ao sono é comprovado cientificamente
Quando utilizamos algum aparelho eletrônico à noite, o nosso corpo se engana com a luz e, assim, passamos mais tempo acordados. Como o nosso corpo é diretamente influenciado pela luz e por influências externas, durma em um quarto escuro, silencioso e calmo.

prejudica a fase do sono reparador, responsável por realmente fazer você descansar. e até por limpar os traumas psicológicos. Celular cê tem que carregar ele lá no banheiro, em outro cômodo. Você tem que dormir no escuro absoluto.

Olha só: mesmo que seja bem raro, deixar o celular carregando enquanto dorme pode fazer com que ele fique muito quente, principalmente em contato com o lençol ou cobertor. Ele pode esquentar tanto ao ponto de pegar fogo!

Embora celulares emitam radiação, as ondas de rádio, de TV e de fornos micro-ondas também são consideradas formas de radiação. Em comum, estes 4 tipos são o que a ciência chama de radiação não ionizante.

E sim, a saúde do coração sente esse excesso. Segundo a American Heart Association, o tempo de uso dos smartphones tem sido associado à obesidade e problemas de saúde do coração. Além disso, com o uso intenso também pode ocasionar problemas posturais, ansiedade, insônia, entre outros.

O celular também pode provocar estresse e ansiedade, em decorrência dos conteúdos estimulantes presentes nas redes sociais, por exemplo. Portanto, se afastar do celular ao menos uma hora antes de dormir e buscar relaxar pode melhorar sua noite de sono.

Por isso, é indicado que, ao se preparar para dormir, o usuário mantenha o celular a pelo menos 15 passos de distância. A atitude vai dificultar a consulta ao aparelho.

Eu sei que dar aquela checada no seu smartphone antes de dormir é uma rotina muitas vezes importante e necessária, mas se você quer ter mais qualidade no seu sono deixar seu celular e outros aparelhos eletrônicos de lado e relaxar é muito importante!

A ciência responde
Segundo os estudos, tirar ou deixar o carregador no smartphone quando a carga completa 100% não tem impacto nenhum no aparelho em si.

Você se sente ansioso, pensa que está incomunicável, pode começar a suar, ter taquicardia, e até sentir tremores. Essas sensações, juntas ou isoladas, são mais comuns do que a gente imagina. E a esse medo de ficar incomunicável pela falta do celular, e todas as sensações que ele causa, se dá o nome de nomofobia.

Essa palavra significa o medo irracional de ficar sem o seu celular ou ser impedido de usá-lo por algum motivo, como ausência de conexão à internet ou bateria fraca.

Sim, você pode deixar o seu celular carregando a noite toda sem prejudicar a bateria do aparelho.

Um dos principais perigos é o superaquecimento do aparelho. O professor explica que quando o celular está carregando e utilizamos recursos ou aplicativos, há um aumento na demanda de processamento e, consequentemente, um maior consumo de energia.