É bom colocar qualidades no currículo?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Por que é importante destacar as habilidades em um currículo? Destacar as habilidades em um currículo será a forma com que você irá chamar a atenção dos recrutadores para que eles continuem com seu processo seletivo até a contratação efetiva.

Dicas de qualidades para mencionar e para evitar

  1. Criatividade em propor soluções.
  2. Flexibilidade e adaptação.
  3. Proatividade para iniciar projetos.
  4. Energia e motivação com suas tarefas.
  5. Ótimo espírito de equipe e relacionamento interpessoal com colegas.
  6. Organização, pontualidade e responsabilidade com tarefas.

O que é um perfil profissional? O perfil profissional é entendido como um breve resumo sobre as experiências de carreiras e as principais competências do candidato. Você deve colocá-lo no início do currículo, destacando brevemente seu histórico profissional e as habilidades que você adquiriu com essas experiências.

As qualidades são os bons aspectos que uma pessoa possui em sua personalidade e em suas atitudes. Em oposto aos defeitos, as qualidades das pessoas são os pontos apreciados de sua personalidade, pois seguem os valores e princípios bem-vistos na sociedade e ajudam a cultivar um bom relacionamento com o próximo.

A pergunta “Por que devemos te contratar?” não é algo negativo. Com ela, você tem a oportunidade de mostrar seu valor para a empresa. Ou seja, é esse o momento de expor suas habilidades e se destacar em relação aos outros candidatos.

Exemplos de pontos fortes: Sou uma pessoa curiosa, que busca por novidades e novas experiências. Gosto de aprender coisas novas a adquirir novas habilidades. Sou persistente e dedicado, gosto de terminar o que começo, inclusive projetos difíceis.

Você deve conhecer algumas, como por exemplo: boa comunicação, organização, criatividade, fluência em outro idiomas, formação em cursos livres, técnicos e de graduação. Atualmente, apresentar boas habilidades em um processo seletivo, pode ser o fator determinante para a sua contratação.

Como responder “qual seu objetivo profissional?”

  1. 1 – Identifique suas metas profissionais. ...
  2. 2 – Pesquise sobre a empresa. ...
  3. 3 – Prepare uma resposta relevante e focada do desenvolvimento profissional. ...
  4. 4 – Responda de maneira ampla, porém concisa.

Quero desenvolver minhas habilidades e também contribuir para o sucesso da empresa. Em busca de uma oportunidade para desenvolver e melhorar meus conhecimentos, e também algo que possa me instruir de forma crescente e contínua, visando sempre o crescimento entre mim e a empresa.

O que não colocar no perfil profissional?

  • Informações irrelevantes à vaga. Recrutadores sempre têm pressa;
  • Conteúdo demais. O perfil profissional deve ser curto e intrigante;
  • Referências profissionais. O perfil não é o lugar para referências no CV;
  • Informações confidenciais. ...
  • Inverdades e exageros.

Como devo autodescrever-me?

  1. Prepare-se com antecedência.
  2. Diga o seu nome e repita-o de cada vez que fala.
  3. Seja conciso e breve na sua autodescrição.

Os dados que devem aparecer são:

  • Nome da empresa onde estagiou ou órgão de pesquisa.
  • Período em que estagiou nesta empresa (ou se ainda está nela)
  • O cargo ocupado, se for o caso.
  • Descrição das suas atividades nesta empresa.

5 qualidades das pessoas com alta Inteligência Emocional

  • Empatia. Pessoas com alta inteligência emocional conseguem entender e se colocar na posição de outras pessoas — a essa capacidade é dada o nome de empatia. ...
  • Visão positiva. ...
  • Domínio das emoções. ...
  • Proatividade. ...
  • Curiosidade.

Uma forma de responder a esta pergunta é dizer que se vê trabalhando desenvolvendo projetos em determinadas áreas relevantes para o cargo. Fale mais nas funções que se vê desempenhando no futuro do que em cargos que quer ocupar. “Possuo grande interesse em descobrir quais são os desafios que os novos projetos trazem.

Como lidar com a pressão?

  1. Evite entrar em pânico. Quando sob pressão, as pessoas tendem a entrar em pânico. ...
  2. Organize as tarefas. Com a mente mais calma, organize as suas tarefas. ...
  3. Faça uma coisa por vez. ...
  4. Aceite o que você não pode mudar. ...
  5. Se conheça. ...
  6. Pratique reagir à pressão. ...
  7. Peça ajuda quando necessário.

Como convencer o entrevistador a contratar você?

  1. Seja simpático.
  2. Não chame a atenção para a sua falta de experiência.
  3. Arrisque-se.
  4. Mantenha sua personalidade.
  5. Mencione seus resultados.
  6. Valorize a empresa e o recrutador.
  7. Capacite-se na Microlins!

Porque desde que comecei a minha carreira nesta área, fazer parte desta empresa sempre foi a minha meta. Acredito que aqui poderei mostrar as habilidades profissionais que desenvolvi ao longo dos anos, além de aprender mais e mais. Não é todo dia que se tem o privilégio de trabalhar com uma gestão tão qualificada.

Para começar, faça duas colunas numa folha de papel. De um lado ficarão seus pontos fortes (aquilo em que você é consistentemente bom, no que se destaca e causa de elogios) e, do outro, os pontos fracos (o que atrapalha sua performance, do que sente falta e dicas de melhoria que já recebeu).

Se fazem parte do seu perfil características como a inteligência emocional, a integridade, a capacidade de resolução de problemas complexos, a capacidade analítica, a resiliência ou a empatia, elas devem ser enaltecidas numa entrevista de emprego.

Seja detalhista: na hora de falar sobre o seu defeito, tende explicar-lo em detalhes. Não diga apenas “eu tenho nervosismo.” Fale como isso influencia o seu trabalho, como você acha que isso começou. Isso demonstra a capacidade de autoconhecimento.

Pense sobre quais pontos fortes são necessários para a realização do trabalho de maneira exitosa e eficiente, demonstrando como suas habilidades, competências, qualificações e experiências o tornam a melhor escolha para a vaga.