Deve ser ou deve estar?

Perguntado por: hperes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Você deve fazer a pergunta: essa característica pode mudar em 5 minutos? Se a resposta for sim você vai utilizar o verbo estar, se a resposta for não você vai utilizar o verbo ser. Portanto, naquele exemplo: "Ele está morto", mas 5 minutos antes ele podia estar vivo, por isso usamos o verbo "estar".

Devem ser: locução verbal

  1. devem ser;
  2. deve ser;
  3. deveria ser;
  4. deverá ser;
  5. deverão ser;
  6. devessem ser;

Veja: Ter de – expressa uma idéia de obrigatoriedade, de necessidade, de dever. Ter que – expressa uma idéia de “algo para”, “coisas para”. Importante: Para evitar a repetição de “quês” na redação, analise o que pode ser trocado por “de” ou pelo (a) qual, a (o) qual.

dever (verbo) -

Verbo dever - Tem obrigação de: 1 tem de, tem que, precisa, necessita, carece.

A forma devoé [primeira pessoa singular do presente do indicativo de dever] .

Sentir obrigação ou agradecimento por; estar sujeito a: devia várias obrigações à mãe; deve a bondade à mãe.

Temos os termos “deve”, “é conveniente que”, “pode”. deve significa requisito, ou seja, é mandatório. é conveniente que significa uma recomendação, mas não é obrigatório. pode significa permissão, possibilidade ou capacidade.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

A forma devepode ser [segunda pessoa singular do imperativo de dever] , [terceira pessoa singular do presente do indicativo de dever] ou [nome masculino] .

Damos o nome de locução verbal à sequência de dois ou mais verbos, usada para referir a um mesmo sujeito. Apenas o primeiro verbo faz a concordância com o sujeito. O segundo verbo não sofre flexão. Sendo assim, o correto é devem ser.

Rigorosamente o verbo deve concordar com o numerador: “Um quinto FOI ENTREGUE ao rei”; “Três quintos FORAM ENTREGUES ao rei”.

Já o termo “serem” é o verbo “ser” conjugado na terceira pessoa do plural do infinitivo, sendo usado quando há um sujeito definido, quando se pretende definir o sujeito por meio de uma flexão verbal e quando o sujeito da segunda oração não for igual o sujeito da oração anterior.

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

O verbo “ser” é um verbo anômalo, variando bastante em suas formas conjugadas. O verbo “ser” é um dos verbos mais usados na língua portuguesa, mas que apresenta uma conjugação fora do padrão regular. Ele expressa um estado permanente, sendo um dos principais verbos de ligação e auxiliares no idioma.

Ter de exprime uma obrigação, uma necessidade ou um desejo, e é sinónimo de “dever, precisar, querer”. – Tenho de fazer este trabalho. Ter que equivale a dizer “ter algo para”. Usa-se quando o que é um pronome relativo e pode ser antecedido por um indefinido, como em ter muitas coisas que contar; ter muito que comer.

garantir

garantetu
garantaele, ela, você
garantamosnós
garantivós
garantameles, elas, vocês