É bom correr à noite?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Por outro lado, à noite, os músculos e articulações estão mais preparados para suportar o esforço físico. “Se o objetivo é melhorar o rendimento nos treinos, por exemplo, as corridas outdoor favorecem a melhora da técnica e o rendimento para provas mais longas.

Além do gasto calórico, treinar de manhã também reduz o apetite e ajuda a regular o sono, pois o corpo vai ter utilizado a energia de forma gradual, então também pode ter uma queda na insônia ao correr cedo. Para aqueles que costumam ficar cansados ao longo do dia, esse horário vai ajudar no ânimo para as tarefas.

6 dicas de segurança para correr a noite sem riscos

  1. Corra em grupo. Andar sozinho pode ser perigoso em determinados locais e horários. ...
  2. Escolha o vestuário adequado. ...
  3. Correr a noite: apenas na contramão. ...
  4. Quer correr com música? ...
  5. Evite levar aparelhos eletrônicos para correr na rua. ...
  6. Vá a lugares mais movimentados.

A sensação de bem-estar, proporcionada pela liberação de endorfina, após um treino matinal, pode melhorar a disposição para enfrentar o resto do dia. Por outro lado, à noite, os músculos e articulações estão mais preparados para suportar o esforço físico.

Segundo especialistas, expor o corpo ao mesmo tipo de exercício por vários dias seguidos e sem um período adequado de descanso não está entre as recomendações para um programa de treinamento saudável. Por isso, correr todos os dias, sem intercalar com outras atividades, pode, a médio ou longo prazo, provocar lesões.

Independente da aptidão física do corredor, variar na intensidade pode acelerar a queima de gordura. Por exemplo, para cada 3 minutos de caminhada, 1 minuto de corrida. Ou para 4 minutos de caminhada, 2 minutos de corrida. Aproximadamente 300 calorias podem ser queimadas em 30 minutos de atividades aeróbicas.

Por isso, confira a seguir algumas dicas valiosas para saber o jeito certo de correr, de forma saudável, claro.

  1. Melhore a postura ao correr. ...
  2. Respeite seus limites. ...
  3. Não curve seus ombros. ...
  4. Respire corretamente. ...
  5. O movimentos dos braços faz diferença.

O treino em jejum pode trazer algumas adaptações fisiológicas positivas, mas que também são possíveis de outras maneiras. A corrida é um exercício classificado como aeróbico, no qual são aplicados estímulos sistêmicos com objetivo de gerar adaptações cardiorrespiratórias e de resistência.

Resumindo, se deseja atingir o seu objetivo de perder peso, saiba que fazer apenas uma corrida entre 30 a 45 minutos, 3 ou 4 vezes por semana, e seguir uma boa alimentação, irá começar a vencer esta batalha contra a balança.

Pré-treino
A banana, a aveia, os cereais integrais, o pão integral e as raízes, como a batata doce ou aipim, são boas opções para serem ingeridas antes de encarar uma corrida.

Mas, você sabia que a prática pode contribuir em vários aspectos? Em primeiro lugar, uma das principais vantagens de correr duas vezes ao dia é melhorar o tempo de recuperação. Se você optar por uma corrida leve de manhã, ficará mais ativo para mais uma sessão à tarde.

Os alimentos conhecidos como carboidratos complexos são os melhores para serem ingeridos antes de correr, porque possuem baixo ou moderado índice glicêmico e uma formação química mais complexa que dificulta o processo digestivo, fazendo com que a taxa de glicemia no sangue suba aos poucos.

Fazer exercícios físicos regularmente, independente do horário, é fundamental para manter em dia a saúde física e mental. Entretanto, um novo estudo acaba de revelar que, para quem quer emagrecer, o ideal é ir à academia à tarde ou à noite, em vez de pela manhã.

A análise publicada na Scientific Reports, publicação do periódico Nature, revelou que correr 10 minutos por dia, em uma intensidade moderada, já é o suficiente para aumentar o fluxo sanguíneo local no córtex pré-frontal bilateral.