É a chamada terceira força da psicologia?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

3ª Grande Força em Psicologia: a Psicologia Humanista-Existencial. Como uma reação ao behaviorismo e à psicanálise, a partir da segunda metade dos anos 1950 (e ganhado maior desenvolvimento e destaque durante as duas décadas posteriores), surge a 3ª Força.

As 4 Forças da Psicologia

  • A PSICOLOGIA. ...
  • FORÇA: PSICANÁLISE. ...
  • FORÇA: BEHAVIORISMO OU PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL. ...
  • FORÇA: HUMANISTA. ...
  • FORÇA: TRANSPESSOAL.

Em 1962, Abraham Maslow publicou Toward a Psychology of Being , em que descreveu a psicologia humanista como a “terceira força” em psicologia. A primeira e segunda forças eram behaviorismo e a psicanálise, respectivamente.

Resumo da Psicologia Humanista
Os seres humanos têm livre arbítrio; nem todo comportamento é determinado. Todos os indivíduos são únicos e motivados para alcançar seu potencial. Uma compreensão adequada do comportamento humano só pode ser alcançada através do estudo de seres humanos – não de animais.

São as forças do ambiente que levam indivíduos diferentes a reagirem de forma diferente ao mesmo tipo de estimulo. A influência dessas forças sobre o indivíduo dependeria das próprias necessidades, atitudes, sentimentos e expectativas do mesmo.

A autora expõe que o desenvolvimento dessa vertente na América Latina ocorreu por meio de primeiras influências, influências mais centrais e por relações interinfluentes, entre três correntes: a Psicologia Social comunitária, ela mesma; a Psicologia da Libertação (Martín-Baró, 1998); e a Psicologia Social crítica (Lima ...

Trata-se da ciência que estuda os processos mentais através de três dimensões: cognitiva, afectiva e comportamental.

A Psicologia Transpessoal é considerada a quarta força em Psicologia. Foi oficializada em 1967 por Abraham Maslow, na American Psychological Association, na presença de Stanislav Grof, Victor Frankl, Anthony… More.

Essa ideia, uma das mais aceitas atualmente pela comunidade científica, indica a existência de apenas quatro "forças fundamentais": a força forte, a força fraca, o eletromagnetismo e a gravidade.

A abordagem humanista é considerada a terceira força da psicologia, sendo as duas primeiras a psicanálise e o behaviorismo. Ela enfatiza a natureza do ser humano criativo, o ser espontâneo, e busca ressaltar a qualidade especial efetiva e consciente das pessoas.

Curiosidade

  • Força Peso.
  • Força de Atrito.
  • Força Elástica.
  • Força Magnética.
  • Força Normal.
  • Área e Perímetro.
  • Força Centrípeta.
  • Força Gravitacional.

Por exemplo: força peso (depende do campo gravitacional da Terra), força elétrica, força magnética.

As forças são grandezas vetoriais e possuem módulo, direção e sentido. Existem diversos tipos de forças, como a força atrito, força peso e força resultante. A força é a parte da dinâmica responsável pelo estudo do movimento. Isso mesmo, a força está diretamente ligada ao movimento dos corpos.

Os psicólogos do desenvolvimento visam explicar como o pensamento, o sentimento e os comportamentos mudam ao longo da vida. Este campo examina a mudança em três dimensões principais: desenvolvimento físico, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento social e emocional .

A psicologia humanista tem origem nos principais pressupostos de Abraham Maslow, instituidor da pirâmide das necessidades. Foi na década de 1950 que Maslow se tornou um dos fundadores e impulsionadores da escola de pensamento da Psicologia Humanista.

A psicanálise é a área de investigação da mente humana. Sob os seus domínios estão diversos tipos de tratamentos de saúde clínica. A origem da psicanálise se dá no século XIX a partir dos estudos da psique humana pelo médico Sigmund Freud, em 1881, quando ainda trabalhava no Hospital Geral de Viena.

Na verdade, quando falamos de força interior falamos de um conjunto de competências que incluem o bom senso, a integridade, a paz interior, a determinação, o altruísmo, a inteligência emocional, o otimismo, a capacidade de relaxamento ou a resistência à frustração.

Behaviorismo: está voltado para o estudo do comportamento humano.