Deve ser o passo inicial na organização de um evento?

Perguntado por: asales . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

O planejamento é a primeira etapa para organizar qualquer evento, festa ou encontro. Nesse passo você vai se programar para todos os possíveis imprevistos que podem surgir. Então, é importante que haja reuniões regulares com a sua equipe de organização e de apoio.

As estruturas para eventos possibilitam a configuração dos espaços de acordo com as necessidades de cada produção. Assim, tornam o ambiente mais confortável e funcional para o público, contribuindo para que a experiência seja positiva.

Continue a leitura para conhecer os principais 5 formatos de eventos corporativos e avalie qual é o melhor para sua empresa neste momento!

  • Cursos e workshops. ...
  • Grandes eventos anuais. ...
  • Eventos de relacionamento. ...
  • Eventos recorrentes. ...
  • Seminários e conferências.

Escolher a melhor data e local. Organizar as estratégias de venda e marketing. Definir orçamento.

Mesas e cadeiras, sonorização e iluminação, decoração, e itens de segurança, como extintores. Já o material de apoio é bastante variável, dependendo do tipo de evento, mas pode incluir cestos de lixo, rádios de comunicação e lista de convidados, por exemplo.

Definir as metas e os objetivos
O primeiro passo é entender a diferença entre meta e objetivo. As metas são aquelas conquistas alcançadas no curto prazo. Elas têm o papel de servir como um passo a passo para que os objetivos sejam atingidos.

As 7 etapas de um plano de marketing

  • Análise de mercado. Primeiro, conheça o seu mercado. ...
  • Persona. A persona do seu negócio é a representação do seu cliente ideal. ...
  • Objetivos de marketing. ...
  • Jornada de compra. ...
  • Mix de marketing. ...
  • Plano de ação. ...
  • Controle de orçamento e de resultados.

5 principais etapas do Planejamento Estratégico e sua implementação

  1. 1 – Missão, Visão e Valores. ...
  2. 2 – Análise dos ambientes interno e externo. ...
  3. 3 – Definição de metas e objetivos. ...
  4. 4 – Definição do plano de ação. ...
  5. 5 – Mensuração e acompanhamento de resultados.

Aprenda como fazer uma reunião produtiva em 5 passos

  1. O assunto deve ser previamente definido. Ter um assunto bem definido significa trazer foco para a discussão. ...
  2. A equipe deve estar preparada. ...
  3. O tempo da reunião deve ser estabelecido. ...
  4. Escolha bem os participantes. ...
  5. Fique longe de muitos detalhes.

Ter um planejamento estratégico de eventos é o mesmo que traçar um roteiro detalhado de tudo o que precisa ser feito, destacando como as atividades serão realizadas e, principalmente, por que e por quem serão realizadas. Para começar, você precisa conhecer as atividades essenciais no seu cronograma.

Evento é um acontecimento relevante que reúne várias pessoas e que tem um objetivo específico. Envolve ações ligadas a comemorações, festividades, divulgações, troca de informações e integração de pessoas com interesses e objetivos em comum.

Um cerimonialista é um profissional especializado em planejar e coordenar eventos, como casamentos, formaturas, inaugurações, entre outros. Seu trabalho envolve desde a elaboração do cronograma do evento até a organização da execução do mesmo.

Sobre o curso de TÉCNICO EM EVENTOS
O técnico em Eventos é um curso que tem o objetivo principal capacitar o profissional para planejar, desenvolver e organizar eventos e projetos socioculturais ou de lazer ligados a artes, ciências ou esportes.

Os 6 principais tipos de eventos

  • casamentos;
  • noivados;
  • aniversários;
  • happy hours;
  • churrascos;
  • formaturas.

Confira o que acontece em cada uma das etapas do planejamento estratégico:

  • Avaliação de Ambiente.
  • Elaboração da Estratégia.
  • Desenvolvimento do Plano de Execução.
  • Envolvimento das Pessoas.

Dentro do planejamento estratégico devem estar presentes os planos de cada setor, como o do financeiro. Com ele, é possível saber a situação econômica da sua empresa, como ela vai estar nos próximos meses, etc e, a partir disso, definir orçamentos para ações de vendas e de marketing.

Pré-evento
Agrupar informações e detalhá-las ajuda a entender melhor o que deve ser feito em cada etapa, quantos recursos destinar a cada uma e se tudo está ocorrendo conforme o planejado.

Inicialmente, procure definir:

  1. Qual será a temática do evento.
  2. Onde e quando ele deve ser realizado.
  3. Qual será a duração (algumas horas ou vários dias)
  4. Qual é o número esperado de participantes.
  5. Quais itens de estrutura e logística serão necessários.
  6. Quais objetivos se deseja alcançar com a realização do evento.

A justificativa enfatiza a popularidade daquele tipo de evento na cidade ou região, entre outros fatores determinantes da escolha. Deve conter dados sobre a sinergia do evento com o patrocinador em termos de público, local, mix de marketing e período de realização.

7 etapas do Planejamento Estratégico

  1. 1 – Defina a identidade organizacional. ...
  2. 2 – Conheça o seu público-alvo. ...
  3. 3 – Analise os ambientes internos e externos. ...
  4. 4 – Estabeleça metas e objetivos. ...
  5. 5 – Defina as estratégias. ...
  6. 6 – Elabore planos Plano de Ação. ...
  7. 7 – Monitore e avalie os resultados.

Confira a seguir 6 etapas para desenvolver seu planejamento estratégico:

  1. Definição das diretrizes estratégicas – propósito, visão, missão e valores. ...
  2. Análise dos ambientes externo e interno. ...
  3. Construção do mapa estratégico. ...
  4. Estabelecer os marcos da estratégia. ...
  5. Colocar a estratégia em prática. ...
  6. Acompanhamento de indicadores.