É bom cortar a unha com fungo?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

Arrancar uma unha não resolve o problema da micose, pois o fungo se aloja abaixo da unha, na área chamada de leito ungueal. Portanto, retirar a unha, simplesmente, não leva à cura e não é uma modalidade de tratamento. O único tratamento possível para uma micose instalada é utilizar medicamentos antifúngicos.

A micose de unha pode ser tratada com antifúngicos em forma de comprimidos, prescritos pelo dermatologista, como o Fluconazol ou o Itraconazol, ou através da aplicação de uma pomada ou esmalte diretamente na unha, como o Loceryl, a Micolamina ou o Fungirox, por exemplo.

Misture bicarbonato de sódio e água até que forme uma pasta. Utilize um algodão para aplicar sobre toda a unha e embaixo também (para que a mistura entre em contato com a pele). Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, seque bem.

A duração do tratamento completo para eliminar micose de unha varia em média de seis meses a um ano, pois depende do crescimento das unhas, que é um processo lento. É fundamental que a pessoa não abandone o tratamento no meio, pois o problema pode recorrer.

Para unhas engrossadas pela micose, vc deverá lixar em formas circular com delicadeza e superficialmenteTODA VEZ QUE FOR PASSAR O ESMALTE. Para UNHAS FINAS contaminadas, fazer o procedimento de lixar APENAS 1 vez por mês.

A dipirona não funciona para tratar a micose de unha. A única forma realmente eficaz e definitiva de tratar micose na unha é com o uso de medicamentos antifúngicos, que devem ser indicados e orientados por um dermatologista.

As unhas quando acometidas por fungos, quase sempre se apresentam ocas; Porém outras situações podem gerar este acometimento, como por exemplo a manipulação constante das unhas. Procure um PODOLOGISTA , marque sua consulta.

O diagnóstico preciso depende de exames complementares: a cultura permite o diagnóstico de certeza, porque recuperamos o fungo presente na unha, através do cultivo de um pedaço dela, em laboratório. As alterações mais frequentes são a unha oca e um espessamento da pele que fica abaixo dela.

A micose de unha, conhecida como onicomicose, é causada principalmente por dermatófitos, os mesmos fungos responsáveis pelo frieira ou pé de atleta. O fungo da unha do pé é o mais difícil de curar de todas as infecções por fungos.

Essa pigmentação acontece pelo aumento na produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Isso acontece na raiz da unha, a chamada matriz ungueal, estrutura interna localizada na base da unha”, explica o Dr.

A principal causa da micose na unha é o contágio por diversos tipos de fungos, que provocam a infecção. Entretanto, os ambientes quentes e úmidos, como piscinas, saunas, vestiários e outros, formam condições ideais para que fungos se alojem.

Comprimidos: terbinafina e itraconazol

  • Terbinafina deve ser considerada como tratamento de primeira linha para fungos dermatófitos. ...
  • Itraconazol é eficaz no tratamento de dermatófitos também; é útil para o tratamento de outros fungos, como leveduras. ...
  • O fluconazol pode ser eficaz para infecções fúngicas cândida.

Três grupos distintos de fungos costumam causar a onicomicose:

  • Fungos dermatófitos (60 a 70% dos casos).
  • Fungos não-dermatófitos (20 a 30% dos casos).
  • Leveduras (10% dos casos).

Quase metade das pessoas infectadas morre em 90 dias, segundo o CDC.

Loceryl Esmalte é um antifúngico tópico para tratar micose na unha (onicomicoses). Contém amorolfina, um ingrediente que atua na eliminação dos fungos causadores da infecção.

Com quanto tempo desaparece uma micose após o início do tratamento? Existem micoses superficiais e profundas, dependendo do caso o tratamento pode variar de 15 dias até mesmo anos. A melhor opção é procurar um Dermatologista para esclarecer!

O uso de esmaltes não atrapalha o tratamento das micoses
Mito: o esmalte impermeabiliza a unha e dificulta a penetração do medicamento.