Devia ter sido ou deveria ter sido?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais. Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que.

Eu DEVIA dinheiro ao banco, mas já quitei a dívida. acontecido, não fosse um outro evento/motivo. Veja: Se eu tivesse estudado, eu ESTARIA mais tranquila.

A forma [deveria]pode ser [primeira pessoa singular do condicional de dever] ou [terceira pessoa singular do condicional de dever] .

Ser obrigado a pagar; possuir obrigações com: devia uma fortuna ao pai; continua devendo ao governo; quem deve teme. Sentir obrigação ou agradecimento por; estar sujeito a: devia várias obrigações à mãe; deve a bondade à mãe.

Ambas as formas existem, porém pertencem a tempos verbais diferentes. Na linguagem falada, é bastante comum as pessoas dizerem "podia" ao invés "poderia", até por ser uma palavra mais simples. O mesmo ocorre com “devia” e “deveria”.

Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo dever mas empregues em diferentes modos. Devesse é a primeira e terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do modo subjuntivo do verbo. Talvez você devesse recuar um pouco. Sinto como se lhe devesse um favor.

Então, passamos a usar “quem” até que encontramos em um jornal conceituado: O ministro da educação foi que disse que nada mudaria com a nova lei! Não deveria ser “quem disse”? Resolução do problema: Quando nos referimos a pessoas, podemos utilizar tanto o pronome relativo “que” quanto “quem”.

A forma [devia]pode ser [primeira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de dever] ou [terceira pessoa singular do pretérito imperfeito do indicativo de dever] .

Acontece que na linguagem falada, provavelmente por comodidade, costumamos dizer podia no lugar de poderia. No português de Portugal, aliás, este uso do imperfeito pelo futuro do pretérito é bastante comum. Vale o mesmo para devia/deveria.

O verbo ter é um verbo extremamente irregular. Quando conjugado, apresenta diversas alterações no radical e nas terminações. Apresenta vários radicais distintos: eu tenho, eu tinha, eu tive, eu terei. Também as formas no presente do indicativo tem (singular) e têm (plural) costumam causar dúvidas.

Acto que tem de se executar em virtude de ordem, preceito ou conveniência.

1 teria de, teria que, necessitaria, precisaria, careceria.

Sinônimo de devia
4 sinônimos de devia para 2 sentidos da palavra devia: Ter obrigação de: 1 precisava, necessitava, carecia.

Indicativo

  1. Presente. eudevo-o. tudeve-lo. eledeve-o. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eudevia-o. tudevia-lo. eledevia-o. ...
  3. Pretérito Perfeito. eudevi-o. tudeveste-o. eledeveu-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eudevera-o. tudevera-lo. eledevera-o. ...
  5. Futuro do Presente. eudevê-lo-ei. tudevê-lo-ás. eledevê-lo-á ...
  6. Futuro do Pretérito. eudevê-lo-ia. tudevê-lo-ias.

Cido ou sido: qual é a forma correta? Na dúvida sido ou cido, temos uma escrita errada e outra correta: sido, no caso, é o termo correto que deve ser usado como particípio do verbo ser. Já cido é um desvio linguístico, e não deve ser utilizado.

Use a nossa Inteligência Artificial
2 enjeitar, dispensar, desaceitar, declinar, repudiar, denegar, negacear, reclinar, recusar, refusar, rejeitar, renuir, repelir. Renunciar: 3 abdicar, abjurar, desertar, renegar, renunciar.

Podia: podia refere-se a uma ação ocorrida no passado, mas que até o momento da fala não foi concluída. Se trata de um pretérito imperfeito. Poderia: nesse caso nos referimos a uma ação que acontecerá no futuro, mas depende de algo do passado. Portanto, é o caso de futuro do pretérito.

Tanto podemos escrever em enviar-nos como em nos enviar. Com uma diferença: em enviar produz um em-en, ou seja, uma cacofonia – que se desfaz pela colocação do pronome entre a preposição e o verbo.

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento.

Continuar lendo Devia é um verbo?