Devia ter sido ou Cido?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Cido ou sido: qual é a forma correta? Na dúvida sido ou cido, temos uma escrita errada e outra correta: sido, no caso, é o termo correto que deve ser usado como particípio do verbo ser. Já cido é um desvio linguístico, e não deve ser utilizado.

Sido é o particípio do verbo ser. O particípio transmite uma noção de conclusão da ação verbal, indicando uma ação que já está finalizada. É utilizado maioritariamente na voz passiva, em tempos compostos e em locuções verbais: tem sido, tenho sido, tenha sido, tivesse sido, havia sido.

A forma correta de se escrever essa palavra é com “s”, sido. “Sido” consiste na conjugação do verbo “ser”, no particípio. Este é um verbo bastante irregular, sendo utilizado em vários contextos diferentes e para uma infinidade de funções.

Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

Como citado, tanto "tem" quanto "têm", são duas maneiras corretas de usar. O primeiro é aplicado no singular e o segundo, por sua vez, é usado no plural. O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem).

1 existido, vivido, estado, ficado, virado, tornado. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Acontecido: 2 acontecido, ocorrido, decorrido, sucedido, desenrolado, passado, dado, processado, transcorrido.

Não há de quê e não tem de quê são formas corteses de responder a um agradecimento, indicando que não há motivo para o agradecimento.

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

São nesses momentos que devemos...” Neste caso, o verbo ser forma, com a palavra que, uma locução expletiva ou realce, embora os elementos estejam separados: “Nesses momentos é que devemos...” . Obviamente, no registro formal, não podemos concordar o verbo ser com o adjunto adverbial de tempo “nesses momentos”.

A forma correta de escrita da palavra é estavam. A palavra estavão está errada.

Está é a forma conjugada do verbo estar na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

O uso do auxiliar ”ter” é mais popular e frequente; haver é mais erudito: – Os documentos tinham sido entregues. = Os documentos haviam sido entregues. – Eles já tinham cantado quando chegamos ao teatro. = Eles já haviam cantado quando chegamos ao teatro.

Significado de Sido
substantivo deverbal Particípio passado do verbo ser, maioritariamente usado em construções que estão na voz passiva: o governo tem sido péssimo na gestão de recursos (voz passiva); grandes esforços têm sido feitos pelo governo para reduzir os impostos (voz passiva).

Tem, sem acento, é usado quando o sujeito é singular (apenas um): ele tem. Têm, com acento circunflexo, é usado quando o sujeito é plural (mais do que um): eles têm. O aluno tem prova amanhã. Os alunos têm prova amanhã.

Para ficar menos complicado, alguns adotam os significados aproximados das expressões “tenho que” e “tenho de”. Veja: Ter de – expressa uma idéia de obrigatoriedade, de necessidade, de dever. Ter que – expressa uma idéia de “algo para”, “coisas para”.