E bom comer melancia à noite?

Perguntado por: rconceicao3 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Do ponto de vista nutricional, não há mal algum em comer melancia à noite. Muito pelo contrário, essa é uma fruta altamente nutritiva, com diversas vitaminas e minerais indispensáveis. Para quem pratica atividade física, por exemplo, a melancia é uma poderosa aliada da boa performance, já que é rica em potássio.

A nutricionista explica ainda que a melancia pode ser ingerida mais de uma vez ao dia, é bom evitar apenas comer a fruta à noite após as refeições porque pode ser indigesta.

A melancia é rica em água, o que permite que a fruta seja um ótimo lanche noturno devido à baixa quantidade de calorias. Além disso, a melancia é uma fruta nutritiva e deliciosa. Se ela estiver bem madura, a vontade de comer doce vai desaparecer o que garante uma boa noite de sono.

Maçã e kiwi aparecem na lista da nutricionista Gabriela Cilla

  • Maçã
  • Uva.
  • Abacate.
  • Kiwi.
  • Banana.

Por ser rica em vitamina C e A, atua como um excelente antioxidante para o corpo, favorecendo o fortalecimento do sistema imunológico na prevenção de doenças. Ela ainda possui cálcio, fósforo, magnésio, potássio.

Veja os alimentos a serem evitados antes de dormir:
Carne vermelha; Massas gordurosas (pizza, macarronada); Frituras em geral (batata-frita, salgadinho, pastel); Pratos pesados, de digestão longa (lasanha, feijoada).

Procure comer alimentos que contenham melatonina - o hormônio do sono - ou magnésio, que ajuda no relaxamento. Como por exemplo: mel, aveia, banana, iogurte, leite, nozes, amendoim, ovos, uva, semente de abóbora, abacate e chás relaxantes.

Para analisar os efeitos da fruta no organismo, os especialistas usaram suco natural de melancia. O grupo de atletas que ingeriu a bebida demonstrou melhora na dor muscular após 24 horas.

Por isso, o que se deve comer antes de dormir, para não engordar devem ser refeições leves com poucas calorias como:

  • Um copo de bebida de arroz, soja ou leite;
  • Um iogurte;
  • Uma vitamina de morango ou kiwi;
  • Uma gelatina.

Para contornar essa situação, é preciso fazer uma dieta desintoxicante e consumir alimentos específicos que aceleram a recuperação. A hidratação tem papel de eliminar as toxinas pelo suor, fezes e urina – e aqui vale ingerir qualquer líquido: água, suco natural, chá, sopa e alimentos ricos em água como melancia.

duas horas

No momento que iniciamos nosso sono, os nossos sistemas passam a funcionar de forma mais lenta. Isso também ocorre com o sistema digestório e é por isso que se recomenda ingerir alimentos pelo menos duas horas antes de deitar.

O problema pode se agravar caso a pessoa sofra de síndrome do intestino irritável. Outro grupo que precisa evitar o consumo exacerbado de melancias são as pessoas que possuem diabetes, pois a melancia possui alto teor glicêmico, que elevam os níveis de açúcar no sangue.

Veja quais são:

  • Cafeinados. Além de trazer energia extra para o corpo em um período de cinco a seis horas, a cafeína também atrapalha o processo de sono REM (Rapid Eye Movement, na sigla em inglês), etapa essencial para que o sono tenha o efeito esperado para o organismo. ...
  • Álcool. ...
  • Doces. ...
  • Pimenta.

– Melancia vermelha ou amarela, com sementes:
1 fatia grossa (300 g): 90 kcal. 1 xícara de melancia picada (150g): 45 kcal.

Por que motivo não se deve comer apenas fruta à noite? Já explicamos que se pode jantar fruta à noite, mas o mais recomendado é combiná-la com outros alimentos, durante esse mesmo jantar ou durante a semana.

Emagrecer: O que comer antes de dormir quando se está de dieta

  1. Salada de abacate e ovo.
  2. Homus com vegetais crus.
  3. Salmão com salada.
  4. Salada verde com frutas vermelhas.
  5. Abacate recheado com sardinha.

As frutas mais indicadas são pera, romã, maçã e manga, que agregam sabor, cor e nutrientes, deixando a salada com um sabor agridoce bastante prazeroso. Além disso, é uma boa maneira de estimular o consumo por quem tem resistência a comer frutas regularmente.

Quais são as frutas mais saudáveis do mundo?

  • Limão, na 28ª posição. Como a primeira fruta no ranking, acabou sendo considerada a mais saudável do mundo;
  • Morango, no 30º lugar;
  • Laranja, no 33º lugar;
  • Toranja (rosa e vermelha), no 35º lugar;
  • Amora, no 38º lugar.

Uma ou duas fatias por dia, que é a quantidade que as pessoas costumam comer, não devem ser um risco. Para os diabéticos, o problema da melancia estaria em porções exageradamente grandes dessa fruta ou então em combiná-la com refeições desequilibradas.

A melancia tem alto teor de água e ainda fornece minerais, vitaminas e fibras. E uma pesquisa da Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos, aponta um motivo a mais para saboreá-la: pode diminuir a pressão arterial e prevenir que pessoas classificadas como pré-hipertensas se transformem em hipertensas.