É acumulativo ou cumulativo?

Perguntado por: ndamasio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Assim, acumulativo é utilizado mais para caracterizar o ato de acumular coisas e cumulativo é usado para expressar efeitos sobrepostos em uma escala. Contudo, gramaticalmente, as palavras são intercambiáveis. A mesma regra se aplica aos verbos acumular e cumular.

Um termo utilizado para descrever a forma como a exposição a mais do que um produto químico pode afetar o organismo. Utilizado para explicar a exposição a longo prazo a misturas de produtos químicos, tais como pesticidas ou aditivos.

O valor acumulado é a soma do valor termo inicial, dos acréscimos e supressões dos termos aditivos e dos apostilamentos.

Imposto cumulativo se refere ao lucro presumido, enquanto o não-cumulativo refere-se ao lucro real. Além disso, perceba que a tributação do PIS e Cofins muda conforme o regime tributário da empresa. Se está no lucro presumido, eles são cumulativos; se está no lucro real, eles são não-cumulativos.

O imposto cumulativo é referente ao regime de tributação do Lucro Presumido, enquanto o imposto não cumulativo refere-se ao regime de Lucro Real. Dessa forma, a forma de tributação muda para PIS e Cofins de acordo com o regime de tributação.

Esse recurso é muito utilizado no e-commerce nos dias de hoje. Nesses casos, o valor a ser devolvido pode ser simplesmente transferido para a conta do cliente ou, então, aparecer como desconto ou bônus em sua conta para as próximas compras. Justamente por isso que podemos chamar de desconto cumulativo.

O cupom não é cumulativo, ou seja, diante de duas ou mais promoções ou descontos, será necessário optar por aquela(e) que melhor lhe convém. Sempre que houverem descontos diferentes para um mesmo produto ou para o mesmo pedido, será aplicado o desconto que tenha o maior percentual.

"Promoção Não Acumulativa" quer dizer que nenhum cupom de desconto ou promoção anunciados em nosso site ou através de qualquer outra mídia podem ser utilizados na compra de produtos que já se encontram "em promoção"ou "em liquidação" em nosso site.

Regime não cumulativo é um regime tributário em que uma empresa pode não recolher PIS e COFINS, caso eles já tenham sido recolhidos em uma operação anterior da mesma cadeia produtiva. Dessa forma, não há recolhimento cumulativo.

O que é um regime cumulativo? O regime cumulativo é um tipo de regime tributário que pode ser escolhido por um empreendedor. Nele, todos os impostos que são pagos em uma determinada operação – como importação, por exemplo -, não são abatidos nas próximas operações da empresa.

O lucro presumido não é um regime de tributação com imposto cumulativo. Quem pensa assim está confundindo com o Lucro Real, que é efetivamente cumulativo. Por isso, cada negócio precisa de um sistema que seja compatível com suas demandas.

O crédito do ICMS advém do direito de abater das respectivas saídas o imposto pago na aquisição de produtos e mercadorias e serviços. O montante do crédito corresponde ao valor a ser abatido do respectivo débito do imposto. Caso o crédito seja maior que o débito, denomina-se "crédito acumulado".

Principais impostos não cumulativos
IPI; ICMS; PIS (para empresas do lucro real); COFINS (para empresas do lucro real).

Regime cumulativo
Quando se fala em PIS e COFINS cumulativo, significa que a incidência dos dois tributos ocorrerá sempre que houver uma venda, mesmo que o produto já tenha sido tributado anteriormente.

Regime não cumulativo
Isso significa que a empresa de revenda, por exemplo, tem direito de ser creditado pelos impostos pagos pelo fabricante. No entanto, a alíquota cobrada na tributação não cumulativa é maior. Sendo assim, as alíquotas para o PIS é de 1,65% e para o COFINS é de 7,6%.

O que é Regime Cumulativo (empresas)?
Regime Cumulativo é um dos regimes tributários que podem ser aplicados para apuração e recolhimento de PIS e Cofins de empresas. Nesse regime, os impostos e contribuições pagos em uma operação não são abatidos na operação seguinte.

Tributo cumulativo
São exemplos de impostos cumulativos: PIS (Programa de Integração Social); Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social); A antiga CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira)

O desconto progressivo é estratégia de venda que incentiva a compra de mais produtos para obter descontos e permite aumentar o ticket médio além de faturar mais. A lógica é: quanto maior for o consumo, maior será o desconto ofertado. Atrair consumidores para a loja virtual é um dos grandes desafios das marcas.

As promoções 3x2 e 2x1 são do tipo coletivas, isso quer dizer que elas não afetam o valor unitário do produto ou no subtotal da compra, ou seja, ela afeta apenas o total da compra quando for adicionado os produtos que fazem parte da promoção.

O que é desconto? O termo desconto é quando há uma redução de determinado valor, no caso de produtos ou da venda de serviços, é diminuir a quantidade para que o cliente sinta que tem mais vantagem de compra e negociação.

O que é a não cumulatividade? A não cumulatividade se utiliza do sistema de débitos e créditos. Ou seja, ao adquirir um produto ou serviço que tenha sido tributado, o contribuinte tomará como crédito o valor cobrado na etapa anterior (entrada).