Devia é um verbo?

Perguntado por: emorgado . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Devia e deveria são formas conjugadas do verbo dever na 1. ª e na 3. ª pessoa do singular. Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais.

Ex: Eu devia ter ido àquela festa; Ex: Eu deveria ter ido àquela festa.

Conjugação do verbo: dever

  1. Presente. eu. devo. tu. deves. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. devia. tu. devias. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. deverei. tu. deverás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. deva. que tu. devas. que ele/ ela/ você ...
  5. Futuro. se eu. dever. se tu. deveres. ...
  6. Pessoal. eu. dever. tu. deveres. ...
  7. eu. deveria. tu. deverias. ele/ ela/ você

A palavra havia corresponde à 3ª pessoa do singular (ele havia), enquanto haviam está na 3ª pessoa do plural (eles haviam). O verbo haver pode ser empregado em dois casos: No sentido de “ter” No sentido de “existir”, “ocorrer”, “acontecer”.

As locuções verbais, que possuem o verbo fazer com o mesmo sentido de tempo transcorrido, também seguirão a mesma regra na concordância dos verbos auxiliares, ou seja, não devem variar. Veja: Já devia fazer dez anos que não via o mar.

verbo transitivo direto e bitransitivo Sentir obrigação ou agradecimento por; estar sujeito a: devia várias obrigações à mãe; deve a bondade à mãe.

1 teria de, teria que, necessitaria, precisaria, careceria.

1 precisava, necessitava, carecia.

Em algumas ocasiões, os dois tempos verbais podem expressar a mesma ideia. Isso acontece quando uma ação que seria consequente de outra que acabou por não acontecer, ou seja, uma condição ou um desejo. Ex: Eu devia ter ido àquela festa; Ex: Eu deveria ter ido àquela festa.

Verbo Impessoal.. Comumente utilizado no sentido de existir. O mesmo que haver.

Poderia vem do verbo poder. O mesmo que: conseguiria, lograria, suportaria, aguentaria, toleraria, exporia.

O verbo é a palavra responsável por exprimir ação, estado e fenômenos em relação a determinado tempo. Verbo é a palavra que exprime um fato, localizando-o no tempo. Geralmente exprime ideia de ação, estado ou fenômeno.

A letra "e" não é verbo, mas a expressão "é" é, sim, um verbo. "É" corresponde a conjugação na terceira pessoa do singular do verbo ser, sendo, provavelmente, o verbo mais comum e recorrente em nossa língua portuguesa.

1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.

A forma correta de se escrever essa palavra é com “s”, sido. “Sido” consiste na conjugação do verbo “ser”, no particípio. Este é um verbo bastante irregular, sendo utilizado em vários contextos diferentes e para uma infinidade de funções.

O futuro do pretérito é um tempo verbal conjugado no modo indicativo. Sua formação pode ser simples e composta. Ele expressa incerteza, surpresa e indignação, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado.

A língua portuguesa tem a peculiaridade de poder (e às vezes dever) flexionar o infinitivo, que passa a ser chamado de infinitivo pessoal. Esse infinitivo pessoal, que apresenta um fato ou uma ação de modo geral, está usualmente ligado a uma preposição – para ir, vontade de sair, interesse em ficar.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Fazer é a forma do verbo no infinitivo impessoal, também chamado de infinitivo não flexionado. Exemplo: Eles vieram fazer este trabalho. Fazerem indica a 3. ª pessoa do plural do infinitivo pessoal, também chamado de infinitivo flexionado.

Os substantivos indicam alguma coisa. Os adjetivos indicam como é essa coisa. Os verbos indicam o que essa coisa faz.

Sou vem do verbo ser. O mesmo que: existo, aconteço, vivo, faço, relaciono, significo, represento, estou.

Continuar lendo Devia existe?