É bom demais ou de mais?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Se a intensão é dizer que há muita gente ou superlotação de pessoas a forma a ser empregada será “de mais”, pois apresenta sentido de quantidade. No entanto, se o sentido da frase é de pessoas extraordinárias ou pessoas incríveis, nesse caso a forma certa é “pessoas demais”.

Bom demais: um elogio que indica que uma coisa é muito boa. Ex: Estou desconfiada porque ele é perfeito, é bom demais para ser verdade.

A forma correta de escrita da expressão é nada de mais, escrita de forma separada. A expressão nada de mais é utilizada para indicar que nada está ocorrendo fora do que é considerado normal, ou seja, que nada está sendo feito acima da medida ou intensidade habitual.

Estou cansado demais ou de mais: qual o certo? Como "demais" junto é um advérbio de intensidade e significa muito, algo "mais do que o normal", o correto é escrever "estou cansado demais", uma vez que a expressão quer dizer que a pessoa está muito cansada, bastante cansada.

Quando usar demais? A palavra demais, escrita tudo junto, é considerada um advérbio de intensidade. Assim, tem a capacidade de intensificar um verbo, um adjetivo ou um advérbio. Nesse caso, demais significa algo em demasia e exprime excesso.

De forma excessiva: 1 excessivamente, sobejamente, demais, imenso, muito, sobremaneira, sobremodo, assaz, bastante, deveras, sobreposse, imensamente, exageradamente, em demasia, desmedidamente.

O correto é "te amo demais".

Advérbio de intensidade
Comi demais no jantar e não aguento a sobremesa. Agora é tarde demais para voltar atrás.

pronome indefinido plural Quando usado como substantivo, aqueles que restam; os que sobram: o professor deve sair, os demais permanecem.

„muito além da conta“= sem limites/ mais do que o normal/ demais. @suko significa que ama mais do que aquela pessoa possa imaginar.

Estava bom demais para ser verdade. Quando a esmola é demais o santo desconfia. As frases acima nos dizem que tudo que é bom precede o ruim. Engolimo-nas como se fossem verdades absolutas.

1. No demais. É uma expressão de coesão textual, o mesmo que "além disso". No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na forca do seu poder.

O uso mais comum que se faz de “embaixo” é como advérbio de lugar. Nesse caso, a grafia correta é embaixo, ou seja, junto. Há algumas situações em que a palavra “baixo” é usada como adjetivo e poderá ser precedida da preposição “em”, dando origem a em baixo com grafia separada.

Aonde ou onde: Qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Em primeiro lugar, vamos direto ao ponto: somente a forma “de novo” é correta. Desse modo, a utilização da palavra “denovo” é incorreta e, assim, não deve ser empregada.

Quando se usa mal e mau? “Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito.

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

A forma mais comum de usar “mais” é como advérbio de intensidade, mas existem outras opções. Esta palavra pode receber classificações variadas a depender do contexto da oração. E assumir a forma de um substantivo, pronome indefinido, advérbio de intensidade, preposição ou conjunção.

Em cima é uma locução adverbial de posição com significado de: no topo, no alto ou no cume — oposto de embaixo. Exemplo: “o livro está em cima da mesa”. Enquanto encima é uma conjugação do verbo encimar, com significado de colocar em cima ou elevar. Como: “a funcionária foi encimada gerente do restaurante”.