É aconselhável depilar toda a virilha?

Perguntado por: dalvim6 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

1) A mulher pode depilar completamente a região íntima. 2) A remoção de pelos não aumenta a chance de infecções genitais, desde que a higiene local seja adequada.

Essa é uma decisão muito pessoal. O que podemos afirmar é que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, depilar não é condição necessária para uma boa higiene íntima, que nada tem a ver com a presença ou ausência de pelos.

A resposta é: pode depilar tudo sim, mas tome cuidado com sua pele.

O método que normalmente é mais indicado para a fazer a depilação nesta região é o uso da cera quente, pois o calor dilata os poros, facilitando a saída dos pelos. Por outro lado, a depilação com lâmina é o método menos indicado porque pode provocar alergia, coceira ou cortes na pele.

Sem problemas! Vale o reforço: depilação e higiene não estão conectados! A dermatologista relembra que “os pelos servem para proteção da pele” e são completamente naturais. “Os que nascem na axila, no tórax, na barba e na virilha são respostas aos hormônios sexuais e protegem as glândulas locais.

O melhor momento para retirar os pelos com lâmina é no banho. A água quente e o vapor ajudam a abrir os poros e a amolecer os pelos. Então, nada de se depilar com a pele seca – porque vai ficar tudo mais difícil. Se quiser, esfolie a pele antes usando cremes ou sabonetes específicos para isso.

Saiba quais em como fazer a depilação íntima corretamente.

  1. Fazer uma esfoliação antes. ...
  2. Fazer a depilação no banho. ...
  3. Usar creme de barbear para depilar. ...
  4. Depilar no sentido do crescimento dos pêlos. ...
  5. Lavar a lâmina durante a depilação. ...
  6. Aplicar creme hidratante depois. ...
  7. Só usar a lâmina 3 vezes.

Depilação de Virilha Total
Remove por completo todos os pelos da virilha, lábios externos e internos , incluindo anus , cóccix e faixa do baixo ventre. Além da depilação íntima feminina, muitos outros tipos de depilação podem ser feitos através do uso de cera depilatória.

Segundo a dermatologista Helena Zantut, a lâmina retira uma camada superficial da pele e pode causar pequenos traumas, como cortes e pelos encravados.

Em geral, recomendamos depilar a cada dois a três dias se você deseja uma depilação limpa; três a cinco dias se deseja apenas estilizar ou aparar; se deseja deixar os pelos crescer, basta parar de depilar. A velocidade do crescimento também depende da área do corpo.

Manter os pelos pode evitar exposição a fungos e bactérias
O que é esquecido muitas vezes é que os pelos têm função no corpo feminino. “Hoje nós sabemos que não tem nenhum problema de se retirar todos os pelos desde que se mantenha uma higiene íntima adequada”, afirma o ginecologista Domingos Mantelli.

Quando o pelo é raspado, não é realizada a retirada integral do fio pela raiz, mas sim um corte em seu maior eixo, que corresponde à parte mais grossa do pelo. Assim, tem-se a falsa impressão de que o pelo, ao crescer, adquire uma espessura maior.

A melhor alternativa para a área também é a depilação a laser, que não escurece a região e diminui o crescimento dos pelos com a frequência das sessões. As lâminas, nesse caso, são indicadas para momentos emergenciais ou de pressa, mas não apresentam resultados duradouros e podem causar coceira.

Use uma lâmina limpa e afiada
Usar uma lâmina cega aumenta as chances de queimaduras, caroços e irritação. Por isso, use uma lâmina limpa e afiada ao depilar. Se sua lâmina parecer áspera na pele, puxar os pelos do corpo ou sua pele coçar mais do que o normal depois da depilação, é hora de trocar a lâmina.

Os pelos da região servem predominantemente para proteger do atrito (de coisas cotidianas, como caminhar, por exemplo, além do momento de um ato sexual). As glândulas que você tem nessa área também produzem um suor mais oleoso, como o das axilas, e os pelos ajudam a absorver o suor produzido.

A dermatologista Raquel Rangel afirma que o indicado que a primeira depilação ocorra depois do início da puberdade. “Geralmente ocorre aos 12 anos, idade onde a presença dos pelos em excesso pode causar um incomodo muito grande e podem ser removidos sem problemas”, afirmou ela.

O período de duração da depilação com cera vai depender muito de como cada organismo vai reagir ao procedimento. Ou seja, dependendo de como seu metabolismo funciona, a depilação pode durar mais ou menos tempo. Porém, geralmente para a maioria das mulheres os resultados da depilação podem chegar a durar até 25 dias.

17) A mulher pode depilar toda a região íntima com o método, e o limite é até os pequenos lábios, segundo Cristiane Custódio gerente Técnica e Qualidade da Skinmax.