É bom cochilar antes de estudar?

Perguntado por: uqueiroz . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Um cochilo de 20 minutos (somente 20 minutos!) pode ajudar, e muito, quem precisa estudar, mas está com sono.

Estudar antes de dormir é a melhor opção
Contudo, dormir antes ou depois de estudar ajuda na memorização, mas é o estudo anterior ao sono que ficará mais acessível em sua mente e, consequentemente, terá mais chances de ser armazenado no cérebro.

E o cochilo, funciona nessa relação entre sono e educação? De acordo com Harvard, funciona sim. Nada substitui uma boa noite de sono, mas alguns minutinhos de descanso depois de uma sessão de estudos podem trazer benefícios ao aluno.

Antes de deitar para tirar um cochilo, vamos falar sobre como cochilar do jeito certo. Primeiro, prepare-se para o tempo ideal. Uma boa soneca deve durar entre 15 e 30 minutos. Menos tempo do que isso pode não ser o suficiente para descansar.

Um cochilo de 20 a 30 minutos durante o dia pode restaurar o estado de alerta sem deixá-lo grogue ou atrapalhar o sono noturno.

Tal como o Gerson ressaltou, a mente descansada é a maior vantagem da manhã; Após uma boa noite de sono, a energia e o foco geralmente estão em alta. Aqui, o mesmo se aplica à capacidade de absorver conteúdo e se concentrar; Outro benefício do estudo diurno é a iluminação natural.

Durma bem
Muitos especialistas indicam que 6 horas bastam. Outros, a partir de 8h. A verdade é que você precisa dormir bem para poder render ao longo das horas de estudo e para isso, é preciso realmente desligar na cama. Livre-se de eletrônicos como computador ou celular.

Período que você tem mais concentração
Já para os alunos que têm mais energia no final do dia, a tarde ou a noite pode ser um horário mais eficaz para estudar. Com menos distrações e paz e sossego, aprender e estudar à noite pode ajudar a melhorar a concentração e o foco.

Estudar de manhã, de acordo com especialistas, pode ser ótimo para a memorização porque o cérebro está descansado e pronto para processar informações novas. Por outro lado, existe uma pesquisa que aponta que estudar antes de dormir, à noite, também é vantajoso porque o sono ajuda a criar e fixar novas memórias.

Não adianta acordar cedo, cansado e com sono e tentar estudar, só vai perder tempo, não terá o foco necessário. Para conseguir aprender com qualidade é preciso foco e energia para estudar. Neste caso recomendo ter uma estratégia para conseguir acordar cedo e garantir o aprendizado.

Se você estudar horas e horas seguidas e não dormir adequadamente, grande parte do conteúdo estudado será descartada pelo cérebro durante o sono. Ele simplesmente vai jogar quase tudo no lixo, desperdiçando seu tempo de estudo em vez de ampliá-lo.

cinco horas

Mas o período ideal para estudar são quantas horas? Sem muita enrolação, o recomendável é de quatro a cinco horas por dia. Mas atenção, essa indicação não é uma regra e não quer dizer que ela é a “fórmula do sucesso” para qualquer tipo de aprovação.

Como ensinar o seu corpo a acordar cedo

  1. Estabeleça uma rotina para o sono. ...
  2. Deixe o ambiente preparado. ...
  3. Aposte num bom colchão e travesseiro. ...
  4. Não use a função “soneca” ...
  5. Alguns minutinhos de sol pela manhã ...
  6. Tome um bom café da manhã assim que sair da cama. ...
  7. Tenha dias bem planejados. ...
  8. Estilo de vida saudável.

20 minutos a cada hora? Em contrapartida, depois da meia noite, cada hora “dormida” (de relógio) equivale a 20 minutos de sono BIOLÓGICO.

Além do sentimento de renovação e disposição, cochilar por um determinado tempo à tarde faz bem para nossa saúde. Diversos estudos recentes têm apontado os benefícios da prática, que é tradição em muitos lugares do mundo.

Por isso, nesses casos, a soneca serve para compensar o cansaço e reduzir a pressão de sono”. A especialista também explica que, ao fazer sonecas mais longas, a pessoa restaura mais fases de sono, o que torna a compensação do metabolismo energético mais eficiente.

A duração média do cochilo ideal deve ficar entre 20 ou 30 minutos. Já a duração máxima de uma soneca deve ser de até 90 minutos. Mais do que isso, seu cérebro começa a avançar nas fases do sono. Interrompê-las pode ser muito prejudicial à sua disposição.

Dormir à noite diminui a pressão do sono e o ciclo recomeça no dia seguinte. Cochilar durante o dia diminui o impulso homeostático do sono, o que pode nos ajudar a nos sentirmos mais acordados e a ter um melhor desempenho.

Antes da soneca, o ideal é que separe 10 minutos para adormecer e 20 para dormir, ou seja, reserve 30 minutos no total para o seu tempo de descanso. Vale a pena analisar o horário desse cochilo: o ideal é que ele ocorra de oito a nove horas antes do seu horário comum de dormir.