É bom dar ovo pro gato?

Perguntado por: uramos . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Sim, os gatos podem comer ovos porque esse alimento é uma fonte de vitaminas e nutrientes com fácil digestão e absorção. Além disso, não possuem altos níveis de gordura, com carboidrato e açúcar na quantidade certa. Com tudo isso, é claro que um ovinho deixa o seu pet cheio de energia e feliz!

Realmente gato pode comer ovo cru? Os gatos apresentam o pH do estômago extremamente ácido, o que impede a proliferação da bactéria Salmonella no organismo de nossos gatinhos. Portanto, a ocorrência comum de infecções em nós humanos é descartada quando o gato como ovo cru.

Então, seu gato pode comer ovo cozido com ou sem casca. A parte da gema está permitida também, aliás, é uma das áreas favoritas do ovo para os gatos. Eles adoram o sabor e vão aproveitá-la muito bem. Na gema, estão presentes muitas vitaminas, como as do complexo B, que vão proporcionar muito bem-estar ao pet.

O ideal é que os alimentos macios e úmidos tenham a concentração de vitaminas e minerais que seu gatinho precisa para recuperar-se mais rápido. Neste sentido, a alimentação natural aparece como uma boa opção por ser ter componentes capazes de fortalecer a imunidade dos pets.

Dá uma olhada!

  • Frango. Os gatos precisam de nutrientes que vêm da proteína animal, por isso a carne de frango é super bem-vinda. ...
  • Peixe. Sim, gatos podem comer peixe! ...
  • Fígado. O fígado não é um alimento saudável só para os humanos, não! ...
  • Maçã A maçã é rica em vitaminas B, C e E. ...
  • Brócolis. ...
  • Melancia.

Sete alimentos que seu gato não deve comer

  1. Leite, queijo e outros produtos lácteos. Muitos de nós crescemos com a imagem de gatinhos bebendo leite ou mingau em desenhos animados ou livros ilustrados. ...
  2. Chocolate. ...
  3. Ovos, carne ou peixe cru. ...
  4. Ração para cachorro. ...
  5. Pão e fermento. ...
  6. Atum. ...
  7. Cebola e alho.

Atum, sardinha e peixes enlatados
Apesar de os felinos serem grandes fãs dos pescados, o Dr. Bruno explica que qualquer produto processado pode fazer mal aos pets. “Eles possuem uma quantidade muito alta de sódio. Além disso, muitos são temperados, o que é péssimo para o organismo dos gatos”, comenta.

Dicas úteis para introduzir alimentação natural para gatos

  1. 1- Inicie a introdução alimentar ainda filhote. ...
  2. 2- Forneça o novo alimento de maneira individualizada. ...
  3. 3- Umedeça a ração seca. ...
  4. 4- Misture ração úmida com ração seca. ...
  5. 5- Ofereça somente a alimentação natural.

Como citado, não é recomendado adicionar ovo cru na ração do cachorro.

Alimentação felina
De acordo com especialistas, o ideal é que o tutor ofereça ração para os bichanos de 2 a 3 vezes ao longo do dia. Apesar disso, aqueles gatinhos que não possuem tendência à obesidade podem ter o alimento livremente à disposição.

O ideal é incluir alimentos como brócolis, abobrinha, cenoura, etc. Vitaminas e minerais: encontradas, principalmente, em carnes e vísceras (fígado, baço, rim, moela e coração de frango, pâncreas e outros). As vísceras são excelentes oxidantes para os gatos e contam com taurina e carnitina.

Bichanos são carnívoros Por isso, o gosto salgado é o mais atraente para o pet; Gatos não sentem o doce. Como não faz parte de sua dieta, sentir este gosto seria de pouca utilidade, Sentir o amargo e o azedo auxiliam o pet a perceber quando um alimento pode ser venenoso ou estar estragado.

Muita gente também pode se questionar se gato pode comer carne moída. Aqui, a mesma regra se aplica. É liberado, sim, oferecer carne moída aos gatinhos, desde que ela esteja cozida. Outra alternativa para o consumo seguro de carnes para os gatos é prepará-las grelhadas — também sem adição de temperos ou gorduras.

De jeito nenhum. Na verdade, o leite de vaca, cabra ou derivados é altamente contraindicado e jamais deve ser uma opção a ser considerada na alimentação dos gatos.