É abacaba ou bacaba?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 11 votos

A bacaba, bacaba-açu ou bacaba-verdadeira (Oenocarpus bacaba) é uma palmeira nativa da Amazônia. Distribui-se por toda Bacia Amazônica, com maior freqüência no Amazonas, Pará, Acre, Tocantins e no sul do Maranhão. Possui como habitat a mata virgem alta de terra firme.

O Bacaba (Oenocarpus bacaba) é o fruto de uma palmeira amazônica; é uma fruta pequena e arredondada, e tem uma casca dura e fibrosa. O interior da fruta é uma polpa branca e suculenta, com um sabor adocicado.

Oenocarpus bacaba

distichus por bacaba-de-leque, bacaba-norte-sul, bacaba-branca, bacaba-de-azeite, baca- ba-do-pará, bacaba-verdadeira e bacaba; O.

Da polpa do fruto da palmeira bacaba faz-se um vinho, o vinho de bacaba. Este vinho (ou suco) é uma delícia servido gelado, misturado com açúcar, farinha de mandioca ou de tapioca. Das sementes desta planta também se extrai um óleo com propriedades emolientes.

Bacaba. Palmeira nativa da Amazônia. Seu fruto dar em cachos que chegam a pesar até 20 quilos. O fruto é muito parecido com o açaí.

a Bacaba, que possui árvores e a estrutura dos cachos diferentes do açaí, não pertence à mesma espécie. "A bacaba é da espécie Oenocarpus bacaba, que também é uma palmeira nativa da Amazônia, sua semelhança com o açaí branco está apenas na polpa, quando batida sai em tom branco-amarelado".

Já pela etimologia da palavra açaí é que começa a história, pois encontra-se no vocabulário tupi “ïwasa'i”, que significa “fruto que chora”, ou fruto que expele água.

A vantagem da Bacaba, em relação a outros alimentos ricos em calorias, é o seu alto teor de ácidos graxos (a gordura boa), que ajudam na produção do colesterol bom e reduz o ruim, e grande concentração de fibras alimentares, que regulam o funcionamento do intestino.

Suas folhas e fibras servem para revestimento de casas e artesanato. A madeira é utilizada em construção civil e fabricação de arcos e flechas e os frutos fornecem vinho (como o açaí), consumido com farinha de mandioca e açúcar.

Na maior parte da região de Minas Gerais o período inicia em outubro e se estende até março. Porém o pico da safra ocorre nos meses de meados de novembro a meados de janeiro.

A polpa de bacaba liofilizada apresentou uma alta concentração de fibras (50,5 ± 0,1 g/100 g) e lipídeos (33,1 ± 0,2 g/100 g), com menores teores de cinzas (4,3 ± 0,3 g/100 g) e proteínas (7,4 ± 0,1 g/100 g), podendo ser considerado um alimento com elevado teor de fibras.

De caroço pequeno, redonda e com massa branca amarelada, a bacaba é um fruto semelhante ao açaí e tem a casca roxa escura. Além de ser tomada sozinha, ou acompanhada da farinha d´água ou de tapioca, a bacaba também é utilizada em vários tipos de receitas.

As polpas de bacaba tratadas com conservante químico (sorbato de potássio e/ou metabissulfito de sódio), adicionadas ou não de sacarose foram o suficiente para garantir a conservação e a estabilidade física, química, colorimétrica e microbiológica durante os 4 meses de armazenamento a 25°C.

Continuar lendo