É bom colocar bicarbonato na afta?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

O recomendado é fazer um bochecho ou gargarejo de bicarbonato diluído em água. Dessa forma, o bicarbonato será um ótimo remédio caseiro para afta, pois irá atuar na neutralização da acidez da mucosa da boca.

Uma boa forma de curar uma afta na língua mais rápido é escovar os dentes e usar um enxaguante bucal sem álcool, pelo menos 3 vezes ao dia, pois devido à propriedade antisséptica do enxaguante bucal, é possível eliminar uma maior quantidade de microrganismos e, assim, eliminar a afta mais rapidamente.

Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos ...

As aftas menores, de 3 a 10mm, cicatrizam entre 7 e 14 dias. As aftas maiores, entre 10 e 20mm, duram semanas”, afirma André. De acordo com o profissional, o processo evolutivo da afta precisa ser concluído para que ela cicatrize, sendo assim, elas não vão desaparecer de uma hora para outra.

Para prevenir as aftas, evite ingerir: Alimentos picantes ou muito condimentados.

O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna. Utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Essa técnica dever ser feita três vezes por dia para ajudar na cicatrização.

Algumas pessoas aplicam o bicarbonato diretamente na região ferida, mas esse uso não é aconselhado, já que se trata de uma substância forte. Além de causar ardência, a aplicação direta pode causar piora na ferida. O recomendado é fazer um bochecho ou gargarejo de bicarbonato diluído em água.

Para tratar as aftas, deve misturar uma colher de sopa do vinagre com meia chávena de água quente. De seguida enxague a boca com esta solução durante um ou dois minutos. Enxague bem a boca com água simples. Pode continuar a repetir este procedimento todas as manhãs e noites, até que a afta cicatrize.

Os medicamentos mais usados para o tratamento de afta são:

  • Gingilone.
  • Hexomedine.

Vale lembrar que as aftas na boca não são contagiosas! Uma pessoa que as possui pode compartilhar talheres, beijar e levar uma rotina normal, tendo em vista que não há o risco de transmitir as feridas para os outros.

Vinagre. O vinagre de maçã possui algumas propriedades antimicrobianas que podem contribuir para reduzir o desenvolvimento e a reprodução de bactérias. Dessa forma, ele é uma ótima forma de acabar com as aftas rápido, pois ele contribui para a remoção das bactérias que podem atrapalhar o processo de cicatrização.

Outros medicamentos para afta

  • Aftine;
  • Bismu jet;
  • Hexomedine;
  • Albocresil;
  • Malvatricin;
  • Remédios para afta caseiros.

Uma afta geralmente cicatriza num período de até 21 dias e quando isso não ocorre, deve-se ligar o alerta, pois pode significar que a ferida seja o sintoma de uma doença mais grave, como câncer de cabeça ou pescoço.

A maioria das aftas dura, em média, de uma a duas semanas e costuma curar sem deixar cicatriz. As aftas que demoram mais tempo para curar são aquelas que surgem em locais onde há contato constante com os dentes ou com alimentos, sofrendo traumatismos repetidos ao longo do dia.

Os sintomas de HPV na boca se caracterizam pelo surgimento de lesões brancas ou avermelhadas que podem ser semelhantes a uma afta. As lesões podem aparecer nos lábios ou na parte externa da boca. Há casos que são assintomáticos, sendo necessário o uso de lupas de aumento para investigar.

A leucoplasia tem uma aparência esbranquiçada e pode surgir no lado interno da bochecha, na gengiva ou na língua. Muitas vezes é associada ao fumo, ao uso de tabaco de mascar, embora outras causas incluam também dentaduras mal ajustadas, dentes quebrados e mordidas na bochecha.

Veja alguns exemplos abaixo:

  • Carnes magras;
  • Fruta (como acerola, caju, goiaba, manga, morango, laranja e limão);
  • Leite (fresco ou em pó);
  • Queijos;
  • Iogurtes;
  • Ovos;
  • Vegetais (como brócolis, couve e couve-flor).