É bom contar os sonhos?

Perguntado por: rcapelo . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Saiba que ter essa vontade de falar sobre os nossos sonhos é uma construção social. É como se o nosso cérebro acreditasse nisso que você está falando como algo real, mas a realidade é o oposto disso. Essa sensação de estar mais perto de realizar as nossas metas, dará menos gás nas nossas ações futuras.

Lembrar o sonho – seja ele bom ou ruim – vai nos ajudar a estar em contato com nossos processos internos cognitivos e emocionais, ajudando, assim, a organizar nossa vida. Quando temos pesadelos recorrentes, podemos achar que está relacionado ao que vivemos em determinado dia, mas ele pode dizer muito mais do que isso.

Dez maneiras de vencer pesadelos e dormir melhor

  1. Estabeleça uma rotina de sono. Crie uma rotina noturna para melhorar a qualidade do seu sono e reduzir os pesadelos. ...
  2. Não coma antes de dormir. ...
  3. Pratique atividades que aliviem o estresse. ...
  4. Registre suas preocupações. ...
  5. Não assista ou leia conteúdo assustador antes de dormir.

De modo geral, não há um "prazo" ou "data" para a interpretação de um sonho, seja ele premonitório ou não. O mais importante é observar os fatos do seu dia-a-dia com atenção, pois é muito comum o fato concretizado passar desapercebido.

“A gente não tem até hoje na literatura descrito o porquê da gente sonhar, para que servem os sonhos. O que a gente pode dizer é que eles são um processamento do cérebro de reorganização das imagens, das informações obtidas durante o nosso dia a dia”, explica a dra. Monica.

Os sonhos são uma maneira excelente por meio da qual Deus derrama profecias pelo mundo. Ouvi bem – disse ele – o que vou dizer: Se há entre vós um profeta, eu lhe aparecerei em visão; eu, o Senhor, é em sonho que lhe falarei (Números 12,6).

- O quarto é mais raro, são os chamados de 'grandes sonhos'. Eles servem de orientação para toda uma fase da vida da pessoa e incluem os sonhos de infância e também os decisivos. Na opinião da psicanalista, eles não são comuns, mas são bem possíveis.

Em um sonho lúcido é possível perceber que se está sonhando enquanto o sonho ainda está acontecendo, o que torna possível que o sonhador tenha experiências sensoriais mais vívidas do que costuma ter em sonhos comuns, não lúcidos.

O problema mesmo é lembrar dos sonhos. Nem todas as manhãs nós acordamos lembrando do que sonhamos e isso é completamente normal. Mas de vez em quando a gente consegue até recordar os detalhes e contar para outras pessoas. Existem até mesmo pessoas que têm mais capacidade de lembrar dos sonhos do que outras.

“Os sonhos recorrentes são mais prováveis de serem sobre experiências de vida muito profundas ou apenas problemas de lógica de caráter que são garantidos para se repetir na vida desperta porque eles são parte de você, em vez de um evento único”, disse a pesquisadora de sonhos Deirdre Barrett, professor de psicologia no ...

Na maioria das vezes os sonhos estão relacionados com os acontecimentos diários das pessoas. Dessa forma, se você dorme bem e tem um sono de qualidade, o mais habitual é que não se lembre dos sonhos porque nós só lembramos deles quando somos acordados, principalmente, durante o sono REM.

O especialista explica que nosso cérebro tenta nos proteger de alguns sentimentos considerados perigosos, deixando-os “presos” no inconsciente. Enquanto dormimos, a “porta” que divide a parte consciente da inconsciente se abre e, é a partir desse encontro que os sonhos e pesadelos são formados.

Por isso, se não conseguir adormecer, tente fazer algo relaxante, assim vai acalmar o seu corpo e mente. Por isso, o aconselhado é exercícios de respiração, meditação, ioga ou até desenhar.

Ter pesadelos de vez em quando é normal e pode estar associado a estresse, ansiedade, algum trauma, má higiene do sono ou medicamentos. Sonhar com coisas ruins pode provocar uma série de situações desagradáveis e hoje vamos entender um pouco mais sobre os pesadelos!

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.

acreditar e persistir para realizá-los eles sempre. estarão vivos. Não desista dos seus sonhos, pois.

#9 – Não dá para ler ou ver as horas dentro de um sonho
Por algum motivo, não é possível ler ou ver as horas durante um sonho. Muitos adeptos do “Sonho Lúcido” dizem que tentam ler algo ou ver as horas em um sonho como maneira de despertar.

Quando sonhamos, nosso cérebro tenta resolver os problemas que nos ocupam durante o dia. Dormir pode ser a solução para um problema que não conseguimos resolver. Além disso, um sonho pode ser um reflexo fiel ou, na maioria dos casos, simbólico do que ocupa a nossa mente, de nossos medos e de nossos desejos.

O REM é o último estágio do ciclo do sono, que dura cerca de 20 minutos cada e é nele que os sonhos acontecem. Nesse momento nosso batimento cardíaco acelera e ocorrem as chamadas “paralisias do sono”, pois o cérebro bloqueia os neurônios motores para que o corpo não reproduza os movimentos ocorridos nos sonhos.