É bom comer tomate todo dia?

Perguntado por: usubtil6 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Por conter muito ácido úrico, os tomates podem ser prejudiciais à saúde. O tomate ( Solanum lycopersicum) é uma fruta que combina com praticamente com todas as refeições. Seus benefícios são tantos que você pode comer tomate todos os dias, crus ou cozidos, sem exagerar, é claro.

O consumo regular de tomate ajuda a prevenir a constipação e a diarreia. Não podemos esquecer que este é um alimento purificador e desintoxicante. Além disso, devido ao seu rico teor em fibras, estimula o peristaltismo dos músculos digestivos e também a liberação de sucos gástricos.

Uma pesquisa feita com tomates revelou que consumir a fruta todos os dias pode inibir a produção de uma enzima importante para o organismo humano, por agir no sistema nervoso central.

Como tocamos no assunto da acidez do tomate, é importante explicar que ele deve ser evitado em alguns casos, como por quem sofre de gastrite. Por ser um alimento muito ácido, o tomate realmente pode piorar as crises e causar desconforto em que sofre com a doença, sendo aconselhável não consumir.

Melhor horário: café da manhã
Os ácidos encontrados no tomate facilitam o processo de digestão e regulam o funcionamento do estômago e do pâncreas.

Coma tomate frequentemente
Já que o tomate tem grande quantidade de água e poucas calorias, comê-lo frequentemente pode te ajudar a se sentir cheio e a não adicionar calorias extra.

Pode ser servido cru em saladas, assado (tomate seco ou recheado), refogado para diferentes tipos de recheios, como molho, sopa e até mesmo como suco. Mas, as qualidades do tomate não param na gastronomia, o fruto é um grande aliado na dieta e ajuda a prevenir diversos tipos de doenças, inclusive o câncer de próstata.

Vai bem na salada, no molho, na sopa e até no suco. O tomate está presente em quase todas as mesas brasileiras. Além de versátil na cozinha, o fruto também é rico em muitos nutrientes que ajudam tanto na saúde da pele como na prevenção de alguns tipos de câncer.

Os tomates contêm uma variedade de vitaminas e nutrientes para a pele. É rico em licopeno, um antioxidante encontrado no tomate, que ajuda a reparar a pele danificada e restaurar seu brilho natural.

Entenda: a fruta (o tomate é fruta! é pesada para o sistema digestivo, o que é uma péssima ideia para poucas horas antes de dormir. Para quem não sabe, o tomate é conhecido por causar refluxo ácido.

O tomate é rico em licopeno, substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer. Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, o consumo regular da fruta diminui o risco de câncer de próstata.

Claro que o tomate também ajuda as madeixas a brilharem com saúde! Após lavar seu cabelo com seu shampoo de costume, despeje o suco de tomate pelos fios e deixe agir por cerca de 5 minutos. É uma super hidratação que vai deixar seu cabelo brilhante, sedoso e nutrido.

Já no segundo ponto, o ideal é comer tomate com casca! A casca do tomate é rica em licopeno. É o licopeno que deixa essa cor avermelhada na fruta e é ele também que combate e reduz o dano dos radicais livres, ótimo para combater doenças.

Os pacientes podem comer tomate sem medo. A fruta só é contraindicada quando o nível de potássio está muito alto no sangue do paciente. Comer tomates e vegetais com sementes em quantidades normais não tem nenhum papel em causar cálculos renais.

Se consumido cru, o processo de digestão não consegue obter todos esses nutrientes. Por isso o melhor é cozinhar ou processar e preparar o molho, o que irá romper as paredes celulares e tornar o grupo dos carotenoides mais disponíveis ao organismo.

A solanina é um alcaloide tóxico que age como um mecanismo de defesa da planta contra predadores. Porém, para nós, o consumo excessivo de solanina pode causar efeitos adversos como diarreias, vômitos e problemas gastrointestinais.

De acordo com o site Serious Eats, focado em gastronomia, o segredo está no fato de que o sal desencadeia a osmose, puxando o suco do tomate para fora de suas células. Esses sucos são predominantemente compostos de água, e uma reclamação comum sobre tomates estragados é que eles têm um sabor muito aguado.