Devia vir ou vim?

Perguntado por: rgois . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?

O infinitivo impessoal vir deverá ser usado, principalmente, em locuções verbais (pode vir, quer vir, deve vir) e quando o verbo tiver regência de uma preposição (para vir, de vir, em vir).

O infinitivo é VIR, e é com ele que se formam as locuções verbais. O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”. Outra construção pouco agradável de se ouvir é a locução construída com os verbos IR e VIR, como em “ele vai vir”. Prefira usar o tempo futuro de vir: “ele VIRÁ”.

Conjugação do verbo: vir

  1. Presente. eu. venho. tu. vens. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. vinha. tu. vinhas. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. virei. tu. virás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. venha. que tu. venhas. que ele/ ela/ você ...
  5. Futuro. se eu. vier. se tu. vieres. ...
  6. Pessoal. eu. vir. tu. vires. ...
  7. eu. viria. tu. virias. ele/ ela/ você

A ideia do Vim é oferecer uma experiência de agilidade para desenvolvedores — oferecendo uma gama de comandos que podem ser dados sem a necessidade de afastar as mãos do centro do teclado.

Confusão entre vir e vier
Muitos falantes fazem confusão entre estas duas palavras, utilizando a forma verbal vir em vez da forma verbal vier para indicar o verbo vir. Errado: Quando ela vir trataremos de tudo. Certo: Quando ela vier trataremos de tudo. Errado: Fazemos os brigadeiros quando seu pai vir.

Pode vir frequentemente é locução usada em contextos em que há duas ou mais pessoas, sendo que uma autoriza a chegada, a movimentação de outro. Pela presença do verbo poder, notamos que há uma relação de autoridade, já que a vinda precisa ser autorizada, liberada por alguém.

Isso vai depender da intenção de quem fala ou escreve. Portanto, se você pretende usar o verbo “vir” na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, o certo é falar: “Eu vim”. Mas se o que você quer é usar esse verbo no infinitivo pessoal, o correto é escrever: “Por eu vir”.

Ver (infinitivo) é o verbo que significa olhar, observar, enxergar. Já vir significa deslocar-se, até um lugar, encaminhar-se. A confusão está no fato de que o futuro do subjuntivo de ver é vir, já que é um verbo irregular.

A forma correta da expressão referida é “que estão por vir". A expressão acima se refere a determinadas coisas que estão por acontecer, pertencentes a um momento futuro, que ainda não se iniciou. Por isso, o verbo deve estar no modo infinitivo, sem ser conjugado.

2) Ora, o futuro do subjuntivo do verbo ver se conjuga do seguinte modo: se eu vir, se tu vires, se ele vir, se nós virmos, se vós virdes, se eles virem. 3) Já o verbo vir, nesse mesmo tempo, apresenta as seguintes formas: se eu vier, se tu vieres, se ele vier, se nós viermos, se vós vierdes, se eles vierem.

Apenas deverá ser acentuada graficamente a forma no plural vêm. Está errada a escrita da palavra vém, com acento agudo.

A locução “vou ir” está correta e pode ser utilizada para indicar uma ação no futuro.

Assim, «vai vir» parece-me gramatical, porque não é uma expressão redundante.

Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”.

Futuro do Presente: virei, virás, virá, viremos, vireis, virão.

Para copiar e colar você vai usar o comando y , para copiar, e o p , para colar. Para facilitar a vida: Você pode usar yy para copiar uma linha inteira. Você pode entrar no modo visual ( v ), selecionar um texto e pressionar o y.