É bom comer pipoca à noite?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Os hidratos de carbono em pipoca sem gordura ajudam a trazer o aminoácido triptofano em seu cérebro, que é usado para produzir serotonina, que ajuda a dormir. Como comer uma refeição pesada dentro de duas horas antes de se deitar pode mantê-lo acordado, pipoca de baixa caloria é um lanche ideal para o fim da noite.

A recomendação de 4 anos é pelo fato de a pipoca ser fácil de se engasgar! Segundo eles, em média, uma criança morre a cada 5 dias nos EUA por causa de engasgos com comida.

Por ser rica em polifenóis - antioxidantes que inibem a ação dos radicais livres, cuja ação causa o envelhecimento celular - a pipoca ajuda a reduzir o envelhecimento precoce e o risco de ter doenças cardíacas. É melhor fazer a pipoca sem usar óleo, pois ele elimina as propriedades antioxidantes (e agrega calorias).

Os hidratos de carbono em pipoca sem gordura ajudam a trazer o aminoácido triptofano em seu cérebro, que é usado para produzir serotonina, que ajuda a dormir. Como comer uma refeição pesada dentro de duas horas antes de se deitar pode mantê-lo acordado, pipoca de baixa caloria é um lanche ideal para o fim da noite.

Comer pipoca todo dia faz mal? O ideal é sempre variar a alimentação, mas se a pipoca for feita sem óleo ou sal e consumida moderadamente (umas 2, 3 xícaras por dia), como um dos lanches intermediários, não há problema algum.

Como fazer a pipoca saudável
Outra opção saudável de fazer uma pipoca saudável é colocar os grãos de milho para estourarem no micro-ondas, dentro de um saco de papel com a boca fechada, sem precisar adicionar nenhum tipo de gordura.

Pegue sua poltrona e dê o play!

  • Pipoca com Guaraná: Um combo imbatível. ...
  • Pipoca com cerveja ou vinho: um ótimo aperitivo para sua bebida. ...
  • Pipoca com Chimarrão: uma barbaridade de sabor. ...
  • Pipoca com chá: Saúde e bem-estar com um toque de diversão. ...
  • Receita de Drink de Pipoca.

Um estudo francês demonstrou que fazer a pipoca apenas com ar quente é a forma mais adequada para quem visa saúde e bem-estar. Para isso, basta colocar os grãos em uma assadeira no forno a 180ºC e esperar que explodam.

A pipoca é uma fonte de vitaminas do complexo B, um grupo de micronutrientes que participa de diversas funções no organismo, inclusive do bom funcionamento do sistema nervoso.

Não, a pipoca não engorda. Ela é um alimento com teor calórico considerável, entretanto, possui também uma boa quantidade de fibras, o que faz da pipoca uma fonte de carboidratos de baixo IG, isto é, as chances de sua energia ser convertida em gordura são baixas.

A pipoca pode ser uma opção saudável e com poucas calorias para quem quer perder peso. Uma xícara do alimento já estourado contém apenas cerca de 30 calorias, o que o torna uma opção muito mais leve do que outras opções de snack, como batatas fritas ou salgadinhos.

Benefícios da pipoca

  1. 1- Auxilia no combate ao envelhecimento. A pipoca é uma rica fonte de polifenóis, micronutrientes que possuem função antioxidante no organismo. ...
  2. 2 – Ajuda a prevenir o câncer. ...
  3. 3 – Promove sensação de saciedade. ...
  4. 4 – É rica em vitaminas do complexo B. ...
  5. 5 – Possui manganês e magnésio.

A pipoca preparada na panela está liberada para quem está com o colesterol elevado, desde que seja com pouca gordura e sal, sem manteiga ou açúcar. O alimento possui poucas calorias e suas fibras prolongam a sensação de saciedade.

Antes de dormir, chás naturais, torradas e frutas são importantes. Aveia ou cereais integrais também são uma boa opção, pois contêm substâncias relacionadas diretamente com o sono reparador.

A pipoca também é rica em triptofano e, por isso, é um excelente indutor do sono.

De acordo com dados apontados pela Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), uma porção de 100 g de pipoca feita com óleo de soja e sem a adição de sal tem, em média, 448 kcal.

Cafeína. Alimentos e bebidas com cafeína em sua composição, como café, refrigerante, chá mate, chá preto e chocolate são considerados estimulantes, pois a cafeína estimula o Sistema Nervoso Central e inibe a produção da Adenosina, hormônio responsável pela regulação do sono juntamente com a Melatonina.

Se você está com dificuldade para dormir, a culpa pode ser da sua dieta. Conheça seis alimentos que tiram o sono

  • Cafeína. 2.2.
  • Carne vermelha. 2.3.
  • Sobremesas açucaradas. 2.4.
  • Pimenta. 2.5.
  • Álcool. 2.6.

O que recomendamos é optar por alimentos saudáveis, priorizar o consumo de proteínas (ovos, queijos, atum, peixes, carne, frango, tofu, grão de bico e feijão), carboidratos (tapioca, pães integrais, batata, batata doce, mandioca, arroz integral, macarrão integral e frutas) e gorduras boas (azeite, abacate e castanhas).

Pipoca é um carboidrato e contém fibras, mas se você apresenta esteatose hepática e necessita perder peso poderá comer com moderação e sem adição de manteiga e açúcar.

“Eu sou do candomblé e o meu Xangô segue uma linha branca e tudo que deve ser oferecido a ele não pode ser preparado com azeite de dendê, mas sim com azeite doce. Também tem o fato de pipoca nem ser comida de Xangô.”.