É bom comer ovo após o treino?

Perguntado por: nquaresma . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

O ovo é uma excelente fonte de proteína, enquanto o pão é o carboidrato da refeição. Prefira a versão integral, que tem mais fibras (mais saciedade e auxilia no bom para o funcionamento do intestino). Escolha duas fatias de pão de forma integral e 2 ovos.

Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que a ingestão integral do ovo (clara+gema), mantendo proporções de 1.8g de proteína por kg de peso, é mais eficiente na hora de aumentar a massa muscular.

Barato e acessível, o ovo é uma das melhores formas de ganhar músculos. É um alimento indispensável para quem treina. Isso porque ele tem alta digestibilidade e é uma ótima fonte de proteínas, que são essenciais para o aumento da musculatura.

Quem malha pode comer pão com ovo? É claro que sim! O ovo é uma ótima fonte de proteína, enquanto o pão é rico em carboidratos. Juntos, eles são uma ótima opção de pré ou pós-treino, ajudando tanto na recuperação e na construção dos seus músculos quanto na obtenção de energia para pegar pesado na hora de treinar.

Os carboidratos são a maneira mais eficiente de fazer essa reposição. Por isso, valorize o consumo de uma fonte leve desse nutriente – pães integrais, massas e frutas são ótimas opções – combinada com sua proteína favorita.

Cansaço constante: apesar de o cansaço estar relacionado com vários fatores, a falta de alimentação depois do treino pode gerar fadiga; Dificuldade para definir os músculos: assim como o pré-treino, o pós-treino é fundamental para ganhar massa muscular.

Composta basicamente por água e carboidratos, a banana é uma ótima fonte de energia que pode ser utilizada durante o treino ou no período de recuperação. Além disso, as grandes quantidades de potássio ajudam na contração muscular e evitam as temidas câimbras.

Com uma unidade recomendada por dia, a banana é um dos alimentos para ganhar massa muscular, pois é rica em potássio, mineral muito importante, que participa da produção de glicogênio, responsável pela reserva de energia do músculo.

No geral, não existe um consenso de quantos ovos podem ser consumidos por dia. Mas, tenha certeza de que cerca de 3 unidades diárias não geram nenhuma consequência negativa. Inclusive, atletas de alto desempenho podem ultrapassar essa quantidade. Sendo assim, não há perigo algum em comer ovos todos os dias.

A banana é uma ótima opção, pois ainda tem potássio, mineral que participa da produção de glicogênio (reserva de energia do músculo). Quanto e quando consumir: uma banana por dia, antes ou após o treino, quando deve ser associada a uma proteína (iogurte, queijo).

Porque o consumo de ovos pela manhã pode ajudar a aumentar o gasto calórico e a queima de gordura corporal. Os ovos apresentam um efeito térmico maior que o carboidrato, por exemplo.

Ovo mexido x ovo cozido: qual é melhor? Analisando friamente, é possível dizer que, por ter um preparo simples, o ovo cozido é a opção mais saudável e menos calórica, uma vez que só precisa de água. Além disso, não contém gorduras prejudiciais à saúde, que estão presentes nas frituras.

“Dessa forma, se o pós-treino for o jantar, consumir carnes, ovos ou peixes combinados a arroz, batata ou pão, por exemplo. Se o pós-treino for apenas um lanche, uma dose de whey pode ser uma opção, ou ainda, uma vitamina de fruta com leite ou iogurte”, indica a profissional.

O leite após os exercícios ajuda na reidratação, na melhora da percepção da dor e no equilíbrio energético.

De modo geral, os ultraprocessados, embutidos, ricos em gorduras trans e com açúcar em excesso, devem ser evitados independente da prática de exercício ou não.

Depois do treino, o café aumenta o transporte de açúcares para dentro do músculo. Além disso, a cafeína auxilia na recuperação muscular, te deixando mais preparado(a) para o próximo treino. E é claro, procure sempre um nutricionista para te guiar no consumo do café em seu pós-treino.

Pré-exercício, o doce ajuda a dar ânimo e energia; pós-treino auxilia na recuperação do glicogênio muscular. “Antes da prática de uma atividade física dará ao organismo a possibilidade de queimar essas calorias”, diz o nutrólogo e fundador do Instituto de Medicina Integrada, Health4Life, Mohamad Barakat.

Quando o objetivo principal é o ganho de massa muscular, para a recuperar o músculo e estimular a hipertrofia, é indicado que o pós-treino seja feito no máximo 45 minutos após o treino, devendo ser rico em proteínas e carboidratos, além de hidratação adequada.

5 coisas que você deve evitar no pós treino!

  1. Não se alongar. ...
  2. Ficar sem beber água. ...
  3. Comer alimentos pesados e gordurosos. ...
  4. Ingerir bebidas alcoólicas. ...
  5. Não dormir bem.

Sentar ou deitar assim que terminar seus exercícios também não é uma boa ideia. Pois quando isso acontece, seu sangue se acumula, dificultando a recuperação. Diante disso, tente não parar totalmente, e mantenha seu corpo em movimento, nem que seja ficar em pé por 30 minutos.

Consumir uma refeição pós-treino é ideal para reparar e construir massa muscular, ou para preservar os músculos durante um déficit calórico. Não consumir uma refeição com proteínas e carboidratos após o treino significa que você pode perder alguns benefícios adquiridos durante o pós-treino (janela de treino).