É advérbio de tempo?

Perguntado por: hcortes6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

São as palavras que expressam tempo/período. Os advérbios de tempo mais comuns são hoje, amanhã, ontem, sempre, nunca, antes, depois, cedo, tarde, entre outros. Veja: Eu cheguei depois.

“Onde” é um advérbio de lugar e também pode exercer a função de pronome relativo (quando se refere a um lugar mencionado anteriormente na frase).

Todos os advérbios de tempo podem ser inseridos no começo da frase, para reforçar o elemento temporal. Alguns deles ainda podem ser posicionados antes do verbo principal na escrita formal, enquanto outros não podem ocupar essa posição.

Os advérbios de modo mais comuns são: bem; mal; melhor; pior; assim; aliás; depressa; devagar; como; sobretudo; quase; assim; ao léu; às claras; às pressas; à toa; à vontade; às escondidas; aos poucos; desse jeito; desse modo; etc. A maioria das palavras também são terminadas em – mente.

Outros exemplos de Advérbios de Lugar:
abaixo, acima, adentro, adiante, afora, aí, além, algures (em algum lugar), alhures (em outro lugar), nenhures (em nenhum lugar), ali, aquém, atrás, cá, dentro, embaixo, externamente, lá, longe, perto.

Os principais advérbios de afirmação são: sim, realmente, perfeitamente, efetivamente, incontestavelmente, certamente, deveras. Locuções adverbiais de afirmação: na verdade, de fato, sem dúvida, por certo, com certeza, etc. Exemplos: Estou realmente empolgado com este show!

Os advérbios de causa são sentenças subordinadas que indicam a causa da ação da sentença principal. A conjunção mais frequente é porque, mas existem outras: desde que, bem, como, o que, no entanto, por isso, desde que, entre outros.

Os advérbios são classificados de acordo com as circunstâncias ou ideias que expressam: tempo, intensidade, lugar, modo, afirmação, negação e dúvida.

7 – Advérbio de Dúvida: Possivelmente, provavelmente, acaso, porventura, quiçá, será, talvez, casualmente. Locuções adverbiais: por ventura, por acaso (Celso Cunha coloca 'por acaso' entre as de modo).

Em (1), o advérbio modifica um adjetivo e, em (2), ele modifica um verbo. Além disso, percebemos que a posição desses advérbios também é diferente: em (1), ele antecede o termo modificado e, em (2), está posposto ao vocábulo modificado.

O advérbio denota uma circunstância e, conforme a situação, pode ser classificado como advérbio de afirmação, dúvida, intensidade, lugar, modo, negação, tempo etc. Vejamos alguns exemplos: Certamente ele estudará para a prova. Talvez viajaremos para a praia nas férias de julho.

O adjetivo é uma classe de palavras que atribui características aos substantivos, ou seja, ele indica suas qualidades e estados. Essas palavras variam em gênero (feminino e masculino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo). Exemplos de adjetivos: garota bonita.

Locução que significa em aditamento, ou, ainda a constar. É utilizada quando se quer introduzir num ato judicial ou numa escritura ainda não definitiva algo que deixou de constar no lugar adequado.

Os advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. São flexionados em grau (comparativo e superlativo) e divididos em: advérbios de modo, intensidade, lugar, tempo, negação, afirmação, dúvida.

Também é advérbio interrogativo nas orações interrogativas indirectas: «Diz-me lá porque faltaste à aula.» «O pai perguntou-lhe porque não veio.» A palavra porque também é advérbio interrogativo depois do advérbio eis em frases do tipo destas: «Eis porque havemos de ser tolerantes.» «Eis porque não concordo contigo.»

ADVÉRBIO: DE MODO, DE TEMPO, DE LUGAR E INTERROGATIVO
Os advérbios servem para modificar verbos, adjetivos ou outros advérbios.

Rapidamente é um advérbio de modo e, neste caso, indica a maneira como se vai. Rápido é um adjetivo, mas também pode ser usado como advérbio, com o mesmo sentido de rapidamente.

Advérbios de dúvida
São as palavras que dão a ideia de dúvida. Os advérbios de dúvida mais comuns são talvez, provavelmente, eventualmente, quiçá, porventura, entre outros. Provavelmente, sairemos ao anoitecer. Talvez essa não seja a melhor escolha.

O advérbio é a palavra que indica uma circunstância (modo, lugar, tempo).

O que é e como funciona o grau de advérbios? Essa classe de palavras não aceita flexão de gênero ou de número. Em outras palavras, advérbio é advérbio: não tem masculino ou feminino nem plural ou singular, como ocorre com o substantivo, o artigo ou o adjetivo. A única forma de flexão que o advérbio admite é a de grau.

“sempre”: advérbio de tempo. “ali”: advérbio de lugar. “assim”: advérbio de modo.