É bom caminhar após o almoço?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Caminhar depois de uma refeição, diz a sabedoria popular, ajuda na digestão e a limpar a mente. Médicos também concordam que fazer uma caminhada de 15 minutos após uma refeição pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, e assim ajudar a evitar complicações como a diabetes tipo 2.

A caminhada logo após as refeições dificulta a absorção dos nutrientes no organismo, pode também causar refluxo ácido e indigestão. Depois de meia hora, uma voltinha está liberada, o que será bom para potencializar o metabolismo e queimar algumas calorias extras, além de auxiliar um sono mais rápido e profundo.

Para evitar uma competição entre os músculos e os intestinos, o melhor seria exercitar-se antes de comer. Isso pode ser particularmente importante para pessoas com doença no coração, mas também para pessoas saudáveis que se exercitam com intensidade forte.

Um estudo recente sugere que o melhor momento para a saúde metabólica é o fim da tarde — mais especificamente às 18h30, ao anoitecer.

Para comer de forma saudável, sem engordar e sem passar fome, é importante priorizar o consumo de refeições simples, como assados, grelhados e ensopados. É importante também incluir pelo menos uma porção de verduras e legumes no almoço e no jantar, e pelos menos 3 porções de frutas, distribuídas ao longo do dia.

Estas são as melhores frutas para comer depois do almoço.
...
Confira a seguir algumas frutas com a sua respectiva quantidade de vitamina C:

  • Maracujá – 30 mg.
  • Limão – 53 mg.
  • Laranja – 53 mg.
  • Tangerina – 47 mg.
  • Kiwi – 93 mg.
  • Morango – 39 mg a 89 mg.

De acordo com a nutricionista, comer frutas após as refeições não prejudica o organismo em termos de saúde já que elas são ricas em nutrientes, vitaminas, minerais e fibras.

A fim de evitar qualquer problema à saúde, a dica é esperar o período de digestão para então seguir com as atividades físicas. A proctologista indica que essa espera seja de no mínimo 2 a 3 horas, dependendo do tipo de alimentação.

Ao caminhar regularmente, as válvulas do seu coração passam a trabalhar mais — fator que estimula a circulação de hemoglobina e melhora a circulação de oxigênio no corpo. Dessa forma, você tem menos chances de sofrer com doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial e infarto agudo do miocárdio.

Andar faz bem a qualquer hora do dia ou da noite, mas estudos indicam que caminhar de manhã traz benefícios adicionais. O que está em jogo aqui não é apenas o valor do movimento, mas também da luz.

5 Conselhos para recuperar depois da caminhada

  • Hidratar corretamente. A maior parte das vezes não nos hidratamos o suficiente antes ou durante uma sessão de Caminhada. ...
  • Fazer alongamentos. ...
  • Comer corretamente. ...
  • Dormir e descansar. ...
  • Relaxar a tensão.

Como um exercício aeróbico que promove queima calórica, a caminhada permite perder a barriga e é eficiente para a perda de peso. Essa atividade faz parte das indicações da Organização Mundial da Saúde, que sugere que as pessoas pratiquem atividades leves e moderadas por pelo menos 150 minutos por semana.

"Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de apenas 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana", explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.

Para que a caminhada deixe a perna mais grossa, é importante manter uma rotina diária de atividades que duram entre 45 minutos e 1 hora de exercícios, ajudando a fortalecer não somente os músculos da perna, mas também os glúteos e panturrilhas.