Devem ser ou devam ser?

Perguntado por: ecordoba . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

Damos o nome de locução verbal à sequência de dois ou mais verbos, usada para referir a um mesmo sujeito. Apenas o primeiro verbo faz a concordância com o sujeito. O segundo verbo não sofre flexão. Sendo assim, o correto é devem ser.

Quanto à frase (d), é preferível empregar-se deverá. Temos, assim, for (futuro) – será (futuro). Mas não é erro empregar-se deve. Em certos contextos, é mesmo preferível pelo seguinte: como deve é tempo presente, o significado apresenta mais firmeza do que em deverá, que é tempo futuro.

Exemplos com devem ser

  1. Os erros devem ser corrigidos pelo próprio aluno.
  2. Estes alimentos devem ser mantidos devidamente embalados.
  3. As mensalidades devem ser pagas até dia oito de cada mês.
  4. As reclamações das crianças também devem ser ouvidas.

Por isso o adequado é o seguinte: – Devem-se mudar as regras. O verbo dever fica no plural, mesmo que o elemento agente, aquele que deve mudar as regras, seja singular.

Acto que tem de se executar em virtude de ordem, preceito ou conveniência.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Devia e deveria são formas conjugadas do verbo dever na 1. ª e na 3.

1 têm de, têm que, precisam, necessitam, carecem. Têm dívidas: 2 têm dívidas, estão em débito, estão em défice.

8 sinônimos de deve ser para 2 sentidos da expressão deve ser: Indica possibilidade: 1 pode ser, é possível ser, há a possibilidade de ser, talvez seja, é capaz de ser, é provável ser, de repente é.

1 tem de, tem que, precisa, necessita, carece. Exemplo: Você deve visitar seus avós todas as semanas.

Apenas o primeiro verbo faz a concordância com o sujeito. O segundo verbo não sofre flexão. Sendo assim, o correto é devem ser.

Ambas as frases estão correctas.

Prefira, então, CONDICIONADORES DE AR. Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa.

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração.

Nas locuções verbais com o mesmo sentido, o verbo fazer transfere sua impessoalidade para o verbo principal, como neste exemplo: "já deve fazer duas horas que a reunião acabou". "Já devem fazer duas horas" é construção errada se considerada a normal culta padrão.

Isso significa que deve ficar sempre na 3ª pessoa do singular. Quando o verbo fazer indica tempo ou fenômeno da natureza, ele também é impessoal. Ou seja, mesmo a frase estando no plural, ele deve permanecer na 3ª pessoa do singular. Já no verbo ser, a regra é facultativa – você pode escolher.

Frase correta: Devia haver mais iniciativas como esta!

Conjugação do verbo: beneficiar

  1. Presente. eu. beneficio. tu. beneficias. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. beneficiava. tu. beneficiavas. ...
  3. Futuro. eu. beneficiarei. tu. beneficiarás. ...
  4. Presente. que eu. beneficie. que tu. beneficies. ...
  5. Futuro. se eu. beneficiar. se tu. beneficiares. ...
  6. Pessoal. eu. beneficiar. tu. beneficiares. ...
  7. eu. beneficiaria. tu. beneficiarias.

O infinitivo é usado na sua forma flexionada quando há um sujeito claramente definido, quando se pretende definir o sujeito através da desinência verbal e quando o sujeito da segunda oração é diferente do da primeira. Exemplos de uso do infinitivo pessoal: Por ele vir atrasado, decidimos ir sem ele.