É bom colocar pasta de dente na espinha?

Perguntado por: smenezes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

“Então, não. Quando você pega uma pasta de dente, que é para a mucosa, e usa na pele, você pode conseguir uma dermatite de contato, uma irritação e até uma hipercromia pós-residual, ou seja, uma hipercromia pela ação da pasta de dente, que é também pode dar reação peribucal”.

foi indicada para queimaduras e também para “secar” espinhas. Mas será que funciona? A dermatologista Solange Emanuelle Volpato Steckert explica que alguns cremes dentais têm componentes bactericidas, o que faz com que as pessoas associem que será eficiente para acabar com a inflamação.

A aplicação de gelo em uma área do corpo para fins de saúde também é conhecida como terapia ou crioterapia. Uma das melhores propriedades do gelo é o anti-inflamatório que ajuda a reduzir e curar a acne, acalma a pele inflamada e minimiza o tamanho dos seus poros.

Controle de oleosidade – Quando você combina os efeitos absorventes e antibacterianos do sal, isso pode ser muito útil para pacientes com acne. O sal não só ajuda a absorver as impurezas, mas também absorve o sebo para ajudar a controlar e equilibrar os níveis de óleo da sua pele.

Eu diria que uma espinha pode durar de dois a dez dias”, revelou. Para secar uma espinha interna, primeiro precisamos desobstruir o orifício de saída do complexo pilosebáceo.

Um outro tipo de marca deixado pelo hábito de espremer as espinhas são as cicatrizes com relevo, que podem ser hipertróficas ou hipotróficas. Geralmente, estes "sulcos" são permanentes, podendo apenas ser eliminados através de tratamentos como peelings ácidos e soluções tópicas de esteróides.

Aplique suco de limão na espinha.
O suco tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas naturais, ajudando a resolver o problema. Umedeça um cotonete em uma ou duas gotas de suco de limão fresco e esfregue-o sobre a espinha. Deixe o líquido agir por cinco minutos e enxague com água morna.

Espinha com ponta amarelada
O pontinho amarelo é uma pústula, um acúmulo de pus, que deve ser retirado para que a espinha seque. Mas espremer não é indicado.

Especialista avalia. Quem nunca aplicou um pouco de pasta de dente em manchas que atire a primeira pedra. Embora não seja recomendado colocar na pele produtos feitos para remover placa e bactérias do esmalte dentário, esta técnica já foi muito utilizada no passado.

Ajuda a neutralizar os ácidos do açúcar antes que prejudiquem os seus dentes e combate a cárie neutralizando os ácidos do açúcar diretamente na placa dental.

O creme dental com cafeína é nada mais do que uma adaptação dos pastas de dente, com uma adição de cafeína em sua composição. Ele promete trazer mais disposição para as pessoas sonolentas e até mesmo substituir aquela xícara de café de todo dia.

Acne é uma doença de pele que ocorre quando as glândulas secretoras de óleo (glândulas sebáceas) tornam-se inflamadas ou infectadas, provocando cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. A acne aparece na puberdade induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos).

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele os fatores hormonais, o excesso de sol, o estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura.

Elas são provocadas pela obstrução das glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo da pele, e podem ser influenciadas por vários fatores, como excesso de oleosidade, acúmulo de bactérias, desregulação hormonal e tendência à inflamação e ao acúmulo de células e tecidos mortos (queratina).

Poluição diária
A exposição a agentes poluentes também piora a oleosidade. Isso porque as partículas de poluição acabam se acumulando na superfície da pele e, sem a devida limpeza, obstruem os poros, favorecendo o surgimento de espinhas, alergias e outros problemas de saúde.

Os sintomas de acne melhoram gradualmente à medida que as pessoas envelhecem e tendem a desaparecer a partir dos 20 anos. CAUSAS: a acne não é contagiosa e não é causada por má higiene. Está relacionada com oleosidade excessiva da pele e alterações hormonais, comuns durante a puberdade.

Sabemos, a tentação de mexer na espinha pode ser grande, mas, a essa altura, você já sabe que é uma péssima ideia! Além de poder causar mais inflamação e até infeccionar a região, você pode machucar sua pele e ficar com aquela cicatriz por muito tempo.