Deve ser desligar o motor com o veículo?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Se você ainda tinha esta dúvida, nós confirmamos a resposta correta: sempre que puder, prefira desligar o motor do seu automóvel. Sempre que o motor estiver funcionando, ele consumirá combustível, seja álcool, gasolina ou diesel.

Em veículos com transmissão manual, o start-stop entra em funcionamento quando o carro estiver parado (como em um semáforo, por exemplo), o motor em baixa rotação, o pedal da embreagem solto e nenhuma marcha engatada. Para ligar, basta pressionar a embreagem e engatar a transmissão, no momento da partida.

Não se deve acelerar o carro antes de desliga-lo
Não se acelera o motor quando se desliga o carro e muito menos quando o ligamos na manhã seguinte. Acelerar antes de desligá-lo resulta no acúmulo de certa quantidade de combustível, dentro do cilindro, que não é queimada e vai escorrer para o cárter e contaminar o óleo.

Quando você não troca o óleo na frequência certa
Uma das situações que faz com que a borra apareça no motor é não trocar o óleo na frequência adequada recomendada pela montadora (pode ser a cada 5 mil quilômetros ou a cada 10 mil quilômetros, por exemplo).

Não. O sistema elétrico de um automóvel já vem dimensionado de fábrica para permitir que vários itens que consomem energia (motor de partida, bomba de combustível, gerenciamento de motor) sejam acionados simultaneamente durante a partida sem comprometimento funcional de nenhum deles.

Não desligue o motor em alta rotação
Desligar o motor em altas rotações pode prejudicar o compressor ao ocasionar a falta de lubrificação. Porém, há algumas marcas de maquinários que podem ser programados pelo operador para realizar o aquecimento e parada do motor de forma automática e programada.

Pise na embreagem e coloque a marcha no ponto morto. Desvire a chave para desligar o motor. Engrene a 1ª marcha (pisando na embreagem) e puxe o freio de mão.

Não precisa ligar o motor
"Veículos com a manutenção em dia podem ficar 15 dias parados sem qualquer risco de problemas", destaca Camilo Adas, presidente da SAE Brasil. O engenheiro observa, porém, que modelos cuja bateria já está no final de sua vida útil podem ficar sem energia durante esse período.

A embreagem, que se situa entre o volante do motor e a caixa de cambio, permite desligar a energia motriz da parte da parte restante da transmissão para libertar esta do torque quando as mudanças são engrenadas ou mudadas.

Cuidados com a embreagem
Evite movimentos bruscos para acionar ou soltar a embreagem; Não segure a embreagem parado no semáforo, isso causa o desgaste precoce dos discos. Espere o sinal abrir; Não “queime” a embreagem, isto é, não acelere e fique com a embreagem acionada por muito tempo.

Então pisar no pedal do acelerador com o carro desligado não faz absolutamente nada no seu carro "moderno". Já no carro antigo, carburado, pisar no acelerador vezes demais podia afogar o motor, ou seja, mandar tanto combustível para dentro que ele não consegue entrar em funcionamento durante uns minutos.

Hoje os carros têm sistema de injeção, mas antigamente os motores tinham carburadores. Devido a isso, ao dar partida no carro, o motor precisava ser aquecido por alguns minutos, pois esse sistema funcionava com um cabo que precisava ser "esticado" para garantir o bom comportamento.

Mas é preciso fazer a lavagem com o motor frio”, explica Fernando. “Algumas áreas que é preciso proteger são as velas, componentes elétricos, chicotem, módulo e assim vai. Plásticos ou panos de microfibra são usados para fazer a vedação e não deixar água passar”.

Você já sabe que a principal função do óleo no motor é lubrificar as peças, reduzindo o atrito. Mas, além disso, ele serve para refrigerar, vedar e limpar o motor. Para realizar a função de manter o motor limpo, ele carrega as sujeiras internas criadas pela queima do combustível — por isso ele escurece.