É bom comer banana antes de correr?

Perguntado por: ucavalcante . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

A banana é bastante indicada para ser consumida como pré-treino principalmente durante corridas longas que exigem bastante esforço.

Pré-treino
A banana, a aveia, os cereais integrais, o pão integral e as raízes, como a batata doce ou aipim, são boas opções para serem ingeridas antes de encarar uma corrida.

A banana é um alimento pré-treino que funciona como uma ótima fonte de carboidratos naturais, potássio e vitaminas. Ela fornece energia rápida devido aos açúcares naturais presentes, além de ajudar na prevenção de cãibras musculares durante o exercício.

Suplementos para corrida: Quais os mais indicados?

  1. 1) Carboidratos. O carboidrato é um substrato muito importante durante o exercício físico para auxiliar na manutenção da glicemia e na oxidação de substratos como fonte energética. ...
  2. 2) Glutamina. ...
  3. 3) BCAA. ...
  4. 4) Probióticos. ...
  5. 6) Creatina.

Uma vitamina de frutas é uma boa opção para dar energia. Rica em potássio, vitaminas e minerais a banana é uma boa fonte de energia antes da prática de atividades físicas. Eu acredito que o ideal é comer uma ou duas bananas por dia, antes ou depois do treino.

Essenciais na recuperação muscular após a corrida, a proteína também melhora a performance se consumida antes do treino. Exemplos: tofu, iogurte, ovo, carnes branca e vermelha.

Cuidados alimentares pré-prova
Evitando ao máximo comidas pesadas, e bebidas alcoólicas. Além disso, mantenha-se bem hidratado. No dia da prova, pode-se fazer uma refeição completa rica em carboidratos, moderada em proteínas, e baixa em gorduras fibras, cerca de 2 a 3 horas horas antes do evento.

Tudo varia de pessoa para pessoa. Em geral, 1-2 xícaras de café puro devem ser suficientes para turbinar o desempenho. Experimente e veja como seu corpo reage! Beba uma xícara de café 30 minutos antes do treino.

Apesar do treino em jejum não trazer nenhum problema ao organismo, também não traz benefícios. Alguns estudos mostram que, durante o exercício aeróbico em jejum, mais triglicerídeos são mobilizados, mas não necessariamente eles são oxidados, ou seja, não há evidências de que se gaste mais gordura.

O que evitar no pré-treino
Alimentos açucarados artificialmente, com alto índice glicêmico, podem causar um pico de energia rapidamente e, logo em seguida, reduzir o seu desempenho, provocando fadiga.

A banana é uma ótima opção de fornecimento rápido de energia. Ideal para ser consumido antes do treino, quando não há um período grande entre a refeição e a realização da atividade física. Além da grande quantidade de carboidratos de fácil digestão, a fruta ainda é rica em potássio e vitaminas B2 e B6.

A creatina é um suplemento que visa prioritariamente aumentar a sua força e resistência física durante os treinos. Isso faz com que você consiga sair da estagnação, atingindo melhores resultados em performance e em desenvolvimento físico, em menos tempo.

Creatina
A creatina é um suplemento alimentar indispensável para atletas pois aumenta as reservas musculares de fosfato de creatina, uma fonte de energia muito importante para garantir mais força durante treinos de grande intensidade, como antes de uma maratona.

Quantas bananas por dia são recomendadas – A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda comer cinco porções de frutas e vegetais por dia. A Sociedade Alemã de Nutrição (DGE) resume isso na regra "5 por dia" e recomenda 250 gramas de fruta. Uma mistura saudável faz sentido aqui, então não coma apenas bananas.

Goiaba

Goiaba. Quando pensamos em frutas ricas em proteínas, a goiaba é a primeira opção que vem à mente.