É bom comer maçã todos os dias?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Quais os benefícios da maçã? Graças às fibras solúveis, a maçã ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, os polifenóis em sua composição têm efeito antioxidante, ajudando a diminuir a pressão arterial. As fibras também ajudam a prevenir problemas como prisão de ventre.

Qualquer alimento em excesso tende a causar malefícios e a maçã pode causar constipação ou diarreia quando consumida em excesso. Com casca ela solta o intestino; sem casca, prende. O excesso do consumo de maçã pode ainda levar ao ganho de peso, pois a maçã, como todas as frutas, é rica em carboidratos.

Melhor horário: café da manhã
A pectina, presente na casca da maçã, colabora para uma digestão mais lenta e reduz a absorção de açúcar pelo organismo. Rica em fibras, ela também promove o bom funcionamento do intestino.

A maçã também é uma das melhores frutas para comer à noite, segundo a indicação da Dra. Maria Vitoria Curban. Isso porque essa fruta é rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, o que faz prolongar a saciedade e diminuir a vontade de comer, além de desintoxicar o nosso aparelho digestivo.

A ciência afirma: maçã ajuda a emagrecer
As fibras preenchem o estômago e dão maior sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer doces. Já a pectina atua na digestão, deixando o processo mais lento, o que também ajuda a não sentir fome, problema recorrente para quem quer perder peso.

Segundo os nutrólogos, jogar fora a casca da maçã é, definitivamente, um crime contra a sua saúde. É nessa parte da fruta, por exemplo, que se concentram grande parte das vitaminas, antioxidantes e substâncias anticâncer.

Abacaxi. Com 52 calorias a cada 100 gramas, o abacaxi ajuda a emagrecer porque tem efeito diurético, ajudando a eliminar a retenção de líquido e as toxinas do nosso organismo. Ademais, essa fruta também contém muitas fibras, que prolongam a saciedade e estimulam o bom funcionamento do intestino.

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

Quais os benefícios da maçã? Graças às fibras solúveis, a maçã ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, os polifenóis em sua composição têm efeito antioxidante, ajudando a diminuir a pressão arterial. As fibras também ajudam a prevenir problemas como prisão de ventre.

Uma fruta que pareça podre, mesmo que parcialmente, estará podre. Este é o consenso para que alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS), e que sugere desfazer-se de peças de fruta ou alguns alimentos quando estes estão visivelmente podres.

Com baixo teor de gorduras e aliada do controle da obesidade, do colesterol e do diabetes, a maçã verde pode ser útil para quem busca uma perda de peso saudável.

As fibras da maçã, especialmente a pectina, ajudam a formar um gel que protege a mucosa do estômago, neutralizando os danos causados pelo excesso de ácido do estômago, auxiliando no tratamento da gastrite e úlceras gástricas.

2. Maçã com casca. Solta o intestino. A casca da maçã é rica em celulose e pectinas, tipos de fibras que são bem aproveitadas pelo organismo.

De acordo com a Associação Americana de Diabetes, embora contenham açúcares e carboidratos, comer maçãs e outras frutas não é um problema para uma pessoa com Diabetes tipo 1 ou tipo 2. Maçãs contêm um tipo diferente de açúcar para alimentos com adição de açúcar, e também contêm fibras e nutrientes.

Dificuldade para dormir? Nutricionista indica 5 melhores frutas para comer à noite

  • Maçã
  • Uva.
  • Abacate.
  • Kiwi.
  • Banana.

Comer quatro maçãs por dia pode reduzir colesterol ruim.

A maçã, não faz mal a saúde, e pode ser consumida em qualquer horário do dia, inclusive pela manhã. Ela contêm fibras solúveis assim como não solúveis.

Ao comer uma maçã normalmente (do jeito errado!), você desperdiça até 30% da fruta. O correto, segundo o canal, é começar a morder a fruta não dos lados, mas de baixo para cima.