Devia ter falo ou falado?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Calma, não se desespere. Eu vou explicar: o particípio de falar é FALADO. Não é FALO. A frase correta é, portanto, EU TINHA FALADO.

O correto é eu tinha falado. Isso porque o verbo falar no particípio.

Tinha dito é particípio passado.

Portanto, é correto é dizer sou eu que vou.

1. Diz-se daquilo que é dito ou expressado através de palavras, oralmente; 2.

1 dito, mencionado, referido, citado, comunicado, expresso, declarado, proferido, enunciado, aludido. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. De que ou quem se fala muito: 2 famoso, conhecido, afamado, prestigiado, popular, badalado, célebre, notável.

O particípio passado do verbo falar é “falado”: eu tinha falado, eu havia falado. Queria acrescentar que, na frase que apresenta, se deve empregar o verbo dizer, e não o verbo falar: “Eu tinha dito que você não comesse o bolo.”

O verbo falar rege várias preposições: sobre («falou sobre...»), de («falou de...»), a («falou a...»), com («falei com...»), em («falou em...»), para («falou para...»), e por («Ele falou por ti.»).

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Significado de Falando
Falando vem do verbo falar. O mesmo que: comunicando, conversando, discursando, exprimindo, criticando, dizendo, revelando.

De acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa, não há diferença entre havia ou tinha. Ambos os termos estão corretos e podem ser utilizados, pois possuem o mesmo significado. É bastante comum usar o verbo ter no lugar de haver, e essa substituição não atrapalha o entendimento da frase.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: – Ele já tinha pagado a conta. Pago é usado com os verbos auxiliares ser e estar: – O valor é pago mensalmente.

Tinha chego ou tinha chegado atrasado? Chego é forma inepta do particípio de chegar, que só tem forma plena (chegado), e não a forma contrata (como aceito, de aceitar). Portanto, o correto é: Tinha chegado atrasado.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

Antes de respondermos a essa questão, lembre-se de que a conjugação do primeiro verbo é “fui eu”. Não existe a forma “foi eu”, pois o verbo tem que necessariamente concordar com o sujeito (no caso, “eu”).

Continuar lendo Devia é um verbo?