É baixo calão ou baixo escalão?

Perguntado por: abittencourt8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Na verdade, baixo calão é incorreto. O certo seria baixo escalão (que significa nível) ou apenas calão (que significa palavra obscena), não necessitando da palavra "baixo", pois o substantivo já entrega o sentido.

Portanto, o correto a dizer é "palavras de baixo calão", pois "baixo" é um adjetivo que caracteriza "calão" (o calão é baixo).

Uma palavra de baixo calão, popularmente conhecida como palavrão, é um vocábulo que pertence à categoria de gíria e, dentro desta, apresenta chulo, impróprio, ofensivo, rude, obsceno, agressivo ou imoral sob o ponto de vista de algumas religiões ou estilos de vida.

substantivo masculino Plano próprio para se subir ou descer por ele; degrau. [Figurado] Cada um dos graus sucessivos de uma série: percorrer todos os escalões da hierarquia.

O mesmo que palavrões, palavras pesadas, palavras feias.

Mulher da vida, prostituta.

Calão é tipo de linguagem informal que não estão registrado na língua formal, usado no grupo de uma determinado comunidade. Gíria, é tipo de linguagem usado a um determinado grupo secreta afim de a ver uma comunicação entre membros.

Significado de alto escalão: Posição ou cargo mais alto em um escalação, cargo executivo mais alto ...

Use eufemismos. Essa figura de linguagem (quando trocamos palavras ou frases ofensivas por termos mais suaves) é um meio rápido e fácil de limpar o vocabulário.

ca·lão lão 1

  1. Linguagem considerada grosseira ou rude.
  2. Linguagem de um grupo restrito. =
  3. [ Portugal, Informal] Que ou quem não gosta de trabalhar. =

substantivo masculino Palavra obscena, grosseira ou pornográfica, cujo uso pode ofender a quem dela é alvo; palavrada. [Gramática] Palavra grande e de pronúncia difícil. [Gramática] Expressão empolada, com palavras incompreensíveis, que transmite uma ideia mal-empregada.

Palavrão é um termo pejorativo ou ofensivo usado em relação a alguém ou algo. Assim, "filho da puta" é um palavrão. Xingamento é o uso de palavrões por uma pessoa para se referir à outras.

A maior parte dos palavrões originaram-se de termos não-escatológicos que, por convenções sociais e metáforas de duplo sentido, acabaram por tornarem-se uma forma obscena de representação.

O “palavrão” originou-se em tabus criados pela religião e pela vida em sociedade. Tudo que se relacionava a homem, animal e sexo foi motivo de controle rigoroso dos religiosos. Vejamos a origem de algumas dessas curiosas expressões. Vem do latim vulgar besta, nome do animal que transporta cargas pesadas.

Para saber qual é o seu escalão de IRS, deve calcular o seu rendimento coletável (veja abaixo como se fazem as contas). Depois, basta verificar em qual dos escalões de IRS se enquadra o seu rendimento coletável.

Produto que reúne atos do governo estadual sobre designação, nomeação, exoneração e afastamento de pessoal do Primeiro Escalão do Governo (secretários, procuradores, superintendentes e outros).

Brasil

A pesquisa aponta também que o Brasil está longe de ser o país onde mais se fala palavrões. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, a taxa média de xingamentos por dia é cerca de 10 e 21, respectivamente. Por aqui, a média nacional de palavrões é de 6,61 — três vezes menor que o registrado pelos estadunidenses.

Porr*, Caralh*, Merd*, C*, Fudid*, Filho da P*t* e Cacet*!

Hoje, entende-se a gíria como uma linguagem específica de grupos específicos, como os jovens. Grupos sociais distintos têm seus "modos de falar", como é o caso dos mais escolarizados e, até mesmo, os grupos profissionais que se expressam por meio das linguagens técnicas de suas profissões.

Exemplos de gírias muito usadas pela população:
- Dar o bolo = não comparecer num compromisso. - Embromar = enrolar ou adiar a resolução de algo. - Fulero = de má qualidade. - Pamonha = pessoa tola, boba, que não reage adequadamente.

As influências indígenas e africanas se espalharam pelo Brasil afora e as comunidades linguísticas foram sendo criadas, a partir daí as gírias paulistas, nordestinas, cariocas e das demais regiões do país surgiram.