E à tarde ou de tarde?

Perguntado por: ebarreto5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

De tarde é locução adverbial de tempo usada em relação a dia não determinado. Ex.: De tarde costumo ler e escrever. À tarde é usada quando o dia é determinado. Ex.: Ontem à tarde conclui mais um livro.

De ou a? Na expressão à noite é usada a preposição a e na expressão de noite é usada a preposição de.

Falado é a mesma coisa, porém na escrita, o correto é “Ontem à tarde

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Por convenção, adotamos que a tarde é o período entre as 12h e as 18h, e a noite, entre as 18h e as 24h.

Qual a diferença entre am e pm?

AMPM
PeríodoInicia na meia-noite (0h) e termina às 11h59.Inicia ao meio-dia (12h) e termina às 23h59.
SignificadoAnte Meridiem, ou seja, antes do meio-dia.Post Meridiem, ou seja, depois do meio-dia
Variações na escritaAM; am; a.m; A.M.PM; pm; p.m; P.M.

1 hora - 2 horas - 3 horas - 4 horas - 5 horas… Exemplo: A reunião será às 8 horas. 1h - 2h - 3h - 4h - 5h - 6h - 7h - 8h…

Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.

Resposta: A noite. O sujeito não é precedido de preposição, portanto não pode haver o acento indicador de crase, que é a junção da preposição a com o artigo a ou as.

É sábado à noite. It was on a Saturday night.

A forma apresentada não é agramatical, portanto é perfeitamente aceitável e corrente dizer-se «uma (hora) da tarde (podendo também escrever-se «1h da tarde»).

Uma das formas mais eficientes para testar se uma frase exige ou não o uso da crase é substituir o substantivo feminino por um substantivo masculino. Se utilizando um substantivo masculino temos como resultado a contração “AO” (preposição + artigo), significa que a crase é necessária com o substantivo feminino.

A crase deve ser usada antes da indicação de um horário ou de horas marcadas: Não consigo te encontrar às 20h. Que tal começar a festa às 21h? Sairei de casa à meia-noite.

NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

É obrigatório o emprego da crase em locuções prepositivas como, por exemplo, “à saúde”.

Portanto, nesse caso, o “a” antes de padaria é com acento grave: Estou indo à padaria. Por quê? Porque há o “a” – exigido pelo verbo ir (ir a algum lugar) + outro “a” – que acompanha “padaria” – a padaria. Então a + a = à ( usamos só uma letra” a”, e a outra representamos pelo acento.