É bom antecipar parcelas?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Antecipação de parcelas é uma estratégia financeira que pode ser benéfica para quem tomou crédito e deseja quitar a dívida mais rapidamente. Ao fazer pagamentos antes do prazo final estipulado em contrato, o saldo devedor e, consequentemente, os juros a serem pagos diminuirão.

Você pode antecipar qualquer valor, ou seja, não existe um limite para realizar este procedimento. Em relação ao limite, ele é liberado a partir do momento que você quita as parcelas antecipadas.

Na prática, não há uma modalidade melhor do que a outra. A escolha deve levar em consideração se o comprador deseja pagar parcelas menores ou se ele prefere quitar o quanto antes o seu financiamento.

Os benefícios de fazer a antecipação
Com menos juros sendo pagos, menos dinheiro você terá que desembolsar para honrar esse compromisso. Além disso, o pagamento antecipado também ajuda a encerrar essa conta com menos tempo. Logo, o seu planejamento financeiro fica com uma folguinha depois de certo tempo.

Geralmente, especialistas orientam que a melhor opção é diminuir o prazo do financiamento imobiliário. Porque os juros são cobrados sempre sobre o saldo devedor, portanto quanto mais tempo pagando pelo financiamento, maior será o valor total.

Como conseguir desconto
Ao optar pela quitação antecipada de parte da dívida é possível diminuir o número de parcelas ou o valor das prestações. A opção que permite descontos nos juros é a que reduz o número de parcelas. Dessa forma, o valor final do financiamento é reduzido.

O Código de Defesa do Consumidor garante que bancos e instituições financeiras concedam descontos nos juros que estão incluídos nas parcelas de um financiamento, desde que sejam pagas antecipadamente. Isso vale não só para financiamento de imóveis, mas também para veículos e outros tipos de empréstimos.

Pagar conta com antecedência não faz você ganhar ainda mais pontos. Para ter uma boa pontuação, basta que você mantenha a pontualidade. Pague suas contas até a data do vencimento, procure nunca atrasar.

Nesse sentido, é possível antecipar o pagamento de faturas e de parcelas. Na antecipação de faturas, a pessoa titular faz um pagamento antes da fatura do próximo mês fechar. Desse modo, o valor pago antecipado fica como um crédito, para abatimento na próxima fatura, como ocorre no estorno de cartão de crédito.

A antecipação de parcelas do cartão de crédito é uma nova forma de liberar seu limite de forma mais rápida, mas não instantânea. Ao antecipar as parcelas de uma compra, você estará adiantando o valor restante daquela compra para pagamento na fatura atual.

“Nos termos do artigo 52, § 2º, da Lei federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 - Código de Defesa do Consumidor, fica assegurada ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcial, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos”.

Pergunta. Nesse sentido ,nada mais justo que pagar juros apenas sob o tempo em que esteve com o dinheiro emprestado certo? Por isso ao antecipar as parcelas la do final do carnê você poderá ter descontos de até 70 %. Quem financiou 48, 36, 24 vezes e por assim por diante ,também consegue desconto .

Vantagens de antecipar as parcelas do financiamento
Nesse caso, são cobradas as taxas de juros sobre o valor acordado. Já no momento em que você decide antecipar as parcelas do financiamento, deixa de arcar com essas taxas por estar pagando em menor tempo.

Escolha entre o método SAC e método Price
A amortização é constante: todos os meses, você abate o mesmo valor da dívida total. A diferença no valor das parcelas se dá pela queda de juros. Como o gasto com juros é menor, essa modalidade tende a ser mais vantajosa para o longo prazo.

Ao amortizar um financiamento, você pode reduzir o montante total de juros que paga durante o prazo do empréstimo. Isso ocorre porque os juros são calculados com base no saldo devedor, e quando você faz uma amortização, o saldo devedor é reduzido, o que significa que os juros a serem pagos serão menores.

O saldo devedor de um financiamento imobiliário pode ser amortizado quantas vezes você desejar até que a dívida esteja quitada.

Isso porque, essas parcelas já incluem juros em seus cálculos. Então, se vai pagar por elas antes do tempo determinado, esses juros já não se aplicam da mesma forma. Portanto, o primeiro e principal motivo para fazer a antecipação é a redução de juros!

A fórmula usada como base é a que segue: custo de antecipação de parcelas = valor da parcela líquida (descontado o MDR) x (taxa da antecipação x quantidade de dias a antecipar / 30).

No aplicativo, basta acessar a aba “Serviços”, selecionar a opção “Pausa emergencial” e seguir as orientações para concluir a solicitação. Para pessoas jurídicas, o processo é um pouco diferente: é preciso entrar em contato direto com o gerente da sua agência para fazer o pedido de pausa das prestações.